Muitas pessoas que já possuem uma loja física não acham necessário ter presença também na internet. Mas com o protagonismo da tecnologia nos tempos atuais, o e-commerce tem se tornado, cada vez mais, o favorito para as compras.
Neste artigo, veremos a importância de se dedicar a montar uma loja virtual mesmo já possuindo um estabelecimento e como fazer isso de maneira positiva para ambos os negócios.
Por que vale a pena investir no e-commerce?
O principal argumento a favor do comércio eletrônico: sua audiência é infinitamente maior, porque não depende de quantas pessoas passam pela sua rua ou galeria. Na internet, mesmo quem prefere comprar o produto em uma loja física costuma fazer buscas e avaliar os melhores preços.
Outra grande vantagem é a flexibilidade oferecida para quem vende online. Você pode não apenas oferecer seus produtos 100% do tempo, mas gerenciar seu empreendimento de onde estiver. Até seu atendimento ao cliente pode ser agilizado, com a publicação de uma página de FAQ, por exemplo.
Caso deseje ir além e deixar de manter o espaço comercial físico, é possível também economizar um montante bastante significativo com aluguel, despesas de manutenção, mão-de-obra e equipamentos, já que o e-commerce requer uma estrutura menor, mais dinâmica e simples.
Escolha uma plataforma que atenda à sua demanda
Embora seja possível criar a sua loja virtual do zero, isso requer altos custos de planejamento, desenvolvimento, design etc. Portanto, escolher uma plataforma já existente possibilita uma transição mais tranquila, segura e econômica. Além disso oferece suporte, fundamental para quem está começando nesse meio.
Não existe plataforma certa ou errada, e sim aquela que mais atende às necessidades do seu negócio. Começando pelo básico: verifique se a que você tem em mente possui um mecanismo de checkout intuitivo e seguro, boa navegação e layout responsivo, ou seja, adaptável a dispositivos móveis.
Depois selecione a sua favorita com base nos diferenciais, como integração com meios de pagamento, serviços de entrega e canais de marketing. Considere também a forma pela qual você pagará por ela: pela quantidade de produtos publicados, o volume médio de vendas ou as funcionalidades? Para mais dicas e fatores de análise, você pode assistir a este vídeo.
Capriche na apresentação dos produtos
Como no e-commerce não é possível conversar com o seu cliente e demonstrar o produto pessoalmente, é preciso se dedicar ao elaborar as informações e usar o máximo possível delas para uma apresentação mais esclarecedora e atrativa.
Crie títulos curtos mas objetivos, com palavras-chave que deixem bem claro do que se trata a sua mercadoria. E não se esqueça da descrição: nela, você pode prolongar um pouco mais o texto e fornecer detalhes sobre o material, as dimensões e outras propriedades do produto, além de algumas sugestões de uso.
Em relação aos recursos visuais, priorize imagens de boa qualidade, com tamanho razoável e iluminação adequada. Para tornar a apresentação ainda mais dinâmica e completa, que tal produzir alguns vídeos? Eles podem gerar um grande impacto e incentivar mais pessoas a comprar.
Priorize a usabilidade
Ainda se preocupando em manter a experiência do cliente o mais próxima possível de como seria em uma loja física, é preciso se certificar de que o seu e-commerce tenha uma navegação intuitiva e descomplicada.
Considere se o checkout é completo, com cálculo antecipado de frete, por exemplo, se os elementos estão dispostos de forma agradável e os botões destacados. Isso é muito importante para que ninguém desista de comprar e você não tenha altas taxas de abandono de carrinho.
A página de políticas de troca e devolução também precisa contar com todas as informações necessárias para que o seu cliente saiba antes mesmo de comprar como deverá proceder caso algo não saia exatamente como o esperado. Que tal possibilitar que ele retire ou troque o produto em sua loja física? Esse pode ser um diferencial.
Invista em SEO e marketing digital
Apesar de suas inúmeras vantagens em relação ao comércio em estabelecimentos físicos, a concorrência no e-commerce é maior. É preciso um esforço extra para se destacar e atrair as pessoas para a sua página, já que o consumidor em potencial se depara com uma infinidade de links.
Porém, há uma maneira eficiente de garantir que a sua loja virtual seja encontrada com facilidade. Como todas as pesquisas na internet começam nos buscadores, nada melhor do que aparecer entre os primeiros resultados desses serviços – e para tal existe o SEO, com suas estratégias de otimização de sites, e as plataformas de anúncios como o Google AdWords.
Redes sociais também são canais que oferecem uma excelente visibilidade para a usa marca. Crie seu perfil comercial naquelas que julgar mais relevantes para o seu público-alvo e invista em divulgações e campanhas criativas.
Entendido?
Dedicando-se a colocar essas ações em prática, a presença da sua loja na internet tende a fazer suas vendas aumentarem ainda mais. Lembre-se também de preparar o seu atendimento ao cliente para a demanda (é válido considerar oferecê-lo). Caso tenha interesse em se aprofundar mais no assunto, vale a pena conferir este curso online gratuito.