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Black Friday 2023: dados, estratégias e boas práticas

Por: Letícia Fernandes

Analista Sênior de Marketing Institucional no Pagar.me

É pós-graduada em Branding pela ESPM-SP e bacharel em Jornalismo pela UFJF. Atualmente, é responsável pelo Marketing Institucional do Pagar.me e tem mais de 5 anos de experiência em marketing para negócios B2B.

Copa do Mundo, eleições e instabilidades econômicas tiraram o brilho e a rentabilidade da Black Friday em 2022. Mas o que podemos esperar para a edição da Black Friday 2023?

As compras no ambiente digital estão consolidadas e já se provou que as vendas on e offline se complementam no gosto do consumidor. Então, o que é preciso para fazer uma boa Black Friday, garantir a alta de vendas e agradar os clientes este ano?

É o que vamos discutir neste artigo, com base em dados e tendências! Vamos lá?

Mas. antes, vamos aprender com o passado

A Black Friday 2022 foi a primeira vez em que houve um declínio das vendas no ambiente digital desde a chegada do evento ao Brasil, em 2010.

Segundo levantamento do Serasa Experian, essa retração se deu por três principais motivos:

– a estreia do Brasil na Copa do Mundo ser exatamente na sexta-feira da Black Friday;
– a alta taxa de juros na época, o que encareceu a concessão de crédito;
– a inadimplência e a consequente diminuição do poder de compra dos brasileiros.

Nesse cenário, a diminuição no faturamento de 2022, em comparação com o ano anterior, foi de 23%, segundo a Confi.Neotrust. No entanto, quando consideramos todo o mês de novembro, a queda no faturamento acumulado foi de apenas 1% – de acordo com levantamento do Ebit.

Ou seja, as pessoas podem não ter comprado no “Dia D”, mas ao longo do mês aproveitaram as promoções.

E para 2023, o que os números apontam?

Segundo o levantamento anual da Globo sobre a Black Friday, 62% dos brasileiros das classes A e B pretendem aproveitar as promoções da ocasião este ano – esse é o percentual mais alto entre as classes.

Em relação a quando comprar, 51% consideram comprar os itens antes da sexta-feira, desde que encontrem boas promoções. E pensando em aproveitar os melhores preços, para 81% dos respondentes, é essencial começar a pesquisar antes.

Em maio, quando a pesquisa foi feita, 5% dos brasileiros entrevistados já estavam procurando preços para a Black Friday, mas a grande maioria dá início às pesquisas com três meses de antecedência.

Estratégias e boas práticas para a Black Friday 2023

Black Friday antecipada

Com base nos números, é possível notar que a Black Friday antecipada e a Black Week são estratégias comerciais com grande potencial para os e-commerces. A competitividade é menor, tornando mais acessível o preço dos anúncios, e também é mais fácil conquistar e reter a atenção dos consumidores no momento em que nem todas as empresas estão se atentando para fazer boas promoções.

Posicionamento em SEO

Os brasileiros fazem muitas pesquisas antes de comprar, e esse processo dura um longo tempo. E já que, de acordo com o levantamento da Globo, 27% dos consumidores usam os buscadores como o Google para encontrar produtos, é importante ter um bom posicionamento em SEO com as páginas de produtos, ficando em evidência no momento da busca dos usuários.

Vale lembrar que o SEO é uma estratégia a longo prazo, por isso, quanto antes for dada atenção às páginas de produtos, maiores as chances de se destacar da concorrência.

Reputação online

Em linha com as práticas de SEO, a reputação online é um assunto que merece atenção quando se pensa nas pesquisas do usuário.

É comum que o consumidor busque provas sociais do produto ou site onde pretende comprar, ou seja, avaliações de outros usuários e reviews dos produtos.

Sabendo disso, você deve implementar três estratégias no seu e-commerce: o incentivo das avaliações, a gestão delas e o marketing de influência.

Incentivo às avaliações

Uma estratégia de CRM pode ser sua aliada para coletar feedbacks de clientes, sendo que eles podem ser pedidos por WhatsApp ou e-mail. É importante que seja uma pergunta direta e que o consumidor consiga responder sem muitos atritos, como login ou muitas etapas. Simplesmente pergunte: “você gostou do produto x?”.

A possibilidade de enriquecer a avaliação com fotos e vídeos é uma estratégia bacana aqui, mas não deve ser obrigatória. O ideal é que essa avaliação vá direto para o seu site. Assim, outros usuários interessados na sua solução podem ver e se basear no feedback sincero dos compradores anteriores.

Mediação da avaliação

E se a avaliação for negativa? Essa deve ter sido a primeira pergunta que passou na sua mente, certo?

É importante que sejam dedicados esforços para responder e solucionar eventuais problemas que os clientes tenham enfrentado ao comprar com você. A ação aqui é tentar resolvê-los e responder o cliente de forma cordial e empática. Até a resolução de um problema é uma prova social, atestando qual a sua conduta quando problemas acontecem.

Alguns e-commerces optam por terceirizar essa coleta e mediação das avaliações, com o objetivo de mostrar ao cliente a imparcialidade nesse processo.

Marketing de influência

Se você quer fazer uma estratégia de marketing completa para a Black Friday, a utilização de influenciadores e embaixadores de marca é bem legal e complementa a prova social.

Mas, para isso, é preciso encontrar influenciadores alinhados com a sua marca e público-alvo para que a estratégia seja assertiva em conversão e reconhecimento de marca e, ainda, não vire um tiro no pé.

Quem não se lembra da história de uma personalidade da música nacional, que era um vegetariano convicto, fazendo propaganda de empresa de processamento de carne bovina?

Clique e retire

43% dos brasileiros compraram diretamente em lojas físicas na Black Friday do ano passado e, entre os principais motivos, estava a possibilidade de pegar o produto na mesma hora. Os dados são do levantamento da Globo.

Levando isso em consideração, para aqueles que possuem comércio físico, uma estratégia essencial a ser colocada em prática é o clique e retire.

Por meio dessa operação de vendas, o cliente consegue comprar em um site ou aplicativo e buscar o item na loja mais próxima do seu endereço, encurtando o período de espera do produto e reduzindo o custo do frete. Vale lembrar que essas são as duas principais dores apontadas pelos consumidores em relação às compras online.

Essa estratégia também contribui para o incremento das vendas. Segundo um levantamento feito pela Usaflex, clientes que se dirigem a uma loja da marca para fazer uma troca ou retirar um produto têm uma taxa de conversão de 20%, ou seja, adquirem novos produtos durante esse processo.

Prateleira infinita

Em linha com o clique e retire, a prateleira infinita é uma estratégia omnichannel que complementa a experiência de compra do cliente com a integração dos canais on e offline.

Com essa tecnologia, é possível unificar os estoques e os pagamentos das lojas físicas e site. Assim, caso o cliente entre no site e não esteja disponível no estoque o produto do tamanho desejado, há a opção de buscar esse item na loja mais próxima e vice-versa – caso não tenha na loja o número ou a cor desejada, ele pode finalizar a compra na loja e receber o item em casa.

Vale destacar que uma operação omnichannel completa requer integração dos canais em todos os âmbitos – isso inclui os preços e as promoções praticados.

Na Black Friday, sobretudo, é importante ter cuidado para não ganhar fama de “Black Fraude”. Caso as promoções aplicadas sejam específicas por canal – por exemplo, preços exclusivos para aplicativo -, deixe isso claro para o consumidor nas peças publicitárias e evite letras miúdas para não causar fricção na relação com o cliente.

Formas de pagamento

De acordo com o levantamento da Globo, o cartão de crédito (60%) é o principal meio de pagamento citado pelos brasileiros para fazer compras – on e offline – na Black Friday 2023, seguido pelo Pix (38%) e débito (22%).

É um fato que os lojistas precisam oferecer as mais variadas formas de pagamento para garantir que não haja abandono de carrinho com base nesse fator.

Para a sazonalidade da Black Friday, pode ser muito estratégico facilitar compras por Pix, aplicando um percentual de desconto maior para quem pagar por esse meio de pagamento. A vantagem disso é ter a compensação da compra quase que instantaneamente, acelerando o processo logístico e também o recebimento à vista do valor integral do produto.

Vale lembrar ainda que o Pix resolve a questão do sequestro de estoque, problema presente nas compras via boleto, devido ao seu prazo de validade e à compensação mais longos.

Outros recursos que podem ser implementados de maneira estratégica no e-commerce antes da Black Friday 2023 são multimeios de pagamento e multicompradores.

É comum que os consumidores comprem itens de ticket médio mais elevado na ocasião para aproveitar as promoções. Smartphones, eletrônicos e eletrodomésticos estão sempre no topo da lista dos itens mais vendidos.

Mas, por mais que haja planejamento e preços acessíveis, ainda pode ser difícil para o brasileiro médio pagar por esses produtos com uma única forma de pagamento. O cartão de crédito, por exemplo, pode ter um limite baixo.

Então, com essas funcionalidades, é possível que o consumidor combine mais de uma forma de pagamento no seu pedido ou, ainda, cartões de mais de um titular, tornando mais acessíveis as compras online para a maior parte da população.

A partir dessas dicas, é hora de começar a planejar o seu e-commerce para a Black Friday 2023! Até lá, continue consumindo os conteúdos do Portal do E-commerce Brasil. A redação do projeto e todos os mantenedores estão empenhados em produzir conteúdos de alto nível para ajudar os empreendedores a se prepararem para a ocasião.