A contagem regressiva para a Black Friday 2024 está a todo vapor. Então, já está tudo certo com a sua marca? Os últimos detalhes já foram ajustados? Todas as áreas envolvidas estão alinhadas? Porque essa é a hora de você fazer aquele checklist para ter certeza de que nada vai sair dos trilhos em uma das épocas mais importantes para o e-commerce. Afinal, ninguém gosta de trocar a roda com o carro andando, não é mesmo?
Nesse cenário de alta demanda de vendas, trago neste artigo as principais estratégias que precisam ser o foco para escalar a sua marca no comércio digital. Acompanhe!
Cenário e projeções da Black Friday 2024
Neste ano, a Black Friday está marcada para acontecer no dia 29 de novembro. Com a data em mente, é importante observar as projeções para o evento oficial de promoções, já que a projeção de faturamento está em R$ 11,63 bilhões, segundo a ABComm.
Complementando, a pesquisa “Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2024” (Opinion Box) apontou que 55% dos clientes já sabem o que vão comprar, e que 33% estão indecisos ou podem mudar de ideia. Além disso, a projeção é de aumento de ticket médio, já que 43% querem gastar mais do que na edição anterior.
Já o “Panorama do consumo – Black Friday 2024” (Globo) destacou que frete grátis (55%), preço baixo (38%), variedade de produtos e marcas (36%), facilidade de pagamento (35%) e segurança (28%) são os fatores que mais vão influenciar a decisão de compra, enquanto cartão de crédito (48%) e Pix (41%) serão as formas de pagamento mais utilizadas.
Checklist de estratégias assertivas
Esses dados são extremamente importantes para entender o comportamento do consumidor durante a Black Friday. Para isso, nada melhor do que ter um checklist para garantir um evento muito bem estruturado e executado. Então, vamos em frente!
Segurança, antifraude e aprovação de pedidos
Com o aumento das vendas online, a segurança se torna uma preocupação primordial. Por isso, certifique-se de que seu site esteja protegido contra fraudes e ataques cibernéticos. Utilize plataformas de e-commerce que ofereçam segurança robusta e mantenham seus sistemas de pagamento atualizados.
Além disso, é extremamente importante ter mais de um sistema de aprovação de pedidos. Essa estratégia cria uma barreira adicional que evita fraudes, aumenta a satisfação do cliente e zela pela saúde do seu negócio a longo prazo.
Estratégias de marketing digital e tecnologia
Desenvolva landing pages específicas para a Black Friday. Isso faz com que o seu e-commerce esteja visível para os consumidores que estão procurando por ofertas. Aqui, é importante fazer um bom trabalho de conteúdo orgânico de SEO, assim como campanhas de mídia patrocinadas.
Em paralelo, um CRM bem feito, com uma base de clientes bem segmentada, também é indispensável. Suas comunicações precisam se destacar em meio a uma enxurrada de ofertas. Por isso, não se esqueça de ampliar o engajamento da sua marca nas redes sociais e de fazer um monitoramento constante das interações.
Claro que, para tudo isso rodar, a etapa anterior, de tecnologia e sustentação, precisa estar o mais redonda possível. Obviamente, na virada da Black Friday, será necessário ter um time de plantão para não deixar a loja “cair” em nenhum momento. Só que, para isso, tudo o que o time de UX estruturou no mídia kit já precisa estar espelhado no front. Se você não está com essa parte pronta, é melhor acelerar o passo!
Logística e atendimento ao cliente
A logística é um dos maiores desafios durante a Black Friday. Com a alta demanda, é essencial que as empresas tenham um plano logístico eficiente. Aqui, é interessante que essa etapa seja comandada por especialistas que trazem escala e capilaridade para a operação.
Um parceiro logístico costuma ter centros de distribuição localizados em rotas estratégicas, perto dos grandes centros consumidores, com benefícios fiscais e outras vantagens que encurtam custos e prazos de entrega. Ao mesmo tempo, sses CDs são otimizados para facilitar o picking e packing em um momento de alto fluxo de pedidos.
Atrelado a isso, o monitoramento de estoque, a partir de um painel de BI, e a gestão de entregas são ideais para orquestrar toda a operação, assim como o atendimento de SAC 24 horas também é a chave para estreitar os laços com os clientes.
Agora, tudo pronto para a reta final?
Então, o seu checklist de Black Friday está em dia? Essa é a hora de acertar os últimos ponteiros para não deixar nenhuma, absolutamente nenhuma, oportunidade de venda passar.
Apenas lembre-se: A Black Friday também é o momento de investir em estratégias que vão além dos descontos. Programas de fidelidade, cashback e uma experiência de excelência são pontos que vão fazer com que o público conquistado volte a comprar com você no Natal e nas próximas datas sazonais. Afinal, quem não gosta de uma base fiel de clientes?