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Black Friday não é só mais um dia, e sim um mês inteiro de ofertas

Por: Maria Carolina Pavan

Executiva de vendas da Infracommerce

Profissional com quase dez anos de experiência em digital commerce, consolidada atuando no varejo, plataforma de e-commerce e indústrias, principalmente na área comercial e marketing. Sua trajetória inclui posições de consultora e executiva de vendas, com foco em digitalização de vendas e D2C business.

Aquele planejamento lá de 2010, quando a Black Friday foi importada dos Estados Unidos para o Brasil, já não é mais uma realidade para o varejo, e muito menos para os consumidores. Se antes se falava da sexta-feira de promoções, que no máximo se estendiam para o fim de semana, hoje o mercado tem se preparado para um mês inteiro de ofertas.

A Black Friday 2023 tem tudo para fazer com que a sua loja se destaque em meio à concorrência e seja a escolhida dos clientes para aproveitar as melhores ofertas, já entrando no clima do final de ano.

As campanhas conhecidas como “Esquenta Black Friday” têm diluído as vendas ao longo de todo o mês de novembro, atraindo e preparando os clientes para a data em si. Chega a ser um tanto injusto comparar a Black Friday do ano passado com as previsões de vendas para este ano, porém, é interessante observar como o varejo se comportou com a antecipação dos descontos ao longo do mês, devido a eventos atípicos que “calharam” com a semana da Black Friday 2022.

Como foi a última Black Friday

Além da alta taxa de juros, da inadimplência dos consumidores e do cenário político de 2022, o principal fator que fez com que os lojistas antecipassem a Black Friday foi a Copa do Mundo, mais precisamente a estreia da seleção brasileira na competição justo na véspera da data.

Com isso, segundo dados da NielsenIQEbit, o e-commerce teve um aumento de 8% no faturamento sete dias antes da Black Friday. Já o dia, em si, apresentou uma queda de 23% na comparação com 2021, ano que já havia sido impactado por conta da pandemia.

Mesmo nesse cenário negativo, a Black Friday 2022 trouxe outro olhar para a data: de que ela pode, sim, ser antecipada e estendida para durar um mês todo, aumentando as vendas de novembro e trazendo benefícios tanto para as marcas, que ganham a possibilidade de conquistar mais mercado, quanto para os clientes, que têm a chance de antecipar as compras de fim de ano com preços mais acessíveis.

Números para ajudar no planejamento de 2023

Falando em consumidores, eles estão mais otimistas para a Black Friday 2023. Isso porque 67% pretendem comprar na data, e um em cada quatro está planejando gastar mais de R$ 1 mil. Essa pesquisa foi divulgada recentemente pelo Google, que também apontou que, em média, as pessoas consultam seis canais antes de finalizar uma compra. Além disso, 91% do público utiliza o online para levantar informações sobre produtos, preços e descontos.

Essa pesquisa de produtos, inclusive, acontece bem antes da Black Friday. De acordo com o Panorama do Consumo na Black Friday 2023, divulgado pela Globo, 26% dos compradores começam a pesquisar com três meses de antecedência, sendo que esse é o momento de as marcas impactarem o público que ainda não está sendo tão “assediado” pelas promoções. Seguindo o ranking, 21% pesquisam um mês antes, período em que as lojas aumentam os esforços para chamar a atenção dos clientes. Já próximo da data, as buscas por informações vão caindo, sendo que apenas 5% fazem suas pesquisas no dia da Black Friday.

Dicas para preparar sua campanha de Black Friday

Ok, o que destaquei até aqui: seus esforços para fazer com que o mês da Black Friday seja um sucesso devem começar muito antes, com planejamento de campanhas, antecipação de promoções e fomentação dos clientes com ofertas de “esquenta”. Além disso, a personalização da comunicação, por meio de inteligência de dados, também é um diferencial que pode aproximar o cliente da sua marca, gerando, consequentemente, uma fidelização pós-evento.

Outro ponto é que o consumidor moderno está cada vez mais exigente e atento a tudo. Por isso, na disputa pela atenção da clientela, é cada vez mais importante deixar tudo muito claro, com as condições legais de cada campanha bem detalhadas. Sabe aquela velha frase de “ah, mas a sua loja aumenta o preço antes e depois abaixa na Black Friday para falar que está em promoção”? Então, fuja desse questionamento. Se você fizer isso, certamente o cliente que já acompanha você vai “sacar” essa estratégia, e, até pior, ele pode se tornar um detrator da sua marca.

Com todos esses insights, a Black Friday 2023 tem tudo para fazer com que a sua loja se destaque em meio à concorrência e seja a escolhida dos clientes para aproveitar as melhores ofertas, já entrando no clima do final de ano.