- A indústria não tem estrutura para fazer venda pulverizada. Logística fracionada e crédito para pequenos varejos são alguns dos primeiros problemas que aparecem;
- Ainda que consiga, existe o risco de conflito de canal com o(s) distribuidor(es) na região do varejista que está comprando.
Como resolver o conflito de canal indústria / distribuidor com e-commerce B2B
A relação entre Indústria e seu canal de venda, principalmente seus Distribuidores, é sempre um tanto conturbada. Um mix de amor e ódio, de altos e baixos, de confiança e desconfiança. E é justamente neste ponto que a digitalização da venda B2B permite novos modelos de negócio para aproveitar as sinergias e reduzir os conflitos.
A indústria precisa que seu produto esteja no maior número de pontos de venda possível, mas nem sempre o distribuidor consegue ter capilaridade e capacidade de atendimento e venda para ter uma ampla cobertura da base de clientes, principalmente nos menores e mais distantes. E aí começa a dúvida da Indústria. Como ela pode atuar para vender mais e ainda assim não gerar conflitos com os atuais distribuidores?
Uma das alternativas para fazer venda em clientes pulverizados, onde o custo da venda é alto pelo retorno que ela gera, é na digitalização da venda, através de uma plataforma de e-commerce B2B. O e-commerce B2B permite que os clientes possam fazer suas compras e reposição de estoque de forma digital, sem a necessidade de um vendedor presencial toda semana ou mês.
Porém, em médias e grandes indústrias, esta estratégia de venda B2B digital esbarra normalmente em 2 pontos:
Comentários