O mercado de e-commerce está em constante expansão e vem ganhando cada vez mais adeptos às compras online. Com o setor automotivo não tem sido diferente, a venda de carros pela internet se tornou uma prática possível e uma opção entre os consumidores. Segundo a Gfk, empresa de estudos de mercado, 80% dos potenciais compradores de automóveis pensam em uma jornada no ambiente digital.
Para se adequar ao atual cenário, concessionárias, montadoras e distribuidores de veículos começaram a apostar nesse modelo de negócios. A seguir, mostrarei o que é preciso se atentar antes de investir em um e-commerce automotivo e apostar sem medo nesse universo!
1 – Atraia visitantes ao seu site com Ads, e-mail marketing e boas práticas de SEO
Levar o cliente à concessionária ainda é o principal desafio, mas a primeira porta pela qual ele deve entrar é a do showroom virtual. E, ter uma estratégia para gerar tráfego para o site da distribuidora é a forma mais inteligente de fazer com que isso aconteça. Se você investe em Google Ads ou Facebook Ads, sabe que essas são as formas mais simples de colocar a sua concessionária na frente das pessoas durante uma busca na internet. Mas a mídia paga não deve ser utilizada sozinha.
O e-mail marketing e boas práticas de SEO também podem ajudá-lo a atrair visitantes ao e-commerce automotivo. Além disso, as newsletters, ou seja, os e-mails enviados periodicamente, podem ser segmentadas pelo interesse do usuário e geram ótimos resultados quando utilizados de forma estratégica. Ao mesmo tempo, um bom trabalho de SEO pode te garantir as primeiras posições nas páginas de pesquisa do Google e, consequentemente, mais acessos em seu site.
2 – Invista em fotos, vídeos e na descrição completa dos seus produtos
As fotos e vídeos que você produzir dos seus veículos serão, de fato, as únicas formas de mostrar com detalhes os atributos do produto que você quer vender. Ou seja, serão elementos fundamentais da sua loja virtual. Os títulos e a descrição dos veículos também merecem uma atenção especial. Isso ajudará o Google a detectar a relevância do texto para o seu público-alvo.
Deixe bem claro as informações do veículo: modelo, ano, cor e demais condições mecânicas do carro. A ideia é que você ofereça em seu e-commerce a mesma experiência que teria em sua loja física. Ou seja, tenha todas as informações à disposição.
3 – Divulgue ofertas e condições toda semana
Você dificilmente deixaria sua loja física com preços desatualizados e ofertas inválidas anunciadas, concorda? O mesmo deve valer para o seu showroom virtual. Ofertas, preços e condições desatualizadas além de gerar insatisfação no seu possível cliente, podem te trazer graves prejuízos financeiros. Portanto, defina um responsável e crie uma rotina constante de atualizações, assim, as oportunidades de vendas aumentam.
4 – Utilize uma plataforma de e-commerce especializada em veículos
Ao mesmo tempo que vemos a mudança no comportamento do consumidor, percebemos o amadurecimento do mercado. Concessionárias, revendas e multimarcas buscam por soluções para oferecer mais comodidade aos compradores de veículos através de uma jornada 100% online.
Porém, é preciso estar atento se a plataforma escolhida oferece todos os atributos necessários. Meios de pagamento diversificados, simulação de financiamento de forma prática e rápida, contrato digital e a possibilidade do cliente optar por receber o veículo em casa são alguns dos recursos indispensáveis para sua loja virtual de veículos.
5 – Entregue segurança e praticidade
Além da facilidade, outro ponto importante quando falamos de compra online é a segurança. O Brasil, no mundo, só perde para o México em número de fraudes virtuais. Além de que, atualmente os usuários prezam muito pela privacidade dos próprios dados, principalmente após a chegada da Lei geral de proteção de Dados (LGPD). Por isso, invista em ferramentas para garantir que não sejam aplicados golpes em seu e-commerce automotivo, além de manter os dados dos seus clientes em segurança também.
6 – Tenha um atendimento diferenciado com especialistas em e-commerce
Para o seu negócio se destacar no mundo da internet, você precisará de mais do que apenas bons preços. O seu atendimento ao cliente tem que ser impecável. Para isso, você precisa ter ao seu lado os profissionais certos. Contratando novos ou capacitando os atuais. O ideal é que toda a equipe seja capacitada e orientada a trabalhar de forma digital.
Além disso, outro fator primordial é diversificar os canais de atendimento. Utilize diferentes frentes de comunicação, como telefone, chat, WhatsApp e e-mail, para satisfazer a demanda do consumidor por mais praticidade.