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4 barreiras que estão mantendo o seu site longe dos melhores rankings no Google

Por: Neil Patel

Co-fundador da NP Digital. O The Wall Street Journal o considera como top influencer. A Forbes diz que ele está entre os 10 melhores profissionais de marketing e a Enterpreuner Magazine diz que ele criou uma das 100 empresas mais brilhantes do mercado. O Neil é um autor best-seller do New York Times e foi reconhecido como um dos 100 melhores empreendedores até 30 anos pelo presidente Obama e como um dos 100 melhores até 35 anos pelas Nações Unidas.

Quer conseguir mais tráfego orgânico para seu site? Se você está quebrando a cabeça com os resultados do ranking, há uma boa chance de que você está enfrentando algumas das barreiras que vamos mencionar neste artigo. 

“Por que o nosso site não está em boas colocações no ranking?”

Como consultor de marketing digital, eu ouço essa pergunta o tempo todo. A questão é justa, é básica, mas não é impossível de responder.

A resposta mais honesta é esta: “Pode haver um milhão de razões”. Para fornecer uma resposta mais exata é preciso fazer uma análise em diferentes partes do site.

Com a minha experiência pude perceber que há alguns pontos principais que constantemente se apresentam como barreiras para se posicionar melhor no ranking. Se você está quebrando a cabeça com isso, há uma boa chance de que você esteja enfrentando um dos seguintes problemas:

  1. Seu site está usando as palavras-chave erradas

Quando alguém reclama “o nosso site não está subindo no ranking”, a minha primeira pergunta é “com o que você está tentando se classificar?”

Um site vai para o topo do ranking sem ter nada a ser classificado. Um site só é classificado a partir de alguma coisa geralmente, palavras-chave.

Para ilustrar, Nike.com não irá entrar para o ranking do termo “marca pessoal”. Por quê? Porque essa frase não existe dentro do seu site (eu verifiquei). Já o meu site tem a posição orgânica número 2 para “marca pessoal. Por quê? Porque eu tenho um material muito extenso que se dedica a esse tópico, eu faço posts de blog sobre isso, eu recebo backlinks sobre o tema e a frase aparece, pelo menos, 143 vezes no meu site.

Mas os meus sites nunca irão se classificar para os termos “Kaishi run” ou “Nike sneaker. E o site da Nike? Sim. Ele vai se classificar muito bem para esses termos.

A pergunta sobre como melhorar a colocação no ranking depende da pergunta sobre a palavra-chave. É por isso que toda estratégia de SEO deve começar com uma estratégia de palavra-chave. Primeiro, defina com quais palavras-chave você deseja se classificar e em seguida, faça a pergunta.

Em vez de perguntar “por que o meu site não consegue ter um bom posicionamento no ranking?”, pergunte “por que o meu site não se classifica quando a busca é [determinada palavra-chave]”. Essa pergunta terá respostas de verdade.

Veja alguns exemplos:

  • Por que o meu site não está bem posicionado no ranking de “melhor café light torrado?
  • Por que o meu site não está bem posicionado no ranking de “software de relatório de análise digital”?
  • Por que o meu site não está bem posicionado no ranking de “melhores padarias”?

Agora que você sabe disso, já pode começar a reformular o seu site focando nas palavras-chave. Comece a direcionar a sua atenção e esforços para as palavras-chave ao invés de simplesmente ter esperança de que o tráfego cresça.

  1. Seu site não está otimizado para dispositivos móveis

Desde o lançamento do mais recente algoritmo do Google, otimizar o seu site para dispositivos móveis é mais importante do que nunca.  

De acordo com analistas, o uso de aparelhos móveis já supera o uso de desktop. Há uma forte possibilidade de que exista um grande percentual dos seus potenciais usuários fazendo pesquisas nos seus dispositivos móveis.

Se o seu site não está otimizado para mobile, você não aparecerá nas pesquisas feitas a partir de dispositivos móveis. Simples assim. O Google explicou que o seu algoritmo está impulsionando o ranking de páginas compatíveis com aparelhos móveis.

Isso é muito bom, mas tem um lado negativo. O Google também está rebaixando a classificação dos sites que ainda não estão otimizados para mobile. Para aumentar a classificação de um site, significa que outro tem que cair.

Se os seus clientes potenciais estão usando aparelhos móveis, o seu site precisa ser otimizado para dispositivos móveis. Utilizando uma ferramenta do Google você consegue saber, em cinco segundos, se o seu site é ou não otimizado para dispositivos móveis.

  1. Seu site é lento

Sites lentos são perigosos. Por quê? Um site que demora a carregar pode acabar com as conversões. Além disso, os usuários esperam que os sites carreguem rapidamente. Resumindo, sites lentos não conseguem uma boa posição no ranking.

Será que esse é o motivo que o seu site não está conseguindo se classificar bem? Mobile ou não, velocidade é o ingrediente fundamental para ter uma classificação mais elevada e melhorar o tráfego.

Isso não te pegar de surpresa. Desde 2010, o Google está rebaixando a classificação de sites lentos. Atualmente, o algoritmo avalia a velocidade de um site, independentemente de como um usuário está tentando acessá-lo.

Se o seu site é lento, faz sentindo não estar bem posicionado no ranking. Melhore a sua velocidade e, provavelmente, você verá uma melhora na sua classificação.

4. Seu site não possui o conteúdo correto

Talvez a principal razão para um site não conseguir se posicionar bem no ranking deve ser por não possuir o conteúdo certo para dar essa base.

Algumas pessoas pensam vamos ter um site no topoe esperam que uma boa classificação aconteça por si só. Não funciona assim. Ganhar posições no ranking requer a produção de conteúdo. Mas não pode ser qualquer conteúdo. Precisa ser o conteúdo correto.

E o que é conteúdo correto? Conteúdos que possuem as seguintes características podem ser considerados conteúdos corretos:

  • Conteúdo “novo”. Um site que tem atualizações frequentes, geralmente supera um site que possui conteúdo obsoleto;
  • Conteúdo de alta qualidade. Como comprovado pela Quality Rating Guide, o Google avalia a qualidade do conteúdo do seu site e o classifica de acordo;
  • Muito conteúdo. Conteúdos longos geralmente vão para o topo do ranking nas SERPs. Homepages, landing pages e páginas de conteúdo com mais de 2.000 palavras têm uma chance maior de se posicionarem na primeira página do Google;
  • Conteúdo visível. Recentemente, eu analisei um site de e-commerce que não estava se classificando dentro das suas palavras-chave, até mesmo para a sua própria marca. Qual era o problema? O conteúdo só era visível ao clicar nas abas, reduzindo a indexação e classificação do conteúdo. Qual é a solução? Deixar o seu conteúdo visível; não faça o usuário ter que clicar para ter acesso.
  • Conteúdo above-the-fold. Os rastreadores da web avaliam a importância de uma determinada palavra-chave de acordo com sua posição dentro da página do site. Palavras-chave que aparecem perto do topo da página, ou seja, above-the-fold, – conteúdo visível sem precisar descer a página – são mais propensas a serem consideradas importantes, e, com isso, classificadas.
  • Tags de conteúdo. Além da colocação no código-fonte, os rastreadores da web também notam a relevância do conteúdo baseado em como ele é identificado. As tags mais importantes para SEO são a “title tag” e a tag “H1″;
  • Conteúdo semântico. Não espere uma boa classificação se você está enchendo o seu conteúdo com palavras-chave. Em vez disso, você deveria usar a sua palavra-chave com moderação e adicionar outras palavras-chave relevantes. Se você estiver alvejando o termo “otimização de conversão”, por exemplo, você também deverá usar variantes semânticas como “CRO”, “split test” ou “taxas de conversão”;
  • Conteúdo de velocidade regular. Você está publicando conteúdo com frequência? Webmasters identificaram uma relação de causa-efeito entre a publicação de conteúdo e a sua classificação.

Se você não tem uma estratégia de conteúdo, a falta de classificação do seu site faz todo o sentido. A Internet é movida a conteúdo. Ao abraçar e implementar o marketing de conteúdo, você começará a ver a sua posição subir no ranking.

Considerações finais

Todo webmaster, profissional de marketing e empresário quer que o seu site fique nas posições mais altas do ranking de buscas. Não se surpreenda se você não está na primeira colocação. Essa lista das quatro principais barreiras pode lhe ajudar a encontrar o problema.

A capacidade de conseguir uma boa classificação é composta de muitos fatores, mas esses listados aparecem constantemente como os principais obstáculos.

O que o seu site precisa consertar?