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Chat GPT para empresas: três comandos para analisar dados de forma rápida e fácil

Por: Dyessica Abadi

Jornalista na WebGlobal

Jornalista Especialista em Conteúdo e Análise de Dados na WebGlobal. Crio conteúdo com base em dados para ajudar você a tomar decisões inteligentes para sua marca ou e-commerce. Premiada no 1º Prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação (2021).

Saber interpretar uma grande quantidade de dados e apresentá-los de forma clara e concisa pode ser um imenso desafio — especialmente para quem atua no frenético universo do e-commerce. Por isso, a maior vantagem competitiva para empresas que operam nesse meio é a capacidade de agir rapidamente e com precisão.

No entanto, como ler uma imensa quantidade de dados de forma rápida e eficaz? A resposta está na integração inteligente entre tecnologias avançadas. Um exemplo prático é a combinação entre o sistema de inteligência de mercado, WebPrice, e a inteligência artificial do Chat GPT.

Juntas, essas duas soluções podem transformar, em poucos cliques, dados brutos em insights claros e estratégicos. Neste artigo, você entende como fazer isso de forma simples e eficaz e ainda confere sugestões prontas de comandos.

Soluções de cada tecnologia para o seu dia a dia

O WebPrice é um sistema robusto de inteligência de negócios desenvolvido pela WebGlobal que combina big data, machine learning e inteligência artificial para captar, analisar e entregar dados do mercado online. Com essa solução, empresas de variados segmentos podem otimizar ações de:
inteligência de preço;
monitoramento de concorrência;
análise de mix de produtos;
mapeamento de canais de venda.

O Chat GPT, por outro lado, é um chatbot avançado desenvolvido pela OpenAI que pode processar informações e responder perguntas de forma conversacional, de modo muito semelhante à linguagem humana. Essa ferramenta de inteligência artificial pode ser usada para analisar grandes volumes de dados, identificar padrões e responder a consultas com informações estruturadas e insights claros.

Integrando dados do WebPrice com o Chat GPT

O Líder de Tecnologia e Especialista em Inteligência Artificial da WebGlobal, Thiago Silva, explica a principal vantagem de analisar dados com o Chat GPT: “A inteligência artificial traz amplitude para a arquitetura do pensamento, o que torna a formação do conhecimento mais simples para a tomada de decisões”, destaca.

O ChatGPT está na sua versão 4.0 e contém melhores recursos. Embora seja paga e ainda esteja em etapa de testes, ela inclui funcionalidades mais avançadas em comparação à versão gratuita — como a capacidade de entender arquivos enviados e gerar textos complexos.

Para extrair as melhores respostas possíveis, é importante saber dar comandos objetivos. “A lógica proposicional é absolutamente importante para qualquer aplicação de tecnologia. O prompt (comando inicial do usuário com todas informações necessárias para a inteligência artificial gerar respostas) é um exemplo, pois é relativo às abstrações de sentenças linguísticas”, ressalta Thiago Silva.

Para extrair insights úteis a partir da integração entre dados do WebPrice e Chat GPT, é necessário:

  • Baixar dados reais e atualizados em planilha CSV de produtos, marcas, lojas e ofertas do e-commerce;
  • Acessar versão GPT-4o para envio do documento;
  • Carregar o arquivo e construir seu prompt ideal.

Dicas:

● Para extrair respostas mais assertivas, liste suas principais dúvidas para, só depois, escrever os comandos;
● Lembre-se que melhorias constantes são importantes — você pode fazer isso direto no seu prompt ou pedindo melhorias conforme a inteligência responde.

No próximo passo, você confere sugestões de prompts para geração de insights acionáveis a partir da leitura de dados do WebPrice no Chat GPT.

Exemplos práticos de comandos para o Chat GPT

  • Para gerar relatórios comparativos de features de produtos

Suponha que uma empresa de eletrodomésticos deseje mapear funcionalidades ou recursos de produtos concorrentes, similares ou substitutos oferecidos por outras empresas. A partir de dados coletados no WebPrice, ele pode usar o seguinte comando, por exemplo:

“Com base nos dados do documento, compile um relatório comparativo detalhado das características e especificações de aquecedores de ambiente das marcas 1, 2, 3 e 4; liste as features de produtos com maior número de ofertas no e-commerce; destaque as principais diferenças e semelhanças entre as marcas; e forneça uma avaliação sobre como os produtos da empresa X se comparam em termos de funcionalidades e custo-benefício; por fim, sugira possíveis melhorias ou ajustes com base nas tendências de produtos com maior número de ofertas no e-commerce".

Como resultado, o Chat GPT entregou a seguinte resposta:

Com os comandos certos, é possível extrair informações sobre características mais evidentes no portfólio de produtos de determinadas marcas. Imagem: WebPrice/Divulgação
Também é possível destacar as principais similaridades e diferenças entre produtos de diferentes marcas pertencentes a uma mesma categoria. Imagem: WebPrice/Divulgação
  • Para analisar competitividade e share de mercado

Agora, imagine que essa mesma empresa deseja entender a posição da sua marca no e-commerce e as tendências atuais do mercado online e concorrência. O comando para análise desses dados pode ser:

“Com base nos dados do documento, liste quais são as cinco marcas com maior share de mercado com base no número de ofertas online disponíveis. Também identifique as três lojas onde cada uma dessas marcas tem maior presença no e-commerce. Traga possíveis estratégias para a marca D ser mais competitiva no mercado de aquecedores de ambiente".

Como resultado, o Chat GPT entregou as seguintes respostas:

É possível entender a dimensão das marcas no e-commerce a partir da análise do número de ofertas e/ou presença em marketplaces. Imagem: WebPrice/Divulgação
Analisar onde as marcas estão presentes ajuda a expandir canais de venda e aumentar a capilaridade. Imagem: WebPrice/Divulgação
  • Para identificar tendências de precificação do mercado

Exemplo de outra situação é quando a mesma empresa precisa saber quais são os preços praticados pelo mercado para comparar e melhorar sua estratégia de precificação — especialmente durante eventos importantes como a Black Friday. Uma sugestão de comando para essa análise pode ser:

“Com base nos dados do documento, analise as tendências de preços do produto F entre as diferentes lojas; compare o preço mais barato, preço médio e a diferença percentual; identifique quais lojas oferecem os preços mais competitivos e sugira ajustes necessários para tornar os preços mais atraentes durante a Black Friday; e inclua também uma análise do impacto dos descontos oferecidos (percentual de diferença) no ranking das lojas”.

Como resultado, o Chat GPT entregou a seguinte resposta:

Ao alimentar o Chat GPT com a base de dados do WebPrice, é possível entender, de maneira geral, a variação de preços praticados no e-commerce para determinada categoria de produto. Imagem: WebPrice/Divulgação
Este comando mostra quais lojas têm preços mais baixos e qual é o percentual com relação à média do mercado online. Imagem: WebPrice/Divulgação

Cada um desses prompts foram projetados para ajudar empresas a fazerem uso estratégico dos dados coletados pelo WebPrice. O objetivo é aproveitar a capacidade de processamento do Chat GPT para analisar informações de forma mais inteligente, rápida e personalizada.