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Como construir um ambiente positivo na internet e a importância da confiança do consumidor

Por: Rogério Nicolai

Diretor de Negócios

Diretor de Negócios do Pinterest para o Brasil, Rogério se juntou ao time do Pinterest no início de 2021 como líder de uma das equipes de vendas para a América Latina. Antes de ingressar no Pinterest, Rogério trabalhou no Google por mais de 8 anos, passando também por outras grandes empresas como Natura ou Danone durante sua carreira.

Quem nunca teve uma experiência desadagrável pelo menos uma vez na vida durante alguma compra? Ou viu algo relacionado a alguma marca sobre um assunto negativo? Provavelmente, se já aconteceu, você nunca mais comprou lá ou toda vez que alguém comenta ou faz perguntas sobre a empresa, relata o caso. Agora, já imaginou o impacto disso para as marcas? Diversos fatores podem prejudicar a jornada de compras de clientes e até mesmo o processo de como atraí-los.

Os profissionais precisam fazer escolhas certas, colocando o bem-estar dos usuários como prioridade, para obterem resultados mais positivos no longo prazo.

A jornada de compras, que nada mais é do que o caminho, literalmente, que o consumidor faz, pode ser dividida, principalmente, em quatro fases: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra. E dentro de cada uma, diversos motivos podem quebrar esse percurso: a organização visual da página, a experiência do usuário no site, o ambiente digital em que a marca se encontra ou até mesmo a própria publicidade e posicionamentos que a marca apoia.

Diversas pesquisas e estudos já comprovaram que ambientes positivos geram impacto direto para marcas em todas as etapas do funil de vendas e que, além disso, fazem com que elas sejam mais lembradas pelos consumidores. E, na verdade, quando uma marca não está em um espaço positivo, as pessoas também notam. Arrisco dizer que esse impacto é até maior. Cada vez mais, as pessoas estão preocupadas e engajadas em como as marcas se posicionam em temas como diversidade, grupos minoritários – a inclusão é imprescindível. Afinal, queremos ser reconhecidos por elas e nos sentir representados, certo?

Além da propaganda

Todos nós somos diariamente impactados por diversas propagandas e que, muitas vezes, devido aos mecanismos de publicidade e às forças da inteligência artificial, podem deixar o ambiente exaustivo. Pensando nisso, dentro de um mundo digital inundado por negatividade, pensar em positividade pode trazer um retorno direto aos anunciantes. As redes sociais estão sendo cada vez mais responsabilizadas pela segurança dos usuários, e algumas plataformas estão se empenhando ainda mais com ações sobre o tema. Assim, tanto as marcas como os anunciantes também estão reconhecendo que um ambiente online positivo pode fazer toda a diferença.

Uma pesquisa do Pinterest com a Morning Consult descobriu que 60% dos adultos concordam que a internet parece sombria e assustadora hoje, e apenas três em cada dez pessoas dizem que se sentem seguras nas maiores plataformas sociais. É importante considerar esse poder da positividade e pensar em como criar de forma intencional um ambiente online otimista que beneficie pessoas, criadores, marcas e anunciantes. Ainda de acordo com a pesquisa, a negatividade é ruim para os negócios: dois em cada três adultos concordam que é responsabilidade da marca anunciar em um local seguro, evitando conteúdo negativo.

Por isso, é ainda mais essencial que os profissionais de marketing estejam atentos, entendam seu público e que, além disso, promovam a inclusão e a representatividade da nossa sociedade em suas campanhas. Dessa maneira, eles podem garantir que seu conteúdo seja relevante para seu público-alvo e que tenha ressonância com ele, beneficiando a imagem da marca e, consequentemente, gerando incremento de receita.

É possível criarmos uma internet melhor e mais positiva sem esquecer do ROI. É importante lembrar que apoiar temas como esses para os negócios é também um compromisso e um cuidado que todos nós, também dentro desse mercado, temos que ter para promovermos uma sociedade melhor. É importante para os profissionais fazerem as escolhas certas, colocando o bem-estar dos usuários como prioridade, para assim obterem resultados mais positivos no longo prazo, que afetem de forma positiva a saúde mental da sociedade – e não apenas focar em táticas de marketing de curto prazo para atrair cada vez mais usuários e visualizações, sem o olhar para o que realmente importa.