Não importa a região ou o tipo de produto que é vendido, os comerciantes e as indústrias dos mais variados segmentos precisam contar com um bom catálogo digital de produtos para informar os itens que estão disponíveis para os consumidores.
De acordo com publicação da NielsenIQ|Ebit em parceria com a Bexs Pay, as vendas de e-commerce tiveram um crescimento de 27% em 2021. Por isso, o catálogo ganha uma importância ainda maior. Ao contrário do presencial, o ambiente online, muitas vezes, não proporciona o contato próximo do vendedor para sanar dúvidas ou, em alguns casos, demonstrar a utilidade do item presencialmente.
Por que o catálogo digital é um aliado nas vendas online?
No ano de 2021, a cada três pessoas que decidiram comprar online, duas desistiram por conta de uma experiência não agradável, de acordo com o anuário CX Trends 2022. Os motivos são diversos, como preço alto, falta de credibilidade da empresa e a falta de informação ou canais de atendimento para sanar as dúvidas.
Considerando essa quantidade de desistência, o catálogo digital pode ser um grande aliado para reduzir esse problema e aumentar a conversão, já que está pronto para responder às principais dúvidas do seu consumidor no exato momento da pesquisa. Vamos pensar em um consumidor que gostaria de adquirir o produto X. Se ele não tem uma loja de confiança, ele fará pesquisas na Internet para encontrar os vendedores.
Com essa informação mapeada, o próximo passo dele será analisar cada site para, assim, encontrar aquele que passa maior confiança para adquirir o produto. Coloque-se no lugar dele: em caso de dois sites com o mesmo preço, você escolheria aquele com menos informações e fotos ou o que apresenta as características, fala do uso e conta com fotos de qualidade? Sem dúvidas, o segundo.
Então, uma boa loja no e-commerce vai além de só possuir os itens para venda. É necessário olhar a jornada do consumidor e facilitá-la da melhor maneira possível para atrair o cliente e, assim, efetivar a compra. Com o sucesso, a fidelização pode acontecer por meio da confiança, já que ele saberá onde encontrar os próximos produtos.
Quais as vantagens para a empresa ao ter um bom catálogo digital?
Um bom catálogo digital conta, além das informações e das fotos de qualidade, com um layout agradável. Manter o material constantemente atualizado, com informações de produtos e de preço, também é fundamental. Isso proporciona às empresas a certeza de que levará ao consumidor o máximo de materiais para garantir o mínimo de dúvidas na hora de comprar
Mas não podemos esquecer que, mesmo com todas as informações possíveis, o atendimento ao consumidor, seja por chat, WhatsApp ou telefone, continua sendo uma opção extremamente importante, e um bom catálogo digital pode ajudar a suprir as dúvidas do cliente.
E para os consumidores?
Não adianta ter um preço melhor em comparação ao concorrente se a apresentação do produto não é feita da maneira correta. Com o catálogo digital, é possível unir o útil ao agradável e garantir a melhor experiência ao consumidor. Com isso, além de uma maior chance de finalizar a compra, a fidelização pode ocorrer de maneira mais fácil.
E o seu negócio, está pronto para ter o melhor catálogo digital?
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