A entrega das encomendas é um dos momentos mais importantes para uma loja virtual, pois o sucesso do processo pode determinar a satisfação do cliente e sua disposição para voltar a fazer negócio.
Neste sentido, escolher uma transportadora para e-commerce que atenda às demandas do seu negócio virtual, seja confiável e ofereça custos de frete atrativos é muito importante para o crescimento da loja online.
Mas quais questões levar em consideração na hora de pesquisar opções no mercado e escolher uma delas? A seguir, trazemos algumas informações importantes que vão te ajudar nesse processo.
Qual a melhor transportadora para e-commerce?
Quando pesquisam opções no mercado, os lojistas na maioria das vezes se deparam com a questão: qual a melhor transportadora para e-commerce? A resposta para essa pergunta é curta: depende.
Depende de fatores como o tamanho do seu e-commerce, o perfil do seu público-alvo e a estrutura oferecida pela transportadora, tanto para a retirada das encomendas quanto para a entrega em todo o Brasil.
Uma coisa é fato: parte considerável dos lojistas compreende que há muito o que melhorar em seus processos logísticos. Só para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Clique e Retire em parceria com o E-commerce Brasil, 54% dos lojistas que vendem no e-commerce avaliam seus próprios serviços de entrega como razoável ou ruim.
Parte do problema pode estar justamente na escolha equivocada da transportadora para e-commerce. Não que as empresas de transporte ofereçam serviços ruins. A questão é que, muitas vezes, os serviços que elas oferecem não atendem as necessidades do seu negócio. O que fazer? Atente-se às dicas a seguir!
8 critérios para escolher uma transportadora para e-commerce
Antes de escolher uma transportadora para e-commerce, avalie alguns critérios importantes que poderão fazer uma grande diferença na gestão logística de seu negócio. Esses critérios são:
Estrutura
Qual o tamanho da transportadora para e-commerce? Qual o tamanho da frota e quais modais a empresa usa para entregar as encomendas? Quantas agências ela possui e qual a mais próxima de você? São questões importantes a serem consideradas.
Área de cobertura
Ao pesquisar as opções de transportadoras para e-commerce, analise qual a área de cobertura das entregas. Uma loja virtual pode ser acessada por pessoas de todo o país, então a empresa que cuida da logística do seu negócio precisa estar apta a realizar entregas de norte a sul.
Reputação
Cheque a opinião de clientes em relação a transportadora e verifique se ela apresenta problemas recorrentes. Algumas reclamações sobre questões críticas, como atrasos constantes ou dificuldades para rastrear os pedidos, podem fazer o alerta vermelho disparar.
Modalidades de frete
Esse é um ponto crucial. Uma transportadora para e-commerce deve oferecer opções de frete ao lojista e, consequentemente, ao consumidor. Há clientes que preferem entregas mais baratas (chamadas de econômicas) e há aqueles que prezam pela agilidade, preferindo entregas mais rápidas (expressas). Uma loja virtual inteligente oferece essas opções ao consumidor.
Prazo de entrega
Verifique os prazos de entrega das transportadoras tanto em serviços econômicos quanto expressos. Comparar os prazos (e preços) entre uma e outra para envios com o mesmo destino é um exercício interessante de análise que pode levar o lojista a eleger sua preferida.
Preços
Obviamente, o preço do serviço é um fator importante a ser considerado. Faça a análise proposta no tópico acima e veja quais as transportadoras mais vantajosas. Se for o caso do seu negócio, verifique se há descontos e condições especiais para lojistas que fazem volumes maiores de envios.
Seguros e ação diante de avarias
Pesquise com atenção quais as políticas de seguro da transportadora para e-commerce em caso de problemas como furto, roubo, avarias ou sumiço do pacote. Analise questões como: qual o valor segurado? Como o seguro pode ser solicitado? Em quanto tempo o dinheiro é recebido?
Rastreamento de encomenda
O rastreio de encomendas é muito importante tanto para o lojista quanto para o cliente. Ao pesquisar as opções de empresas de transporte, cheque como o rastreamento pode ser feito e quão simples e completo é o processo.
Simplifique o processo
Há serviços especializados em logística para e-commerce no mercado que oferecem ao lojista a opção de pesquisar e contratar fretes para e-commerce com diversas transportadoras usando a mesma ferramenta.
Nessas plataformas, o empreendedor pode escolher as modalidades de frete, o preço mais barato e outras comodidades e fechar o envio sem precisar firmar contrato individual com nenhuma empresa de transporte.
Esse tipo de solução costuma ser vantajoso porque oferece diversas opções ao lojista, que consegue fazer pesquisas rápidas e sem precisar despender tempo analisando transportadora por transportadora.
Além disso, o modelo de operação dessas plataformas faz com que elas consigam negociar frete sem grandes quantidades, barateando os preços oferecidos e beneficiando todos os usuários.
Vale a pena se informar e checar se os serviços de uma plataforma de cotação e contratação de fretes como essa não é uma alternativa mais prática e vantajosa para a sua loja virtual.
Além disso, verifique se a transportadora escolhida atende aos critérios descritos neste artigo. Tal cuidado pode tornar o processo logístico do seu negócio mais seguro, barato e eficiente.