O WhatsApp é atualmente uma das principais ferramentas de comunicação e está presente no dia a dia de todas as empresas.
Segundo uma pesquisa realizada em parceria entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o WhatsApp é também o principal canal de vendas para 67% das empresas do setor de comércio e serviços no Brasil.
Agora, como você pode utilizar esse canal de maneira efetiva para se conectar com seus clientes e gerar mais vendas?
Vejo de forma recorrente uma série de erros e práticas que acabam com as vendas das empresas.
O WhatsApp é uma ferramenta barata e funcional, mas, para aproveitar as oportunidades e impulsionar as vendas através desse canal, é crucial adotar estratégias eficazes que vão além da simples transação comercial.
Hoje trago para você três dicas simples e práticas para se destacar e conseguir mais sucesso através do WhatsApp.
1. Tempo de resposta importa
Certa vez, tentei agendar uma consulta médica, e o canal preferencial de contato da clínica era o WhatsApp. Tentei fazer uma ligação sem sucesso (alguns clientes são antigos e preferem conversar com alguém), e só tive resposta dois dias depois do meu primeiro contato. Obviamente, não fui à consulta com esse médico.
Vejo isso acontecendo em diversas empresas. Uma empresa de segurança realizou uma auditoria de todos os contatos recebidos e não respondidos em 2024. Foi estimada uma perda superior a R$ 1 milhão em possíveis negócios.
Quando o seu cliente envia uma mensagem pelo WhatsApp, diversas vezes ele já está no “fundo do funil”, pronto para comprar, e está apenas com alguma dúvida pontual para concluir a compra (ou, no caso de uma venda mais complexa, precisa de orientações mais específicas). Se você demora para responder, há uma chance GRANDE de perder vendas.
Caso você ainda não possa ter uma equipe dedicada ao WhatsApp, faça o possível para distribuir responsabilidades na equipe e ter uma rotina de checagem a cada hora, por exemplo, para garantir que as mensagens serão respondidas em tempo hábil.
Alguns experimentos já foram feitos, e empresas que têm o tempo de resposta menor que dois minutos conseguem cerca de três vezes mais conversões do que empresas que demoram para responder.
2. Mais conversas, menos spam
Quase todos os dias, recebo alguma mensagem não solicitada em meu WhatsApp. Essas comunicações chegam por meio de mensagens diretas, listas de transmissão ou grupos criados por apenas alguns minutos – grupos cujo único objetivo é enviar uma mensagem “spam” e depois serem excluídos.
Eu sei que muitos “gurus” falam que é isso que você deve fazer para vender mais, mas, se você fizer isso, simplesmente estará enviando um spam, e não criando uma conversa real com seu cliente.
O e-mail marketing ainda é o canal com maior ROI, porém a taxa de spam nos últimos anos cresceu de forma absurda, e com o WhatsApp está acontecendo o mesmo.
A questão que você deve ter em mente ao usar o WhatsApp no seu negócio é: qual o objetivo de enviar uma mensagem para várias pessoas?
Sim, a venda é o objetivo final, mas lembre-se de que a característica principal do WhatsApp é uma CONVERSA 1 a 1. Você não está enviando uma mensagem para mil pessoas. Você está enviando uma mensagem para uma pessoa, mil vezes.
Ou seja, suas mensagens devem ter o objetivo, sim, de levar a uma venda, mas, para isso acontecer, você deve iniciar uma conversa PRIMEIRO e só depois conduzir seu cliente para a venda.
Por exemplo: em vez de enviar uma mensagem “Compre meu novo produto maravilhoso”, você pode enviar perguntas como:
– “Você ainda está interessado (nisso)?” – caso um potencial cliente tenha demonstrado interesse no passado e acabou não comprando;
– “Temos uma nova coleção de roupas e gostaríamos de ouvir sua opinião. Posso enviar para você?” – dessa forma, você engaja o cliente e ele se sente valorizado por poder participar e opinar sobre seus produtos;
– “Você está satisfeito com a sua compra do produto x?” – além de ser uma oportunidade valiosa de feedback, você abre uma conversa focando em oferecer novos produtos e serviços.
Essas são mensagens simples que podem abrir diversas oportunidades de conversas e, consequentemente, vendas. Mas não deixe de definir um workflow em seu CRM de quanto tempo depois de um contato ou de uma compra você entrará em contato novamente com seu cliente. Assim, você não perderá oportunidades de vendas futuras.
3. Vida multicanal
A maioria das pessoas hoje está nas redes sociais. Quanto mais presentes estivermos na vida e na mente dos nossos clientes, maior a chance de eles se lembrarem de nós e comprarem. Além disso, seu cliente não está apenas olhando “você”. Ao realizar qualquer compra, ele está te comparando, no mínimo, com mais um concorrente.
Como se destacar então? Criando confiança. E as redes sociais são ótimas para gerar essa autoridade e confiança, e você também pode usá-las para gerar contatos via WhatsApp (e o contrário também).
Por exemplo, você pode criar um vídeo com “dicas de look” e enviar isso como conteúdo de nutrição para seus contatos no WhatsApp.
Assim, você criará uma forma de relacionamento a longo prazo, e suas mensagens não serão apenas de “vendas”, mas criarão uma relação e conexão genuína com seus clientes.
Da mesma forma, você pode “apresentar sua nova coleção” nas redes sociais, e os interessados podem enviar mensagem para o WhatsApp. Essa sinergia entre canais é cada vez mais importante para você estar nos mesmos canais naturais em que seu cliente também está.
Lembre-se de que empreender é um jogo de longo prazo, baseado em relações humanas. Seu cliente é uma pessoa que tem medos, dores, desejos e necessidades. Quando você identificar a real necessidade dele através de um contato humano e real, você conseguirá criar um fã para a vida inteira.
Agora que você leu essas dicas, o que você fará hoje para vender mais pelo WhatsApp?