Uma das formas de tornar as empresas mais eficientes é reduzir custos. Um dos grandes pilares de custo é o atendimento, desde a pré-venda de um produto até o pós-venda (que geralmente é feito por um call center ou uma equipe de atendimento interna).
Um dado interessante é que, segundo a Revista do Call Center, quase metade das empresas (46%) afirmam que precisarão de mais automação para lidar com o volume de tarefas até 2018 e 94% delas concordam que a automação inteligente pode aumentar a produtividade (e com certeza vai). Mas afinal, como podemos reduzir custos com atendimento?
Esteja disponível para seus clientes
Você já precisou falar com uma empresa e não conseguiu ou demorou mais do que 10 minutos porque precisou ficar esperando alguém te atender ou responder seu e-mail? Pois é, eu1 também! Por isso é super importante que sua empresa disponibilize (no site ou em redes sociais) um chat para o cliente entrar em contato, pois hoje em dia é muito fácil mudar de empresa se você não encontra a informação que precisa.
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Se o consumidor precisa realizar um compra online e não encontra todas as informações que precisa disponível, geralmente vai para o próximo site, pois sabe que se mandar um e-mail vai levar um tempo até receber sua resposta. Mas por que um chat? Bom, atualmente como você se comunica com sua família e amigos? Whatsapp? Facebook Messeger? SMS? Nada melhor do que o bom e velho chat para nos comunicarmos.
Automatize seu processo de atendimento
O investimento em automação dos processos é sempre muito bem-vindo e pode trazer diversos benefícios. Automatizar um processo permite que os funcionários tenham mais tempo para realizar atividades mais importantes, como o próprio atendimento ao cliente.
Se antes um funcionário atendia 100 clientes e gerava 50 boletos, agora ele pode atender 120 clientes, pois o envio do boleto está automatizado, ajudando a reduzir custos.
Ao ter um processo automatizado, além de você reduzir as tarefas repetitivas, você também mitiga os erros que podem ser gerados por processos manuais.
Nesse caso vamos supor que desses 50 boletos gerados, cinco acabavam com um erro manual. Ao automatizar o processo, esse erro não acontece mais e de quebra você reduz custo com impressão, Correios, entre outros. Se cria agilidade, reduz custos e gera eficiência.
O segredo é não ter medo de investir em tecnologia, afinal quem não inova fica para trás. Esteja sempre ligado nas novidades do mercado e aberto para implementar melhorias e inovação na empresa.