Ao contrário do que alguns possam pensar, o Facebook continua vivíssimo! E, mesmo com quase 3 bilhões de usuários cadastrados, ainda cresce e se renova, sendo a maior rede social em atividade no planeta — está, inclusive, à frente do YouTube, que é a segunda maior. Só no Brasil, são 130 milhões de contas, número que ultrapassa o equivalente à metade da população do país.
Mas não são apenas os números impressionantes que fazem do Facebook uma boa plataforma de anúncios em 2021. A principal vantagem é que a rede está em todo lugar na Internet. Seja em botões de compartilhamento, logins sociais, outras redes que fazem parte da holding (como Instagram e WhatsApp), entre outros. Tudo isso é o motor que alimenta o algoritmo com dados que tornam os anúncios sempre mais relevantes para quem os vê e geram maior lucro para quem anuncia.
Por esses motivos é que, em pleno 2022, o Facebook não pode ficar de fora da estratégia de mídia de um e-commerce. A grande questão é: como trabalhar com o potencial dessa rede de forma correta?
Estude o funcionamento do Facebook Pixel
Um passo fundamental para obter resultados é instalar o Facebook Pixel. Por meio dele será possível entender melhor o comportamento da audiência, para a partir disso otimizar anúncios e landing pages. Outra vantagem é poder com esses dados criar audiências personalizadas com base nos gostos da sua audiência para alcançar pessoas com perfis parecidos, o chamado público look alike.
O Pixel ainda ajuda a entender a que tipo de jornada de compra seus clientes são mais inclinados: se compram mais rapidamente com base em reviews e preço ou se percorrem um longo funil até alcançar a decisão de compra, por exemplo. Sem pretender esgotar as funcionalidades da ferramenta aqui, menciono também (e porque não poderia deixar de fora) a funcionalidade de remarketing, que é grande aliada das conversões.
Entenda o Gerenciador de Anúncios do Facebook
Familiarizar-se com o Gerenciador de Anúncios do Facebook é importante, já que é por ali que você vai trabalhar nas suas campanhas. Portanto, aprender a criar campanhas, objetivos (vendas, reconhecimento de marca etc.), anúncios, segmentações, orçamentos etc. é fundamental para começar a fazer boas vendas na plataforma.
Aprenda sobre segmentação
Além dos públicos look alike que mencionei acima, localização, idioma, vínculos familiares, nível de estudo, interesses, conexões são apenas alguns exemplos do que você pode escolher na hora de segmentar uma audiência. Ou seja, saber quem atingir, em que momento da jornada de compra e com que mensagem é a espinha dorsal de qualquer estratégia envolvendo anúncios. Por isso, quanto mais testes você fizer, mais conhecerá a ferramenta e mais a ferramenta conhecerá a sua audiência, melhorando os resultados das campanhas.
Esses são apenas alguns passos. Conforme for estudando as ferramentas e estratégias possíveis dentro do Facebook, você verá que existem muitos caminhos e possibilidades. E, se ainda não começou, comece agora a estudar Facebook Ads para ver os resultados crescerem dia após dia!