Com a alta da inflação e a desvalorização do real, sabemos que o mercado não está tão favorável como gostaríamos. Os dados recentes das vendas na Black Friday mostram como o crescimento foi pouco expressivo com relação ao ano passado, mesmo com o avanço da vacinação e a redução de números de casos no Brasil.
Em meio às incertezas no mercado nacional, o desafio principal para os varejistas é pensar: o que fazer para melhorar as vendas neste Natal? Primeira coisa é ter pé no chão. Não espere ou crie expectativas gigantes de vendas, até porque boa parte dos brasileiros está com receio de começar o ano endividado.
Porém, saiba que se você for estratégico, sempre poderá encontrar boas oportunidades de vendas ainda esse ano, mesmo em cenários mais instáveis, através de alguns estímulos e gatilhos. Confira uma listinha que preparei abaixo para te ajudar nesse momento mais aquecido do ano!
1 – Preveja sua demanda de estoque
Pode ser que você venda mais produtos durante o Natal e Ano Novo. Mas como você sabe exatamente quanto estoque deve manter em sua loja ou depósito?
Sem fazer uma previsão correta, você pode acabar tendo pouco estoque, o que pode causar atrasos na entrega e gerar insatisfação dos consumidores.
Portanto, é importante que você possa prever sua demanda de estoque neste período de festas de fim de ano.
Analise os dados de vendas do ano passado para verificar os padrões de compra do cliente. Descubra quais produtos foram mais vendidos e quais não foram muito populares. Com esses dados, você certamente poderá se programar melhor e evitar surpresas.
2 – Faça uma análise da sua base de clientes
Sabemos que oferecer descontos genéricos para toda sua base de clientes não funciona. Analise o gasto médio de cada cliente, quais produtos mais compra, de quais categorias, enfim, pesquise a fundo o histórico de compra.
Essas informações são valiosas para você poder criar estratégias e campanhas específicas para cada grupo de clientes, baseado em seu perfil, poder aquisitivo e necessidades.
Utilizando uma boa tecnologia de CRM que empodera a empresa com esses dados, fica muito mais fácil converter!
3 – Forneça produtos combinados e ofertas
Você pode combinar vários produtos em um kit e criar preços especiais para eles. Você também pode usar a estratégia de marketing, compre 2 e ganhe 1, para determinados produtos que não afetarão sua margem de lucro.
O cashback também é uma estratégia para você usar nessa época do ano. Use um sistema inteligente para te ajudar a oferecer esse benefício de forma sustentável, potencializando as vendas e ainda garantindo a recompra lá na frente.
Outra coisa que você pode fazer é organizar um grande dia de liquidação na véspera de Natal ou de Ano Novo.
Concentre-se nos produtos que já estão há algum tempo em sua loja. Esta é uma forma rápida e eficaz de aumentar as vendas e, ao mesmo tempo, manter o estoque sob controle.
4 – Use o Whatsapp para vender mais
De acordo com uma pesquisa da Opinion Box 62% das pessoas já consultaram um vendedor via Whataspp durante o processo de compra. Use esse canal de comunicação para se relacionar com seus clientes.
A presença de consultores nos canais digitais é uma oportunidade única de encurtar a jornada de compra e gerar mais vendas.
O vendedor pode atuar tirando dúvidas, explicando funcionalidades, compartilhando informações sobre uso e novidades da marca.
Veja algumas sugestões de contato:
- Envie lembretes aos compradores que abandonaram o carrinho de compras uma vez por semana para incentivá-los a concluir as compras;
- Ofereça descontos para aqueles que não concluíram o pagamento;
- Dê ofertas especiais aos seus compradores fidelizados, oferecendo códigos de desconto nos produtos que estão interessados;
- Envie mensagens de “Feliz Natal” e aproveite para avisar sobre um produto novo que chegou no site ou loja.
Um CRM completo e outras tecnologias baseadas em dados podem te apoiar nesse momento para criar estratégias muito assertivas e conseguir fechar mais vendas neste Natal e Ano Novo. Boa sorte!