Quer conseguir mais tráfego orgânico para seu site? Se você está quebrando a cabeça com os resultados do ranking, há uma boa chance de que você está enfrentando algumas das barreiras que vamos mencionar neste artigo.
“Por que o nosso site não está em boas colocações no ranking?”
Como consultor de marketing digital, eu ouço essa pergunta o tempo todo. A questão é justa, é básica, mas não é impossível de responder.
A resposta mais honesta é esta: “Pode haver um milhão de razões”. Para fornecer uma resposta mais exata é preciso fazer uma análise em diferentes partes do site.
Com a minha experiência pude perceber que há alguns pontos principais que constantemente se apresentam como barreiras para se posicionar melhor no ranking. Se você está quebrando a cabeça com isso, há uma boa chance de que você esteja enfrentando um dos seguintes problemas:
- Seu site está usando as palavras-chave erradas
Quando alguém reclama “o nosso site não está subindo no ranking”, a minha primeira pergunta é “com o que você está tentando se classificar?”
Um site vai para o topo do ranking sem ter nada a ser classificado. Um site só é classificado a partir de alguma coisa – geralmente, palavras-chave.
Para ilustrar, Nike.com não irá entrar para o ranking do termo “marca pessoal”. Por quê? Porque essa frase não existe dentro do seu site (eu verifiquei). Já o meu site tem a posição orgânica número 2 para “marca pessoal”. Por quê? Porque eu tenho um material muito extenso que se dedica a esse tópico, eu faço posts de blog sobre isso, eu recebo backlinks sobre o tema e a frase aparece, pelo menos, 143 vezes no meu site.
Mas os meus sites nunca irão se classificar para os termos “Kaishi run” ou “Nike sneaker”. E o site da Nike? Sim. Ele vai se classificar muito bem para esses termos.
A pergunta sobre como melhorar a colocação no ranking depende da pergunta sobre a palavra-chave. É por isso que toda estratégia de SEO deve começar com uma estratégia de palavra-chave. Primeiro, defina com quais palavras-chave você deseja se classificar e em seguida, faça a pergunta.
Em vez de perguntar “por que o meu site não consegue ter um bom posicionamento no ranking?”, pergunte “por que o meu site não se classifica quando a busca é [determinada palavra-chave]”. Essa pergunta terá respostas de verdade.
Veja alguns exemplos:
- Por que o meu site não está bem posicionado no ranking de “melhor café light torrado”?
- Por que o meu site não está bem posicionado no ranking de “software de relatório de análise digital”?
- Por que o meu site não está bem posicionado no ranking de “melhores padarias”?
Agora que você sabe disso, já pode começar a reformular o seu site focando nas palavras-chave. Comece a direcionar a sua atenção e esforços para as palavras-chave ao invés de simplesmente ter esperança de que o tráfego cresça.
- Seu site não está otimizado para dispositivos móveis
Desde o lançamento do mais recente algoritmo do Google, otimizar o seu site para dispositivos móveis é mais importante do que nunca.
De acordo com analistas, o uso de aparelhos móveis já supera o uso de desktop. Há uma forte possibilidade de que exista um grande percentual dos seus potenciais usuários fazendo pesquisas nos seus dispositivos móveis.
Se o seu site não está otimizado para mobile, você não aparecerá nas pesquisas feitas a partir de dispositivos móveis. Simples assim. O Google explicou que o seu algoritmo está impulsionando o ranking de páginas compatíveis com aparelhos móveis.
Isso é muito bom, mas tem um lado negativo. O Google também está rebaixando a classificação dos sites que ainda não estão otimizados para mobile. Para aumentar a classificação de um site, significa que outro tem que cair.
Se os seus clientes potenciais estão usando aparelhos móveis, o seu site precisa ser otimizado para dispositivos móveis. Utilizando uma ferramenta do Google você consegue saber, em cinco segundos, se o seu site é ou não otimizado para dispositivos móveis.
- Seu site é lento
Sites lentos são perigosos. Por quê? Um site que demora a carregar pode acabar com as conversões. Além disso, os usuários esperam que os sites carreguem rapidamente. Resumindo, sites lentos não conseguem uma boa posição no ranking.
Será que esse é o motivo que o seu site não está conseguindo se classificar bem? Mobile ou não, velocidade é o ingrediente fundamental para ter uma classificação mais elevada e melhorar o tráfego.
Isso não te pegar de surpresa. Desde 2010, o Google está rebaixando a classificação de sites lentos. Atualmente, o algoritmo avalia a velocidade de um site, independentemente de como um usuário está tentando acessá-lo.
Se o seu site é lento, faz sentindo não estar bem posicionado no ranking. Melhore a sua velocidade e, provavelmente, você verá uma melhora na sua classificação.
4. Seu site não possui o conteúdo correto
Talvez a principal razão para um site não conseguir se posicionar bem no ranking deve ser por não possuir o conteúdo certo para dar essa base.
Algumas pessoas pensam “vamos ter um site no topo” e esperam que uma boa classificação aconteça por si só. Não funciona assim. Ganhar posições no ranking requer a produção de conteúdo. Mas não pode ser qualquer conteúdo. Precisa ser o conteúdo “correto”.
E o que é conteúdo “correto”? Conteúdos que possuem as seguintes características podem ser considerados conteúdos “corretos”:
- Conteúdo “novo”. Um site que tem atualizações frequentes, geralmente supera um site que possui conteúdo obsoleto;
- Conteúdo de alta qualidade. Como comprovado pela Quality Rating Guide, o Google avalia a qualidade do conteúdo do seu site e o classifica de acordo;
- Muito conteúdo. Conteúdos longos geralmente vão para o topo do ranking nas SERPs. Homepages, landing pages e páginas de conteúdo com mais de 2.000 palavras têm uma chance maior de se posicionarem na primeira página do Google;
- Conteúdo visível. Recentemente, eu analisei um site de e-commerce que não estava se classificando dentro das suas palavras-chave, até mesmo para a sua própria marca. Qual era o problema? O conteúdo só era visível ao clicar nas abas, reduzindo a indexação e classificação do conteúdo. Qual é a solução? Deixar o seu conteúdo visível; não faça o usuário ter que clicar para ter acesso.
- Conteúdo above-the-fold. Os rastreadores da web avaliam a importância de uma determinada palavra-chave de acordo com sua posição dentro da página do site. Palavras-chave que aparecem perto do topo da página, ou seja, above-the-fold, – conteúdo visível sem precisar descer a página – são mais propensas a serem consideradas importantes, e, com isso, classificadas.
- Tags de conteúdo. Além da colocação no código-fonte, os rastreadores da web também notam a relevância do conteúdo baseado em como ele é identificado. As tags mais importantes para SEO são a “title tag” e a tag “H1″;
- Conteúdo semântico. Não espere uma boa classificação se você está enchendo o seu conteúdo com palavras-chave. Em vez disso, você deveria usar a sua palavra-chave com moderação e adicionar outras palavras-chave relevantes. Se você estiver alvejando o termo “otimização de conversão”, por exemplo, você também deverá usar variantes semânticas como “CRO”, “split test” ou “taxas de conversão”;
- Conteúdo de velocidade regular. Você está publicando conteúdo com frequência? Webmasters identificaram uma relação de causa-efeito entre a publicação de conteúdo e a sua classificação.
Se você não tem uma estratégia de conteúdo, a falta de classificação do seu site faz todo o sentido. A Internet é movida a conteúdo. Ao abraçar e implementar o marketing de conteúdo, você começará a ver a sua posição subir no ranking.
Considerações finais
Todo webmaster, profissional de marketing e empresário quer que o seu site fique nas posições mais altas do ranking de buscas. Não se surpreenda se você não está na primeira colocação. Essa lista das quatro principais barreiras pode lhe ajudar a encontrar o problema.
A capacidade de conseguir uma boa classificação é composta de muitos fatores, mas esses listados aparecem constantemente como os principais obstáculos.
O que o seu site precisa consertar?