Como enfatizei no artigo anterior, a inteligência artificial tem sido bastante utilizada no comércio eletrônico. Mas, hoje, quero destacar o uso do reconhecimento de imagem, uma capacidade da inteligência para identificar, classificar e distinguir imagens.
Essa tecnologia já é bastante utilizada por mecanismos de pesquisa, como o Google e Bing, e até em vistoria e auditoria de produtos. E está se tornando cada vez mais comum no comércio eletrônico, como forma de elevar a experiência de compra online. Conheça, a seguir, algumas das aplicações do reconhecimento de imagem no e-commerce.
Busca por cor
A busca por cor é uma facilidade dentro da loja virtual para os consumidores que têm preferência pela cor do produto que pretendem adquirir. Hoje, já é possível ter essa funcionalidade dentro da loja de forma automática, por meio do reconhecimento de imagem da inteligência artificial.
Ela decodifica a informação de cor direto da imagem. Dessa forma, quando uma pessoa digita, por exemplo, “blusa amarela”, ela traduz esses termos em números e procura esses números nas imagens do catálogo de produtos da loja. Se houver um produto ou mais com essas mesmas informações, eles logo aparecerão nos resultados de busca.
Esse recurso funciona muito bem em lojas de roupas, pois, mesmo que na imagem o modelo esteja usando outras peças com cores diferentes da escolhida, a inteligência analisa apenas o item e a cor procurados.
Sem o reconhecimento de imagem é mais complexo de oferecer a busca por cor para os clientes. O lojista tem que demandar uma equipe para criar categorias ou atributos para cadastrar e informar por escrito a informação de cores de cada produto. Ou precisa inserir essa informação no título e/ou descrição dos produtos, um por um. Além de demandar mais trabalho e tempo, ainda há um risco maior de erros.
Compra por look
Uma outra aplicação do reconhecimento de imagem no e-commerce é em um tipo de vitrine voltada para o segmento de moda, chamada “compra por look” — que favorece o cross sell ou compra casada.
Ela geralmente aparece nas páginas de produtos e funciona assim: quando um cliente clica em um blusa, por exemplo, é comum que haja um(a) modelo vestindo essa blusa, assim como outras peças de roupa e acessórios. Nesse momento, a inteligência artificial, pelo reconhecimento de imagem, identifica as outras peças do look e oferece para compra nessa vitrine.
Às vezes a pessoa está procurando apenas um item, mas acaba gostando do conjunto, vê a foto e isso chama a atenção dela, despertando a vontade de usar um look igual, com as mesmas peças e até acessórios. Com isso, a “compra por look” agiliza o processo e facilita a compra em conjunto para essa pessoa, que não vai precisar ficar procurando os outros itens dentro da loja.
Busca por imagem
A busca por imagem é uma tecnologia que une o reconhecimento de imagem e a realidade aumentada. Já é bastante utilizada por mecanismos de busca, como Google e Bing. Porém, já está presente em gigantes do comércio eletrônico, como Amazon e eBay.
Digo que é uma funcionalidade muito importante, pois a nossa sociedade é cada vez mais visual. Além disso, facilita e agiliza a busca. Basta a pessoa tirar uma foto ou enviar uma imagem do que está buscando. Isso faz com que os resultados sejam muito mais assertivos e próximos daquilo que o usuário procura.
A Amazon e o eBay têm seus próprios sistemas de busca. Por isso investiram na busca por imagem para melhorar a experiência e, consequentemente as vendas. Mas por se tratar de uma tendência não só no e-commerce, como no ambiente virtual como um todo, já há sistemas de busca inteligente para e-commerce desenvolvendo essa tecnologia para ser disponibilizada para lojas virtuais em geral — em pouco tempo será algo comum nesse segmento.
O reconhecimento de imagem no e-commerce, assim como outras tecnologias baseadas em inteligência artificial, já é uma realidade que está facilitando e transformando as vendas online. Em breve será uma necessidade. O seu e-commerce está preparado?