O mundo globalizado vem exigindo cada vez mais que as empresas se tornem mais eficientes. Mas, afinal, o que é ser eficiente? Eficiência é quando uma empresa consegue fazer mais com menos, ou seja, gerar mais receita com menos custos. Parece simples? Nada disso. Tornar a empresa eficiente é um dos maiores desafios dos empreendedores e dos empresários, pois a concorrência está cada vez maior.
Antigamente, para fechar uma venda era necessário ligar e visitar o cliente, e isso gerava custos adicionais na venda do produto. Entretanto, hoje em dia um site, uma ligação online ou uma simples mensagem já são suficientes para conquistar um novo cliente, tornando a competição muito mais acirrada. Mas afinal, como tornar as empresas mais eficientes?
Vendas online
Segundo o relatório State of Connectivity 2015, a internet está presente para 3,2 bilhões de pessoas em todo o mundo — isso representa 43% da população mundial. No Brasil o cenário é bem melhor: 58% das pessoas possuem acesso à internet. Portanto, nada melhor do que utilizar isso a nosso favor. As vendas online estão cada vez mais acessíveis e são mais baratas do que a venda presencial.
O primeiro passo para começar suas vendas online é ter um bom site para conquistar seus clientes. Antes, porém, é preciso saber:
- quem é o seu público-alvo;
- quais são seus hábitos;
- sua idade;
- onde está localizado;
- é homem, mulher ou ambos;
- qual o seu poder aquisitivo;
- qual seu cargo.
São algumas das informações necessárias para definir quem é seu público-alvo e criar um site para atraí-lo. E não se esqueça do mais importante: um site bonito é essencial, mas não é tudo. O cliente que entrar nele precisa ter uma boa experiência de uso e querer voltar.
Redução de custos
Reduzir custos também é um grande desafio. Ainda mais no Brasil, onde temos uma inflação alta (10,67% em 2015 e 6,29% em 2016). Nos EUA e no Japão, por exemplo, a inflação em 2015 foi de 0,73% e 0,10%, respectivamente, e em 2016 2,07% e 0,30%. E o que isso significa? Que em 2015 o preço médio dos produtos comercializados no Brasil aumentou 10,67% e 6,29% em 2016. Ou seja, todo ano o custo aumenta, por isso esse é um grande desafio.
O primeiro passo para reduzir os custos é saber quais são seus custos. Ter um bom controle financeiro é essencial para conseguir identificar quais são os custos mais relevantes e os que estão impactando a sua operação. Depois de classificar os custos do mais relevante para o menos relevante, faça um comparativo com o mercado — veja se está pagando um preço justo por eles. Sem se esquecer que os custos são necessários para o funcionamento da empresa. Por isso é importante identificar os custos que podemos reduzir sem diminuir a qualidade dos produtos ou serviços prestados. Por exemplo: o tipo de lâmpada que se utiliza no escritório, será que é a mais econômica?
Como vimos, aumentar as vendas e reduzir custos são extremamente importantes para ganhar eficiência na empresa. O próximo desafio é como aumentar suas vendas online e como e quais custos reduzir.