Logo E-Commerce Brasil

Crescimento do mercado de bem-estar sexual: confira cinco dicas para ativar seu e-commerce

Por: Camila Muslera

Assistente de Marketing SMB

Cursando Publicidade e Propaganda na Universidade do Vale dos Sinos em Porto Alegre, é assistente de marketing SMB e trabalha no planejamento e no desenvolvimento da comunicação externa da marca well.commerce. É apaixonada por comunicação e está sempre em busca de desafios nessa área.

O segmento de bem-estar sexual está crescendo e se constituindo cada dia mais no mercado online. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas do Mercado Erótico (Abeme) mostrou que em 2019 esse setor teve um crescimento de 8% em relação ao ano anterior, e em 2020 esse aumento passou para 12% na comparação dos anos.

Apesar de o setor erótico ser popular e altamente competitivo, esse ainda é um mercado muito novo, com diversas possibilidades a serem exploradas. Conheça algumas.

Outro fator que pode ter contribuído para o aumento de procuras e vendas desse setor é a evolução que a sociedade vem tendo nos últimos anos, relacionada à abertura para falar sobre sexualidade, e a ascensão de profissionais da área que ajudaram a popularizar o assunto.

Quais as motivações para esse crescimento?

Um dos principais impulsionadores desse crescimento do segmento de sex shop foi o isolamento causado pela Covid-19, que limitou a liberdade das pessoas por razões de segurança. Isso se evidencia por um levantamento realizado pela Loja Integrada que registrou um aumento de 146,53% na demanda de clientes no ano de 2021.

A venda de produtos eróticos ainda é um tabu para muitas pessoas. Por essa razão, o comércio online facilita e potencializa as vendas, pois é mais discreto e permite que os clientes tenham um extenso catálogo de opções e recebam as suas compras na porta de casa sem constrangimento ou vergonha.

Além disso, outra motivação é a evolução dos produtos, que estão se tornando mais discretos com embalagens genéricas, dando segurança aos clientes ao receberem suas compras.

Quais as principais possibilidades dentro do mercado?

Apesar de o setor erótico ser popular e altamente competitivo, esse ainda é um mercado muito novo, com diversas possibilidades a serem exploradas. Algumas dessas possibilidades incluem ter um catálogo extenso, compartilhar conhecimento com os clientes, ter ferramentas para facilitar a escolha do produto, a presença em redes sociais e o processo de pós-venda. Confira mais sobre cada uma delas.

Catálogo extenso

Com uma variedade muito extensa de produtos, o nicho de bem-estar sexual abrange brinquedos eróticos, lubrificantes, massageadores, cosméticos íntimos, comestíveis e roupas íntimas, que possibilitam aos clientes a oportunidade de comprar produtos mais acessíveis para testar a loja, avaliar a qualidade dos produtos e entender a logística da compra online.

Por existir essa variedade, dentro do e-commerce, isso aumenta a probabilidade de recompra e fidelização.

Compartilhamento de conhecimento

O mercado de bem-estar sexual ainda é um campo pouco explorado em termos de conhecimento, e a sociedade possui muitas dúvidas sobre sua sexualidade e prazeres. Portanto, uma boa oportunidade é compartilhar conhecimento para fortalecer a marca e engajar o público-alvo. Por exemplo, ensinar a utilização dos produtos, especialmente no caso de brinquedos eróticos, lubrificantes e cosméticos íntimos e instigando a testar os produtos da marca.

Ferramentas para facilitar a escolha do produto

No setor de produtos eróticos, muitos clientes têm dúvidas sobre como cada produto funciona e, para solucionar esse problema, a tecnologia pode dar um apoio. Atualmente, algumas plataformas oferecem a oportunidade de gamificar a escolha dos produtos, como um quiz para descobrir qual é o “sex toy” ideal para o cliente.

Esse tipo de ação auxilia o consumidor a escolher um de seus produtos e, além disso, tornar esse momento de compra mais leve, divertido e seguro, pois ele terá a certeza de que receberá aquilo que deseja.

Presença nas redes sociais

Todos sabem que as redes sociais são essenciais para quem inicia a sua loja, pois elas potencializam as vendas e o fortalecimento de marca. Para o setor de produtos eróticos não seria diferente. Estar presente nas redes, ser ativo e acessível para o cliente são formas de crescer sua base de contatos e posteriormente uma base de cliente fiéis.

Pós-venda e fidelização

Assim como em diversos tipos de e-commerce, o processo de pós-venda é um dos pontos mais importantes para quem vende online. Prestar atenção no processo de entrega e ser transparente com esse processo são fatores muito importantes para conquistar a confiança do seu cliente.

Para esse setor em especial, o cuidado deve ser ainda maior, pois comprar no mercado de bem-estar sexual ainda traz insegurança ao consumidor. Por isso, a transparência nesse processo é tão importante.

Além disso, para completar o processo de fidelização dos clientes, é importante investir em brindes como amostras grátis para mostrar um pouco mais do seu catálogo de produtos e instigar o consumidor a comprar mais vezes em seu e-commerce.