Entre os diversos benefícios de utilizar APIs de pagamento no e-commerce, dois dos que mais se destacam são a redução de custos e a otimização do processo de recebimentos de valores.
Isso acontece porque as APIs são conjuntos de instruções de programação que, uma vez integradas à plataforma de vendas, promovem a comunicação entre dois pontos distintos – no caso, entre o comércio eletrônico e a ferramenta de pagamento utilizada pela empresa.
Uma das funções dessa solução é possibilitar que os gestores ampliem o leque de meios de pagamentos oferecidos aos clientes da loja virtual, de forma mais prática e otimizada. Quanto a isso, é bem importante destacarmos um dado apresentado no Relatório de Tendências 2022, da Zoop.
De acordo com o apontado no estudo, 80% dos consumidores que não encontraram o meio de pagamento que queriam deixaram de concluir um pedido. Esse percentual deixa bem claro quanto em volume de venda e faturamento uma empresa pode perder por não trabalhar com as opções de pagamento preferidas dos seus clientes, concorda?
E no que se refere à redução de custos, as APIs de pagamento são vantajosas para o e-commerce, pois dispensam a necessidade de o negócio arcar com os custos de desenvolvimento da aplicação.
As Fintechs as a Service, que são quem geralmente oferecem esse tipo de solução, disponibilizam sua tecnologia para serem utilizadas por negócios dos mais variados segmentos. Isso quer dizer que toda a parte de criação, desenvolvimento, teste e regulamentação das aplicações são de responsabilidade dessas startups, cabendo ao comércio eletrônico apenas fazer a implementação em sua plataforma.
Mas para que você entenda, de forma completa, quais são os benefícios do uso de APIs de pagamento em um e-commerce, é bastante válido conhecer primeiro o que contempla essa solução, como ela funciona, quais outras opções existem e tudo mais o que estiver relacionado a essa ferramenta.
Para isso, basta continuar a leitura deste artigo para conferir tudo sobre as APIs de pagamento.
O que são APIs?
Para começarmos, vamos definir o que significa API. API é a sigla utilizada para representar o termo em inglês Application Programing Interface, que na tradução para o português significa Interface de Programação de Aplicativo.
Trata-se de conjuntos de padrões e instruções de programação que viabilizam a comunicação entre duas ou mais aplicações distintas. Com isso, elas permitem que informações de uma interface sejam transmitidas para a outra, ainda que essas plataformas não tenham a mesma origem.
Uma forma de entender de uma maneira mais simples o que são APIs é pensar nessas soluções como caixas que guardam uma série de orientações em linguagem de computação.
Com isso em mente, vamos supor que a sua empresa precise de uma solução voltada para aprimoramento dos meios de pagamento (as APIs de pagamento). Porém, não dispõe da tecnologia para resolver essa questão, especialmente porque é pouco provável que esse seja o seu core business.
Dessa forma, deve buscar alguém que entregue essas soluções que, no caso, costumam ser as Fintechs as a Service, como já mencionamos.
Basicamente, você irá adquirir essa “caixa”, com a solução já pronta, e apenas implementá-la no sistema que já utiliza.
Aqui, vale destacar que, de modo geral, é possível contratar apenas a API que seja interessante para o seu negócio. Ou seja, elas são modulares e, comumente, podem ser adquiridas somente as que oferecerem solução para um determinado problema, ou que visem a aprimorar um ponto específico.
A importância da APIs para o crescimento dos negócios
Apenas para que tenha uma ideia do quanto uma Application Programing Interface é benéfica para os negócios, uma pesquisa realizada pela Sensedia, em parceria com a PwC, apontou quais eram os principais motivos que estavam levando as companhias a adotarem essa ferramenta.
Entre as razões mais relevantes estavam:
- 57% das empresas de grande porte e 45% das de médio porte afirmaram que as APIs ajudam a fomentar a inovação;
- 57% das empresas de grande porte e 80% das de médio porte disseram que ajudam a elevar a oferta de valor dos produtos e/ou serviços comercializados;
- 77%, considerando ambos os portes, afirmaram que contribuem para promover uma integração maior entre os clientes e os parceiros da marca;
- 60%, considerando ambos os portes, disseram que ajudaram a dar origem a um novo ecossistema e a aumentarem o número de parceiros integrados à companhia;
- 29% das empresas de grande porte e 40% das de médio porte confirmaram que são uma forma de gerar uma nova fonte de receita.
O que são APIs de pagamento e como funcionam?
Com relação às APIs de pagamento, especificamente, é possível dizer que se tratam de instruções e padrões de programação voltadas para solucionar questões relacionadas aos meios de pagamento utilizados e oferecidos por um negócio.
Trazendo isso para o conceito de e-commerce, significa o uso de uma, ou mais, Application Programing Interface para integrar serviços de pagamento à plataforma de vendas.
No caso, estamos falando sobre soluções voltadas para:
- automatização do processo de recebimento de valores dos clientes;
- aprimoramento da gestão financeira;
- acréscimo de novos meios de pagamento, entre outras possibilidades relacionadas.
Quais os benefícios das APIs de pagamento para os e-commerces?
Com base em tudo o que foi dito até aqui, é possível entender que uma das principais propostas do uso de APIs de pagamento no e-commerce é melhorar as questões relacionadas a esse serviço, tanto para os clientes quanto para os gestores.
Pensando dessa forma, os benefícios que podemos destacar quanto à utilização dessas aplicações são:
- atender às necessidades e preferências dos clientes;
- otimizar processos internos;
- diminuir o número de erros;
- reduzir gastos operacionais;
- ampliar a oferta de meios de pagamento para os clientes.
Atender às necessidades e preferências dos clientes
Lembra que falamos que 80% dos potenciais compradores desistem do pedido se não encontrarem o meio de pagamento que pretendiam usar? Pois bem, as APIs de pagamento são uma maneira de resolver esse problema, visto que facilitam a inclusão de novas soluções de recebimento.
Ao fazer isso, é possível também agregar valor à plataforma de vendas, seja ela um site e/ou aplicativo. O motivo desse resultado tão satisfatório é que os clientes encontrarão os métodos de pagamento que preferem usar e, com isso, a tendência é que se sintam mais “confortáveis” com o comércio eletrônico no qual estão comprando.
Isso, por sua vez, também pode aumentar a sensação de segurança que têm ao fazer compras online, considerando que a loja virtual trabalha com o meio de pagamento em que o cliente confia e já está acostumado a usar.
Ou seja, além de ajudar a atender às necessidades e preferências dos consumidores, as APIs de pagamento podem contribuir para que nenhuma venda seja perdida, elevando o faturamento do comércio eletrônico, além de fomentar para que esses consumidores comprem novamente, aumentando a taxa de fidelização por consequência.
Otimizar processos internos
Considerando que por meio do uso de uma Interface de Programação de Aplicativo é possível automatizar tarefas, os processos internos voltados para o recebimento de valores também podem ser otimizados.
Sobre isso considere, por exemplo, a integração dos meios de pagamento oferecidos pelo e-commerce à plataforma de gestão financeira utilizada. Isso quer dizer que se torna possível que todos os valores de vendas sejam lançados automaticamente no sistema de gerenciamento.
Como você já deve estar imaginando, essa integração, além de tornar esse processo muito mais rápido e prático, reduz as falhas e contribui para um acompanhamento financeiro muito mais pontual, já que essa análise poderá ser feita em tempo real, se assim preferir.
Diminuir o número de erros
E como reflexo da automatização de tarefas, há a diminuição de falhas e erros, que comumente podem acontecer quando as atividades são realizadas manualmente.
Quanto a isso, é preciso considerar também que esses desacertos tendem a gerar retrabalho e perda de tempo. Além disso, a depender do ocorrido, podem resultar em perdas financeiras, muitas até graves, bem como comprometer o relacionamento com o cliente e até a imagem da marca.
Reduzir gastos operacionais
O ponto que acabamos de citar também ajuda a reduzir gastos operacionais, visto que quanto menos erros são cometidos nos processos, menores serão os custos provenientes do retrabalho e do pagamento de mão de obra para os devidos ajustes.
Somado a isso, tem uma questão que dissemos logo no início deste artigo, que é o fato de o e-commerce não precisar se preocupar com o desenvolvimento das soluções, o que, consequentemente, não gerará gastos financeiros com isso.
Apenas relembrando, as Fintechs as a Service entregam as APIs de pagamento praticamente prontas para uso, restando ao comércio eletrônico apenas fazer a implementação em sua plataforma, e alguns ajustes finos que julgar necessário, tais como tarifas e taxas a serem cobradas em cada transação.
Isso quer dizer que não é preciso montar um time próprio para criar a solução, ou terceirizar essa equipe, já que todo o processo é feito pela fintech que está oferecendo a ferramenta.
Ampliar a oferta de meios de pagamento para os clientes
E, como não poderia faltar, um dos benefícios de usar APIs de pagamento em um e-commerce é a possibilidade de ampliar a oferta de meios de pagamento de uma maneira mais fácil.
Quanto à importância de expandir o grupo de métodos de pagamentos oferecidos aos consumidores, podemos citar os dados da pesquisa “O perfil do consumidor em 2022”, a qual revelou que 31% dos 1.123 entrevistados disseram que compraram online por conta das opções de pagamento que encontraram.
No que diz respeito aos métodos de pagamento mais usados para fazer compras online, o levantamento apontou que:
- 61% preferem cartão de crédito (parcelado);
- 38% preferem cartão de crédito (à vista);
- 33% preferem o Pix;
- 23% preferem o boleto bancário;
- 15% preferem o cartão de débito.
Quais outros tipos de APIs existem?
Mas considerando a contribuição de crescimento que uma Application Programing Interface pode trazer para o seu comércio eletrônico, é bem interessante que você conheça outras APIs financeiras que pode utilizar no seu negócio, além das voltadas para pagamento.
Duas boas opções são:
- API para banco digital;
- API Open Banking.
API para banco digital
Principalmente para o varejo, a API para banco digital é uma solução que tem tudo para elevar o potencial de expansão dos negócios.
A razão para isso é que essas aplicações permitem que uma empresa passe a oferecer para os seus clientes serviços e produtos financeiros próprios, mesmo não sendo nativa desse setor.
Carregando a marca do e-commerce, é possível criar e oferecer para o público-alvo da loja virtual produtos como conta digital e cartão pré-pago. Mas, caso queira trabalhar com um banco digital completo, é possível incluir nessa lista serviços como:
- cartão de débito;
- cartão de crédito;
- transferências;
- pagamentos;
- Pix, entre outros.
O princípio do funcionamento da API para banco digital é o mesmo das APIs de pagamento. Ou seja, quem está contratando a solução não precisa se preocupar com questões de desenvolvimento ou regulamentações, visto que todos esses pontos são tratados pela fintech que está oferecendo a tecnologia.
Quanto a isso, vale lembrar dois pontos bem importantes: o primeiro é que o nome da fintech não aparece em nenhum momento. Todos os produtos e serviços financeiros levam a marca do e-commerce.
O outro é que não é preciso se desviar do core business do negócio para expandir o portfólio e passar a fazer parte também do mercado financeiro, já que toda a parte de desenvolvimento também é feita por quem está disponibilizando a tecnologia.
Vantagens de utilizar uma API para banco digital
Das vantagens de tornar o seu comércio eletrônico um banco digital apenas integrando APIs para esse fim, estão:
- conseguir resolver as dores financeiras dos seus consumidores com a entrega de produtos e serviços criados de acordo com o perfil e a necessidade deles;
- conquistar um novo diferencial competitivo, se posicionando à frente de concorrentes que ainda não trabalham dessa forma;
- atrair novos consumidores para a sua base;
- fidelizar os clientes que já costumam comprar no seu e-commerce;
- gerar uma nova fonte de receita para a sua empresa.
Quanto a esse último tópico, ele acontece pelo seguinte motivo: ao oferecer produtos e serviços financeiros, as taxas e as tarifas que os seus clientes pagariam para outros bancos ou instituições financeiras ficam na sua empresa, somando ao seu faturamento.
E no que se refere à atração e à retenção, a oferta de um cartão com marca própria – seja private label ou não – costuma induzir os consumidores a comprarem da sua plataforma de vendas, principalmente se tiverem descontos especiais e únicos se usarem esse meio de pagamento.
API Open Banking
A API Open Banking, por sua vez, é uma Interface de Programação de Aplicativo que viabiliza a implementação desse conceito às companhias participantes do sistema financeiro aberto.
Ou seja, é uma aplicação voltada para bancos, fintechs, instituições financeiras e de pagamento que aderirem a esse sistema.
Relembrando o que contempla o Open Banking: trata-se de uma iniciativa do Banco Central, a qual entende que o titular bancário é o verdadeiro dono dos seus dados e histórico financeiro.
Com isso, ele tem o direito de compartilhar essas informações com qualquer entidade desse setor que considerar adequado e vantajoso para ele, a qualquer tempo.
Quanto a isso, uma das possibilidades é que as pessoas consigam, basicamente, construir o seu próprio banco, por meio da junção de serviços e produtos de diferentes origens, de acordo com o seu perfil e necessidade.
Vantagens do Open Banking
Para os negócios que aderirem ao Open Banking, uma das vantagens que mais se destacam é poder acessar o histórico bancário do cliente de maneira mais fácil. Com base nas informações obtidas, é possível oferecer soluções que realmente solucionem suas dores.
Além disso, o acesso a esses dados dá a chance de gerar importantes insights para a criação de novos produtos e serviços financeiros, o que tende a levar à atração de outros grupos de consumidores.
Já para os usuários de serviços bancários, os benefícios do Open Banking que mais se destacam são:
- liberdade para migrar facilmente entre instituições financeiras e de pagamento;
- acesso facilitado às opções de produtos e serviços oferecidos por outros bancos e instituições, além daquela com a qual mantém relacionamento.
O que considerar na hora de escolher uma API para o seu e-commerce?
Como você pôde ver até aqui, o uso de APIs é uma forma de expandir o campo de atuação do seu negócio, sem precisar se desviar do seu produto principal.
Soluções como a Interface de Programação de Aplicativo ajuda a gerar mais valor para a empresa, visto que pode ser utilizada para a oferta de diferentes produtos e serviços, além de contribuir para criar novas fontes de receita.
No entanto, ainda que existam todos esses retornos positivos, na hora de escolher a fintech que será sua parceira nessa jornada, é preciso considerar alguns critérios, tais como:
- facilidade de integração com os sistemas e a plataforma que o seu negócio já utiliza;
- suporte técnico oferecido no momento da implementação e depois;
- no caso das APIs de pagamento, quais métodos são oferecidos;
- possibilidade de modernizar as soluções após serem implementadas;
- para as APIs de banco digital, possibilidade de personalização e quais serviços e produtos financeiros podem ser criados.
Vale também verificar o tempo de atuação da fintech na oferta dessa tecnologia, e quais outras empresas já foram ou continuam sendo atendidas por ela.
Por quais motivos é importante melhorar a oferta de meios de pagamento dos e-commerces?
Existem várias razões pelas quais é importante e vale a pena melhorar os meios de pagamento oferecidos em um e-commerce.
Vamos começar destacando o atual comportamento do consumidor que, cada dia mais, busca por soluções práticas, otimizadas, modernas, rápidas e, obviamente, seguras, tanto de compras quanto de pagamentos.
Sobre isso, o Relatório de Tendência da Zoop, que já citamos neste artigo, também revelou que os hábitos de consumo têm gerado transformações nos meios de pagamento.
Como resultado, essas mudanças estão direcionando para a necessidade do aprimoramento dos métodos digitais, a fim de entregar para os clientes experiências melhores, mais integradas, livres de fricções e com segurança reforçada.
Considerando o processo de digitalização das vendas e do dinheiro como o segundo motivo pelo qual é importante melhorar a oferta de meios de pagamento, podemos apresentar outros dados também mencionados no relatório da Zoop para corroborar:
- o Pix já é usado por mais de 117,7 milhões de brasileiros, o que consolida o sistema de pagamento instantâneo como um dos mais utilizados;
- a adesão às carteiras digitais chegou a 89% dos brasileiros;
- o pagamento por aproximação, que merece ser considerado pelo varejo omnichannel, tem previsão de movimentar R$ 3 trilhões em 2022;
- mais de R$ 40 bilhões de dinheiro em espécie deixaram de circular no país entre os meses de janeiro e outubro de 2021;
- o e-commerce bateu recorde de vendas, alcançando R$ 53,4 bilhões no primeiro semestre de 2021.
Em resumo, dados como esses comprovam que é preciso se adequar às mudanças e às exigências dos consumidores. Do contrário, a tendência é que o comércio eletrônico perca espaço, público, volume de vendas e, consequentemente, faturamento.
Como se adaptar a essas mudanças?
Por mais que uma loja virtual já seja nativa do ambiente online, não há outra maneira de se adaptar às mudanças que acabamos de citar do que modernizando as soluções utilizadas, ou adicionando novas.
Quanto a isso, é preciso pensar também de “dentro para fora”, e não apenas no que será entregue diretamente para o público.
Por exemplo, a adoção de ferramentas otimizadas de gestão, softwares e sistemas integrados, entre outros, é uma forma de facilitar o dia a dia de gestores e colaboradores. Por consequência, com processos mais dinâmicos, precisos, rápidos e livres de falhas, o atendimento ao cliente sente o reflexo positivo.
Paralelo a isso, deve-se pensar no que precisa ser ajustado para entregar aos consumidores a melhor experiência de compra possível. Nesse cenário, entram os prazos de envio dos produtos, valores de frete, facilidade de encontrar os itens nas plataformas de venda e, claro, a disponibilização dos meios de pagamento preferidos do seu público.
Para adequação desse último ponto, apenas não se esqueça dos critérios que listamos no momento de escolher uma fintech para ser sua parceira na modernização e na otimização dos métodos de pagamentos oferecidos.
Leia também: API First: como essa estratégia pode empoderar seu e-commerce