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Desbloqueie o poder da inteligência artificial generativa

Por: Cleyton Ferreira

CTO - Diretor de Tecnologia e Produtos - na Compass UOL

Formado em Ciência da Computação pela UFMG e com MBA-TI na USP, Cleyton Ferreira é CTO da Compass UOL. É gerente de equipe de sistema, rede de telecomunicações e de sistema e administração de banco de dados.

Imagine um mundo em que as empresas podem prever tendências de mercado com precisão, captar feedback de clientes, personalizar produtos instantaneamente para atender às necessidades exclusivas de cada pessoa e desenvolver estratégias de marketing que ressoam na audiência de maneira única.

Para as empresas que estão dispostas a abraçar o poder da GenAI, o futuro é promissor e cheio de oportunidades emocionantes.

Imaginou? Então abra os olhos e dê as boas-vindas a uma era na qual a inteligência artificial generativa (GenAI) já está revolucionando a maneira como as organizações operam e competem.

O que é GenAI?

A GenAI nada mais é do que uma evolução da inteligência artificial que vai além da automação de tarefas, visto que é capaz de criar, inovar e até mesmo pensar de forma criativa. Isso é possível graças a modelos avançados de linguagem que capacitam a IA para compreender e gerar texto com um nível de sofisticação nunca antes visto.

Uma das maneiras mais impactantes de usá-la é na personalização de produtos e serviços. Por exemplo: uma loja de roupas online que, com base nas preferências e no estilo de cada cliente, cria automaticamente designs exclusivos de peças, cores e tamanhos sob medida. Isso melhora a satisfação do cliente e aumenta as taxas de conversão e a fidelidade à marca.

De acordo com relatório lançado recentemente pela McKinsey, a aplicação da inteligência artificial generativa em múltiplas indústrias poderá movimentar de US$ 2,6 trilhões a US$ 4,4 trilhões na economia mundial anualmente. Estima-se que cerca de 75% desse valor sejam gerados em quatro principais setores: marketing e vendas, pesquisa e desenvolvimento (P&D), operações relacionadas a clientes e engenharia de software.

Os setores bancário, de bens de consumo e ciências biomédicas estão entre os que possivelmente vão sentir maior impacto. No segmento de instituições financeiras, por sua vez, o estudo mostra que há um potencial de geração de valor de US$ 200 bilhões a US$ 340 bilhões por ano.

Possibilidades de uso

Trata-se de uma solução que se posiciona como forte aliada na previsão de tendências de mercado por conta da capacidade de analisar vastas quantidades de dados em tempo real, desde mídias sociais até notícias, para identificar padrões emergentes. Esse recurso permite que as companhias estejam um passo à frente, antecipando as necessidades do mercado e lançando produtos ou serviços no momento certo.

Um dos usos que podem trazer mais benefício é a coleta de feedbacks sobre determinado produto ou serviço por meio da análise de posts em redes sociais, ligações telefônicas e até mesmo cruzamento de reações físicas das pessoas em lojas, que podem dizer mais precisamente quão aceito o item é, problemas que possam estar ocorrendo e, inclusive, avaliar qual tipo de audiência está mais inclinada a consumi-lo. É uma alternativa mais inteligente em relação às diversas pesquisas que as marcas lançam todos os dias para seus clientes.

Para a criação de conteúdo de marketing relevante e envolvente em escala, como a geração automática de artigos, postagens em redes sociais e campanhas de e-mail personalizadas, a IA pode adaptar a mensagem de acordo com o perfil do cliente, aumentando tanto a eficácia das campanhas como a conversão.

A inteligência artificial auxilia na geração de ideias criativas e na tomada de decisões estratégicas. Ao analisar dados complexos e variáveis, a tecnologia pode fornecer insights acionáveis para orientar a estratégia de negócios, da otimização da cadeia de suprimentos à alocação de recursos de marketing.

A GenAI representa um divisor de águas para as organizações que buscam uma vantagem competitiva e aquelas que abraçam essa tecnologia estão bem-posicionadas para atender às demandas de um mercado em constante evolução e superar a concorrência.

LLMs

O que vem possibilitando para que sejamos bem mais precisos atualmente no uso da AI são os Large Language Models (LLMs), que são treinados em um conjunto massivo de artigos, websites, livros, recursos acessíveis pela internet e outros modos de entrada de dados para que sejam produzidas respostas humanas para perguntas em linguagem natural.

Tecnicamente falando, o LLM é o que chamamos de aprendizado de máquina em rede neural. Devido à utilização de uma quantidade enorme de dados e processamento, o consumo de recursos computacionais é bem alto. Por isso, existe a possibilidade de as empresas construírem seus próprios modelos ou se integrarem a modelos existentes fazendo uso da escala já gerada por grandes empresas, como OpenAI, Google, AWS e Meta.

No entanto, é importante ressaltar que não se trata de uma solução isolada. Ela deve ser integrada a uma visão estratégica sólida e a uma abordagem ética para garantir que suas capacidades sejam utilizadas sempre de maneira responsável.

Para as empresas que estão dispostas a abraçar o poder da GenAI, o futuro é promissor e cheio de oportunidades emocionantes.