Agora, o Dark Dealer pode parecer algo distante, mas, em poucos anos, acredito que essa tendência irá se concretizar. Antes de mais nada, você já ouviu falar em Dark Kitchen?
É um conceito novo, que foi popularizado na pandemia. Ele se refere aos restaurantes que não possuem salão e trabalham apenas com delivery. Ou seja, a única maneira de comer em um desses restaurantes é pedindo e recebendo na sua casa.
Resumindo, você só consegue consumir se for através do pedido e da entrega. “Mas o restaurante Dark Kitchen é pior por não possuir um salão?”
Não, mas também não é melhor. São propostas diferentes e modelos de negócios que priorizam situações e experiências distintas. Ambos podem ter sucesso. A questão é que, para alguém com poucos recursos, construir um restaurante com a proposta Dark Kitchen é muito mais proveitoso.
É um modelo mais enxuto, que não precisa de tanto investimento em manutenção e em atendimento. Ele funciona bem para o pequeno empreendedor. Mas esse modelo só foi possibilitado agora, com o avanço da tecnologia, criação de aplicativos e educação do público para consumir dessa forma.
O Dark Dealer
Esse modelo de negócios é resumido em uma concessionária sem salão, funcionando apenas com uma operação virtual. Portanto, todos os investimentos e esforços em estruturas físicas são voltados para o estoque.
A publicidade é resumida em estratégias digitais. 100% dos vendedores serão encantadores de leads e consultores digitais, focando em quebrar objeções e entender o que os leads desejam para entregar o veículo perfeito para o cliente.
Resumindo, é um modelo totalmente enxuto, no qual custos desnecessários serão evitados e, mesmo assim, o cliente terá uma ótima experiência de compra.
“O Dark Dealer matará as concessionárias tradicionais?”
Eu respondo esse tópico com outra pergunta: o Dark Kitchen matou os restaurantes com salão?
Não. Ele só possibilitou que o público pudesse consumir o alimento de outra forma. Nem sempre você quer sair de casa para comer e nem sempre você terá disponibilidade e tempo para passar um bom tempo fora de casa escolhendo um veículo.
Assim, por que não realizar esse processo da sua casa, no conforto do seu sofá? A ideia é focar no cliente e criar o máximo possível de opções para os diferentes tipos de cliente.
Existe o cliente que quer ir na concessionária, mas também existe o outro que quer fazer uma compra online. Além disso, existem ainda os que desejam realizar um processo omnichannel.
Há espaço para os diversos modelos no mercado. No entanto, é indiscutível que qualquer negócio precisa firmar um bom posicionamento na internet.
Quais os benefícios do Dark Dealer?
Existem vários benefícios nesse modelo de negócio, principalmente para o pequeno empreendedor ou dealers visionários que buscam testar novas ideias:
- Menos custos com estruturas para receber clientes
- Um custo por aquisição de cliente menor
- Menos burocracia
- Uma experiência de compra incrível para os clientes
- Mais dados para embasar tomadas de decisão
Existe uma imensidade de outros benefícios que poderia citar aqui. Mas esses já são suficientes para entender o poder do modelo.
Até pode parecer que o Dark Dealer surgirá em um futuro distante. Mas, com todo o avanço da tecnologia e de empresas trazendo soluções de e-commerce para o mercado, ele não irá demorar muito para se difundir.
Portanto, essa tendência só representa mais um marco de como a tecnologia e a internet podem possibilitar o crescimento de mercados e a evolução de setores que ficaram sem evoluir por muito tempo.
Leia também: Como a gestão pode ajudar as entregas no e-commerce