Há muitos anos, as datas sazonais são utilizadas pelo varejo, de forma geral, para promover campanhas especiais, com promoções e descontos que têm o poder de atrair clientes. Nem que eles apenas entrem em uma loja online apenas para “bisbilhotar” as ofertas, esse é um momento perfeito para fazer com que uma marca seja lembrada pelo consumidor também em outras oportunidades.
Pensando no planejamento que você precisa e deve realizar com antecedência, separei algumas dicas neste artigo para que o seu e-commerce seja um sucesso de vendas. Absorva alguns desses insights e aproveite tudo o que as sazonalidades têm a agregar na sua jornada de digitalização.
O que pode ser considerado uma data sazonal?
Antes de tudo, você precisa ter bem claro o que é uma data sazonal. O primeiro é ter em mente que uma sazonalidade não tem o mesmo propósito do que uma data comemorativa, dois eventos que muitas pessoas costumam confundir.
Então, vamos lá! Uma data comemorativa pode envolver desde um momento histórico, como a Proclamação da República, passando por um evento de celebração, como o Natal, e indo até o dia de algum profissional, como o Dia do Comerciário.
Por outro lado, uma data sazonal são períodos que possuem um apelo de vendas. Assim, podemos falar que uma sazonalidade é também uma data comercial. Exemplos desse tipo de evento são a Black Friday, as campanhas de aniversário de marca, as coleções de primavera/verão ou outono/inverno. Sendo que o comércio também pode utilizar comemorações, como o Natal, para promover ações de marketing que atraiam clientes.
Dito isso, fica mais fácil identificar qual data tem o potencial de se tornar um evento lucrativo para o varejo online. Porém, é importante saber analisar as sazonalidades que fazem sentido para o seu nicho de mercado e que combinam com o público que você quer atingir.
Como driblar os períodos bons e ruins de vendas
Nem tudo são flores, afinal, você pode ter períodos sazonais em que suas vendas decolam e sua loja online vira um sucesso entre a clientela. Mas também haverá momentos do ano em que o tráfego no seu e-commerce cai e o lucro pode ser menor, comparado a datas com bom potencial de vendas.
Nessa hora, é preciso saber equilibrar os pratos para manter a saúde do seu negócio em dia. Para vender em tempos difíceis, é preciso entender os ciclos do seu próprio setor, analisar o histórico dos anos anteriores e observar como os clientes se comportam no período. Todos esses pontos englobam a análise de dados para a tomada de decisão.
Além disso, é interessante entender como está o seu relacionamento com fornecedores, como está o fluxo de processos logísticos, como está o treinamento da sua equipe para enfrentar situações adversas e, ainda, de que forma você pode trabalhar o seu catálogo de produtos para não ficar com estoque parado. E eu sei, e você também sabe, que produto parado na prateleira, ou no centro de distribuição, é perda de dinheiro e de tempo de todo um time que se dedica para fazer com que a sua loja feche no azul no fim do dia.
Como garantir o sucesso da campanha sazonal
A partir desse cenário, quero destacar para você alguns pontos de atenção que vão contribuir para o sucesso da sua campanha sazonal. Apenas lembre-se de que ninguém conhece melhor o seu modelo de negócio do que você mesmo. Por isso, saiba direcionar os parceiros que estão envolvidos na operação do seu e-commerce para que, assim, seja possível corrigir a rota, se necessário, e fazer com que a sua marca decole no digital.
Veja, abaixo, as dicas para ter sucesso no seu e-commerce em datas sazonais:
– Faça um planejamento prévio das ações e comunique a campanha com antecedência, gerando um gatilho nos consumidores que vão contar cada segundo para que a data chegue;
– Tenha um histórico de compras dos seus clientes nas últimas datas comerciais;
– Promova o treinamento da equipe para o aumento de demanda e, se necessário, faça contratação extra de colaboradores;
– Utilize a inteligência de dados para prever a demanda, levantar os produtos com maior potencial de vendas, e garantir que o estoque esteja abastecido;
– Certifique de que os processos logísticos darão conta do possível aumento de entregas;
– Mantenha a excelência do atendimento ao cliente durante e após a data. Esse é um ponto crucial para aproximar o consumidor da marca, utilizando as tecnologias de automação aliadas ao fator humano e empático.
É importante ressaltar, mais uma vez, que não há uma receita de bolo, e tudo pode ser adaptado para o seu segmento de mercado. Gabaritando esse passo a passo, sua loja online tem mais chances de se destacar da concorrência e aproveitar todos os benefícios da sazonalidade no comércio.