Você provavelmente sabe da importância de ter as páginas do seu site bem ranqueadas no Google para ser encontrado pelos consumidores. O que define a ordem em que os links aparecem em um resultado de busca é determinado por um conjunto de fatores, que envolvem relevância do conteúdo, fluxo de visitas à página, critérios de navegabilidade, entre outros. Por isso, a aplicação de técnicas de SEO (Search Engine Otimization) são fundamentais em qualquer e-commerce.
No entanto, muitas vezes, o foco desse trabalho se volta apenas para as páginas de produtos e promoções. Um passo além pode ser dado com a criação de conteúdos estratégicos que levem o consumidor à sua plataforma. Entre os conteúdos criados, eu recomendo fortemente a inclusão de textos que tirem as principais dúvidas relacionadas aos meios de pagamentos na sua plataforma.
Parece um tema muito específico? Pois saiba que o aceite ou não de uma modalidade de pagamento ou de uma determinada bandeira pode ser o critério de escolha pela loja à qual o cliente dará preferência.
Inclusive, há compras que se iniciam a partir da pesquisa de meios de pagamentos. A busca “Quais lojas aceitam pagar com 2 cartões?” no Google apresenta mais de 95,2 milhões de resultados e lista, nos primeiros lugares, links das maiores varejistas do Brasil que deixam claro que aceitam essa forma de pagamento.
Por onde começar?
Esse exemplo mostra que as pesquisas feitas no Google são uma fonte valiosa para entender as necessidades do público. Para quem produz conteúdo, esse é o melhor ponto de partida. Verifique quais são as principais perguntas sobre cartões de crédito, parcelamento, política de juros, pagamento com dois cartões, bandeiras aceitas e produza bons textos esclarecendo esses pontos em relação ao seu e-commerce.
Também vale notar quais são os erros ou dificuldades que ocorrem com mais frequência na sua página de check out ou que chegam ao serviço de atendimento ao cliente. A pergunta “porque meu cartão não passa”, por exemplo, é uma das mais populares no buscador. Todos esses pontos podem virar conteúdos que, com o uso adequado de técnicas de SEO, ajudarão a melhorar o ranqueamento do seu comércio eletrônico pelo Google.
Além disso, com um bom mecanismo interno de busca na sua plataforma, você facilita a vida do cliente ao disponibilizar essas informações e ainda reduz o volume de chamados abertos no serviço de atendimento. Esses textos podem entrar no seu site como post de blog ou como páginas de respostas para FAQ (Frequently Asked Questions).
Olhar estratégico
Lembre-se que essas páginas precisam ser criadas com um olhar estratégico, usando linguagem adequada para o seu público, respeitando o uso de títulos, número adequado de palavras, presença de links e outros recursos que ajudam a pontuar melhor no Google.
Além disso, vídeos, ilustrações, legendas e fotos com boa definição ajudam seu cliente a compreender ainda melhor o que você está tentando comunicar. Com o crescimento das compras online, consumidores entrantes ainda se confundem para preencher as informações do cartão e nem sempre estão habituados com as siglas envolvidas. Então responder a perguntas como “O que é o CVV do cartão?” pode ajudar no acolhimento desses novos clientes.
Também é importante que cada texto conte com links para outros conteúdos similares, garantindo a solução completa da dúvida. Não se esqueça, também, de inserir links para ofertas relacionadas, potencializando a realização de negócios.
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