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Datas sazonais: como seu e-commerce deve se preparar para ter sucesso de vendas

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Por: Camila Belarmino

Head de Customer Success na Social Digital Commerce

Head de Customer Success na Social Digital Commerce. Com quase 20 anos de experiência no mercado digital, já passou por grandes empresas como Saraiva, Infracommerce e FastShop. Além disso, atua como embaixadora da Liga Digital, um movimento dedicado a capacitar e incluir jovens no ecossistema digital, preparando-os para as oportunidades do mercado de trabalho atual.

Há muitos anos, as datas sazonais são utilizadas pelo varejo, de forma geral, para promover campanhas especiais, com promoções e descontos que têm o poder de atrair clientes. Nem que eles apenas entrem em uma loja online apenas para “bisbilhotar” as ofertas, esse é um momento perfeito para fazer com que uma marca seja lembrada pelo consumidor também em outras oportunidades.

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Confira alguns insights para você aproveitar tudo o que as sazonalidades têm a agregar na sua jornada de digitalização.

Pensando no planejamento que você precisa e deve realizar com antecedência, separei algumas dicas neste artigo para que o seu e-commerce seja um sucesso de vendas. Absorva alguns desses insights e aproveite tudo o que as sazonalidades têm a agregar na sua jornada de digitalização.

O que pode ser considerado uma data sazonal?

Antes de tudo, você precisa ter bem claro o que é uma data sazonal. O primeiro é ter em mente que uma sazonalidade não tem o mesmo propósito do que uma data comemorativa, dois eventos que muitas pessoas costumam confundir.

Então, vamos lá! Uma data comemorativa pode envolver desde um momento histórico, como a Proclamação da República, passando por um evento de celebração, como o Natal, e indo até o dia de algum profissional, como o Dia do Comerciário.

Por outro lado, uma data sazonal são períodos que possuem um apelo de vendas. Assim, podemos falar que uma sazonalidade é também uma data comercial. Exemplos desse tipo de evento são a Black Friday, as campanhas de aniversário de marca, as coleções de primavera/verão ou outono/inverno. Sendo que o comércio também pode utilizar comemorações, como o Natal, para promover ações de marketing que atraiam clientes.

Dito isso, fica mais fácil identificar qual data tem o potencial de se tornar um evento lucrativo para o varejo online. Porém, é importante saber analisar as sazonalidades que fazem sentido para o seu nicho de mercado e que combinam com o público que você quer atingir.

Como driblar os períodos bons e ruins de vendas

Nem tudo são flores, afinal, você pode ter períodos sazonais em que suas vendas decolam e sua loja online vira um sucesso entre a clientela. Mas também haverá momentos do ano em que o tráfego no seu e-commerce cai e o lucro pode ser menor, comparado a datas com bom potencial de vendas.

Nessa hora, é preciso saber equilibrar os pratos para manter a saúde do seu negócio em dia. Para vender em tempos difíceis, é preciso entender os ciclos do seu próprio setor, analisar o histórico dos anos anteriores e observar como os clientes se comportam no período. Todos esses pontos englobam a análise de dados para a tomada de decisão.

Além disso, é interessante entender como está o seu relacionamento com fornecedores, como está o fluxo de processos logísticos, como está o treinamento da sua equipe para enfrentar situações adversas e, ainda, de que forma você pode trabalhar o seu catálogo de produtos para não ficar com estoque parado. E eu sei, e você também sabe, que produto parado na prateleira, ou no centro de distribuição, é perda de dinheiro e de tempo de todo um time que se dedica para fazer com que a sua loja feche no azul no fim do dia.

Como garantir o sucesso da campanha sazonal

A partir desse cenário, quero destacar para você alguns pontos de atenção que vão contribuir para o sucesso da sua campanha sazonal. Apenas lembre-se de que ninguém conhece melhor o seu modelo de negócio do que você mesmo. Por isso, saiba direcionar os parceiros que estão envolvidos na operação do seu e-commerce para que, assim, seja possível corrigir a rota, se necessário, e fazer com que a sua marca decole no digital.

Veja, abaixo, as dicas para ter sucesso no seu e-commerce em datas sazonais:

– Faça um planejamento prévio das ações e comunique a campanha com antecedência, gerando um gatilho nos consumidores que vão contar cada segundo para que a data chegue;
– Tenha um histórico de compras dos seus clientes nas últimas datas comerciais;
– Promova o treinamento da equipe para o aumento de demanda e, se necessário, faça contratação extra de colaboradores;
– Utilize a inteligência de dados para prever a demanda, levantar os produtos com maior potencial de vendas, e garantir que o estoque esteja abastecido;
– Certifique de que os processos logísticos darão conta do possível aumento de entregas;
– Mantenha a excelência do atendimento ao cliente durante e após a data. Esse é um ponto crucial para aproximar o consumidor da marca, utilizando as tecnologias de automação aliadas ao fator humano e empático.

É importante ressaltar, mais uma vez, que não há uma receita de bolo, e tudo pode ser adaptado para o seu segmento de mercado. Gabaritando esse passo a passo, sua loja online tem mais chances de se destacar da concorrência e aproveitar todos os benefícios da sazonalidade no comércio.