O mundo conectado proporciona muitos benefícios para a sociedade, mas também causa pressões que as pessoas não estão sabendo como lidar. As possibilidades de acesso à informações sobre produtos e tecnologias estão mudando a forma com que as pessoas se relacionam e vivem em sociedade. Além disso, a pandemia causada pela Covid-19 está causando uma mudança que era prevista apenas para os próximos anos.
Quem será o consumidor da pós-pandemia? Como o comportamento das pessoas tem sido e será influenciado pela evolução tecnológica e pela mudança que o isolamento social está causando no mundo todo? Vamos conversar sobre este assunto?
Neste artigo, vamos conversar sobre as mudanças que o mundo vem sofrendo e como o comportamento do consumidor está sendo impactado por elas.
Quem é o consumidor 2022?
Os consumidores não são mais os mesmos de alguns anos atrás ou até mesmo de antes da pandemia. Novas preocupações, além de “quanto custa” e “o que vou comprar hoje?”, estão estimulando mudanças significativas no perfil dos novos clientes.
O consumidor 2022 é uma pessoa preocupada com o meio ambiente, com as crises ambientais e sociais. Está sobrecarregado de tanta informação, telas e tecnologias, mas ao mesmo tempo sabe que depende delas para se relacionar e ter acesso a um novo mundo em que está inserido.
A evolução tecnológica e da internet faz com que o consumidor se mantenha mais conectado.
Principais características do novo público
Esse novo consumidor tem um conjunto de características. A primeira que se deve considerar é que ele é um consumidor muito mais exigente, porque ele é muito mais digital e portanto, mais conectado.
Ele tem muito mais informações a respeito da marca, do produto, serviço ou qualquer outra coisa que seja de seu interesse e, por isso, passa mais tempo pesquisando.
A segunda é que a referência desse consumidor passa a ser os grandes aplicativos e serviços digitais.
Ele observa o Instagram, o Google, o Facebook e se baseia na experiência que tem dentro desses aplicativos. Experiência essa baseada na facilidade, rapidez e fluidez na realização de qualquer ação.. Desta forma, ele espera que as marcas também ofereçam esse tipo de usabilidade.
Tipos de Consumidor
De acordo com um relatório da WGSN, podemos dividir o consumidor do futuro em três principais tipos:
- Estabilizadores: esse perfil de consumidor está sobrecarregado, pois carregam pressões que precisam enfrentar e sabem que não será fácil combatê-las. No entanto, buscam tranquilidade e não querem ter opções em excesso. Optam por produtos e experiências que proporcionam bem-estar.
- Comunitários: o consumidor comunitário é aquele que está fugindo dos grandes centros para ter uma vida mais tranquila em cidades menores ou interioranas. Por outro lado, não querem perder o acesso aos produtos e serviços que tinham antes. Pelo contrário, querem se manter ativos e relevantes em suas novas cidades, por isso tendem a investir mais na própria comunidade.
- Novos otimistas: esse grupo não pode ser definido por faixa etária ou qualquer outra característica, pois não formam um grupo homogêneo. São pessoas que gostam de se aventurar e defendem seus ideais de forma positiva. Quando o assunto é consumo, os novos otimistas querem compartilhar, sem abrir mão da inclusão e da conectividade.
O que impulsiona a mudança no comportamento do consumidor?
A digitalização acelerada, impulsionada principalmente pela pandemia, fez com que os consumidores tivessem acesso a mais produtos e com maior comodidade.
Com todo o mundo em isolamento social, as empresas tiveram que investir pesadamente em mídias para conseguir alcançar esse público, conversar com ele e apresentar seus produtos.
Afinal, ele não precisa mais ir em diferentes lojas para avaliar os produtos e batalhar para encontrar os melhores preços. Ele consegue fazer tudo isso sem sair de casa, com muito mais agilidade, sem depender de um vendedor e no horário que ele quiser.
Por isso, empresas que querem conversar com esse público de forma eficiente precisam saber exatamente com quem estão falando.
Por que mapear o consumidor 2022 neste momento?
Estamos falando de um consumidor mais digital e que exige uma experiência mais fluida, com menos atrito. Isso pode ter impactos, por exemplo, no desenvolvimento do seu site, do seu aplicativo, da sua oferta de serviços, da integração omnichannel, que não é algo que se faz do dia para a noite.
Mudanças precisam de tempo para serem implementadas.
Além disso, é necessário levar em consideração que, dependendo do tamanho da sua empresa, você pode demorar um, dois, eventualmente até três anos para se movimentar e aplicar essas mudanças.
Perceber isso agora e mapear esse novo consumidor te permite antever e começar agora os projetos que terão um impacto no futuro.
Para isso, você tem que começar a pensar no consumidor do futuro agora.
Como identificar o perfil do novo consumidor
Para mapear o comportamento dos novos usuários, as empresas precisam estabelecer um conjunto de práticas, que vai envolver a coleta e análise de dados de maneira mais ampla – não só olhando para o ambiente digital. Já existem diversas formas de analisar comportamentos do consumidor no offline.
As empresas devem ter áreas internas ou contratar serviços para fazer bom uso desses dados.
Inicialmente para coletar, higienizar a base. E, uma vez que tenha essa base à disposição, trabalhar com ela para realmente transformá-la em insights de negócio. Quando se tem algo assim funcionando você consegue antever algumas – se não todas – as tendências.
Tendo essas tendências em mãos, fica mais fácil de entender o que o cliente espera, qual produto pretende consumir e qual é o tipo de experiência que ele deseja ter. Assim, a sua empresa aumenta as chances de conversar assertivamente com o consumidor 2022.