“Marketing de Conteúdo é uma abordagem de marketing estratégica focada em criação do conteúdo valioso, relevante, e consistente para atrair e reter uma audiência especifica e definida e que no final resulta em ações lucrativas”.Em poucas palavras, marketing de conteúdo é como você atrai e engaja seus consumidores. Entretanto, o foco do marketing de conteúdo não é vender os produtos. Isso é um aspecto de comportamento de consumidores muito curioso que hoje em dia tornou-se uma parte importante de objetivos de qualquer negócio – interagir com seus clientes online. Conteúdo está no palco desde os tempos mais antigos. Portanto, a grande parte desse conteúdo foi produzida sem ter objetivos claros e não alcançava o público-alvo. Marketing de conteúdo feito corretamente resulta nos comportamentos diferentes dos seus clientes potenciais: eles param, leem e refletem. Entretanto, há muita polêmica sobre como medir os esforços de marketing de conteúdo de uma empresa e como justificar as despesas. Provavelmente os objetivos que você definiu antes de começar a sua campanha não têm valor monetário, mas caso esteja buscando mais seguidores, assinaturas, formas de contato preenchidas, downloads etc, seus objetivos podem e devem ser medidos. Mas antes de medir o ROI do Marketing de Conteúdo, vamos analisar os passos essenciais que cada empresa deve seguir planejando a estratégia de marketing de conteúdo caso para obter ROI maior. (1) Comece pensando no fim. Decida qual retorno você quer conseguir e trabalhe focando nisso. Começando com os resultados finais em mente não é uma técnica nova, porém ela é muito eficiente. Ela inclui várias estratégias importantes, entre elas: estabelecer objetivos, definir sua missão, identificar resultados desejados e escolher prioridades. (2) Conheça o seu público. Crie conteúdo valioso e de boa qualidade sobre os assuntos que o seu público estiver pesquisando. Faça pesquisas de palavras-chave, pergunte aos seus clientes qual conteúdo eles preferem encontrar nas suas páginas, etc.

Ferramenta de Analítica de Palavras-chave da SEMrush
(3) Faça análise de concorrência. Pouca pesquisa pode resultar em incapacidade de atrair seus consumidores. Por isso monitoramento de seus concorrentes e análise de atividades deles são coisas que devem ser feitas diariamente para tentar prever a estratégia deles e o futuro comportamento. Analise o que seus concorrentes estão dizendo sobre o tema da sua área e qual conteúdo estão criando. BuzzSumo
(4) Dê atenção aos dados antigos: analise seus dados estatísticos antigos e separe os temas que trazem maior tráfego e o convertem para leads. Você pode estar errado sobre quem realmente é o seu público.
(5) Verifique que seus objetivos estejam de acordo com a cultura da empresa e modelo de negócios. Além disso, ao planejar a sua estratégia, avalie seus recursos e oportunidades. Você precisa definir objetivos alinhados com o modelo de negócios, orçamento e recursos. (6) Brainstorm para obter novas ideias. Hoje em dia quando cada empresa cria conteúdo, encontrar ideias novas não é nada fácil. Procure nas mídias sociais, fontes online de referência, use ferramentas especializadas em pesquisa de palavras-chave, analise seus conteúdos antigos e trabalhe junto com seus clientes - tudo isso vai te ajudar a melhorar suas sessões de brainstorming. Quais são as métricas de Marketing de Conteúdo mais importantes? Métricas de conteúdo dependem dos seus objetivos. O que você está buscando? Mais leads? Links? Compartilhamentos? Maior tempo no site? A pergunta mais importante que um profissional de marketing de conteúdo pode se fazer é “para que estou criando este conteúdo?”. Pense nos resultados finais e meça seu conteúdo de acordo com o papel dele no funil de vendas. Leads não é o único objetivo possível da sua estratégia. Você pode estar buscando mais visibilidade para sua empresa ou querer estabelecer-se como um líder de opinião na sua área. Use dados analíticos para avaliar suas atividades de marketing de conteúdo, desde criação e até distribuição e nunca crie nenhum conteúdo sem ter estabelecido os objetivos antes. Métricas para alcançar liderança na área (1) Métricas Sociais: compartilhamentos, comentários e curtidas vão demonstrar o interesse em seu conteúdo e a rede social, através da qual foi mostrado o interesse vai providenciar informações valiosas sobre os canais de comunicação prediletos do seu público. Invista em relacionamentos com influenciadores de opinião, pois eles conseguem amplificar o alcance do seu conteúdo com um like ou compartilhamento.

Google Analytics
(3) Tonalidade de respostas e reações ao seu conteúdo no blog e redes sociais vai ajudar a entender a ressonância emocional do seu conteúdo e como ele foi recebido pelo seu público.
(4) Tráfego de referências e backlinks. Atenção à qualidade e quantidade de tráfego de referências, backlinks e domínios de referência. Maior a taxa de autoridade deles, melhor para seus RPs e SEO.
Backlinks no Relatório de Domain Analytics da SEMrush
(5) Reposts. O número de reposts e a qualidade de mídia que reposta seu conteúdo representam a qualidade do seu conteúdo. Métricas de Resultados de Pesquisa (1) Análise de tráfego de pesquisa orgânica vai mostrar o que traz mais tráfego para o seu site. Normalmente, uma campanha de conteúdo bem feita deve começar atrair mais e mais tráfego com tempo.
Ferramenta de Position Tracking da SEMrush
(2) Rastreie seus objetivos de palavras-chave caso esteja usando conteúdo para melhorar ranqueamentos para certos termos/palavras-chave, meça o quanto o conteúdo move os ranqueamentos.
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