Não há dúvidas de que a pandemia acelerou e impulsionou vários processos dentro do mercado brasileiro, entre eles, o e-commerce. O setor teve um aumento de 75% em 2020 em comparação com o ano anterior, segundo o relatório divulgado pela Mastercard SpendingPulse. Grandes players do varejo já atuavam no ambiente online e a experiência prévia permitiu, em muitos casos, uma agilidade maior para se adaptar às mudanças. Por outro lado, podemos identificar que empresas de pequeno e médio porte também estão reagindo às novas demandas e necessidades dos consumidores e migraram para o formato digital. Essa foi a oportunidade ideal para trazer inovação aos negócios e uma solução de sobrevivência no mercado.
O e-commerce tem se apresentado como a principal alternativa para que a engrenagem da economia continue rodando. No entanto, o processo logístico ainda é um grande desafio, principalmente em um país com mais de 1,7 milhão de quilômetros de estrada, com falta de infraestrutura e combustível em alta.
Benefícios da carga fracionada
Realizar as entregas com agilidade e baixo custo é um fator determinante para garantir lucratividade nos negócios. Isso é ainda mais relevante às empresas de pequeno e médio porte, que, em muitos casos, realizam uma quantidade menor de envios de mercadorias. Por um lado, esperar ter uma quantidade relevante de pedidos para lotar o caminhão pode atrasar a data de entrega. De outro, fazer o envio sem que a carga do veículo esteja completa pode aumentar o valor do frete. Por isso, a contratação de um serviço terceirizado de carga fracionada — em que um mesmo veículo carrega mercadorias de vários clientes — pode ser a solução mais adequada para essas empresas.
A carga fracionada permite que o espaço dentro do veículo seja dividido entre os pacotes a serem entregues em uma mesma rota. Como resultado, promove uma redução de custos para as empresas e otimização no envio. Essa modalidade é indicada para transportar mercadorias em quantidade menores e que ocupam pouco espaço no veículo. Com isso, é possível oferecer ao cliente final um frete com valor mais baixo e com prazo mais curto. Lembro que esses dois fatores são fundamentais e decisivos para os consumidores não desistirem da compra, aumentando a competitividade diante do mercado.
Agilidade e economia
As transportadoras que realizam o serviço de carga fracionada devem ficar atentas a alguns pontos de melhoria para garantir a satisfação dos clientes. Como, por exemplo, a implantação de softwares de roteirização. Neste caso, ajudam a traçar as melhores rotas, a fim de sugerir um caminho mais curto, rápido e que gaste menos combustível. A tecnologia pode proporcionar uma redução de custos de até 30% em toda a operação. Além disso, contar com um sistema integrado é fundamental para organizar informações, centralizar o fluxo de trabalho e alinhar a comunicação entre todos os profissionais envolvidos no processo.
Portanto, podemos afirmar que a utilização de um serviço de carga fracionada é muito vantajosa para o transporte de materiais de diferentes clientes que passam pela mesma rota. Além disso, a implantação de tecnologias pode tornar a carga fracionada mais eficiente, uma vez que é possível reduzir ainda mais os custos e agilizar as entregas. Certamente, ao cumprir estes dois requisitos, o consumidor levará em consideração a recompra e boas avaliações.