Uma loja que está ‘’sempre fechada’’ e ‘’não entra ninguém’’… Mas que tem tudo para ser uma forte aliada no seu e-commerce, essa é a dark store.
Achou interessante e quer saber como essa tendência pode otimizar a logística da sua loja virtual? Então este artigo é para você. Pegue um café e continue a leitura!
O que é dark store?
A dark store é um espaço exclusivo para armazenamento, separação e envio de produtos, e serve como apoio logístico para lojas virtuais. É um conceito que promete trazer para as vendas mais agilidade nas entregas e melhor experiência para quem compra na internet.
Versátil, prática e alinhada com as novas necessidades das pessoas, a dark store é uma tendência que vem ganhando cada vez mais força no mundo das vendas e é uma excelente opção para quem quer empreender na internet, mas não quer investir em um modelo de negócio convencional ou quer expandir seus negócios.
Diferentemente dos grandes centros de distribuição tradicionais, que costumam ficar distantes das grandes cidades, a dark store é menor e localizada em centros urbanos.
Portanto, o objetivo é encurtar a distância entre produto e cliente para permitir entregas no mesmo dia, no dia seguinte ou retirada na loja.
Como a dark store funciona?
Apesar de ter no nome o termo ‘’store’’, a dark store é um espaço ‘’fechado’’ para clientes presenciais e funciona da seguinte maneira:
- Clientes fazem o pedido na loja virtual
- Os pedidos chegam pela internet e por meio de um sistema próprio
- Os pedidos são separados e embalados por funcionários
- E prontinho! Estão disponíveis para entrega pela empresa especializada em logística ou retirados por quem comprou
O tempo de entrega é um fator importantíssimo na dark store. Afinal, clientes esperam cada vez mais que as entregas sejam rápidas.
Quais as vantagens de montar uma dark store?
Agora que você já sabe o que é dark store e como funciona esse conceito, confira três vantagens de adotar essa estratégia logística:
1. Entregas cada vez mais rápidas
A logística de uma dark store é totalmente otimizada, e as entregas acontecem com mais eficiência. Dessa forma, é possível fazer a separação dos produtos de maneira mais rápida.
Além disso, como estão localizadas em grandes centros comerciais, fica mais fácil realizar as entregas em até 24 horas ou oferecer um ponto físico de retirada de produtos.
2. Mais alcance e mais clientes
Montar uma dark store expande as possibilidades do negócio e garante acesso a um público muito maior, já que os produtos agora estão acessíveis online a todas as pessoas, e não apenas para quem passa na frente da vitrine de uma loja física.
Portanto, preparar o seu e-commerce para essa tendência é importante para ficar em evidência no comércio online.
3. Melhor experiência de compra
Quando você oferece entregas rápidas, fretes mais baratos e facilidades ao comprar online, como formas de pagamento variadas, aumenta a lealdade de quem compra com a sua marca. Dessa forma, os clientes terão uma experiência de compra positiva e seu e-commerce garante maiores taxas de conversão e menos abandonos de carrinho.
A dark store é o futuro das vendas pela internet?
A pandemia do coronavírus fez com que o e-commerce ganhasse mais força. Pessoas e negócios entenderam que precisam se reinventar para acompanhar os novos tempos e encontrar alternativas para o consumo de produtos e serviços, e foi daí que surgiu a dark store.
As pessoas vão continuar comprando pela internet, isso é fato, e as empresas que fizerem entregas (cada vez mais) rápidas e oferecerem experiência de compra positiva devem se destacar.
Assim, é possível dizer que a dark store certamente fará parte do futuro das vendas pela internet.
Mas, para que essa tendência dê certo, é preciso ter uma gestão logística e automatizar os processos, sempre que possível.
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