Todo mundo que já comprou algum produto online sabe como é trabalhoso chegar até o site de vendas certo. Às vezes, falta alguma informação na ficha técnica do produto, ou então a descrição não está tão completa ao ponto de você descobrir todas as funcionalidades do item em uma única busca. Então, você acaba indo atrás de reviews em blogs e redes sociais, e quando volta ao site de buscas, a primeira loja online em que você entrou já não aparece nas primeiras opções, e você acaba realizando a compra em um outro site ou até mesmo em um marketplace.
Não que toda essa jornada seja ruim, mas a experiência de compra do consumidor pode ser mais agradável e ágil se o seu e-commerce investir em estratégias de SEO para incrementar a descrição de produtos, o que consequentemente vai aumentar a popularidade e a reputação da sua loja. E o resultado dessa estratégia você já deve saber: aumento de conversões, fidelização de clientes e impulsionamento da taxa de recompra.
Neste artigo, vou apresentar alguns pontos aos quais você precisa se atentar na hora de aplicar o SEO na descrição de produtos. E ainda vou destacar algumas consequências positivas que esse recurso pode trazer para a experiência do consumidor como um todo. Boa leitura!
O que é considerada uma estratégia de SEO?
Primeiro de tudo, você precisa entender o que é o SEO. O Search Engine Optimization pode ser traduzido como uma estratégia de otimização para mecanismos de busca. Ou seja, esse recurso faz com que a sua loja online apareça nas primeiras posições quando o cliente faz uma busca no Google ou em outros sites de busca.
Diferentemente da mídia paga, o SEO promove o ranqueamento de um site de forma orgânica. Isso quer dizer que a escalada de posições leva em conta a qualidade do conteúdo, a relevância para o usuário e a autoridade do e-commerce na web.
Então, para que essas frentes sejam impulsionadas, o SEO atua na inserção de conteúdo relevante com o uso de palavras-chave e outras técnicas – que vou apresentar a seguir -, além da otimização de imagens, URLs, title, meta-description, meta-tags, entre outras. Essas ações, inclusive, melhoram o tempo de carregamento das páginas, o que também é um fator muito importante para a experiência de compra, principalmente na versão mobile.
Pontos principais para aplicar SEO na descrição de produtos
Então, vamos ao ponto principal deste artigo, que é apresentar como o SEO deve ser aplicado nas descrições de produtos de um e-commerce. Veja, abaixo, quatro pontos que não podem faltar nesse quesito.
1 – Conteúdo rico e detalhado
Os motores de busca adoram sites que tenham conteúdos mais detalhados, o que faz com que eles se tornem relevantes para a audiência. Por isso, a descrição de produto com um conteúdo rico é o primeiro passo para destacar a sua loja virtual.
Utilize todo o seu potencial de redação para produzir uma descrição diferente dos outros sites, com mais informações, mas que sejam apresentadas de uma forma clara para tornar a leitura mais prazerosa. Aqui, também é importante contar com as frentes de desenvolvimento e design para ter um layout que seja atrativo para o consumidor, e não apenas para o Google.
2 – Inserção de palavras-chave
Faça uma boa pesquisa de palavras-chave para identificar os temas que estão em alta entre o seu público-alvo. Isso vai direcionar melhor o seu conteúdo, que deve ser pensado de uma maneira para que as palavras sejam encaixadas no texto de forma natural.
Defina, também, qual vai ser a quantidade de repetições, levando em conta que uma descrição de produto deve ter no mínimo 250 palavras para gerar um bom ranqueamento.
3 – Uso de listas
Nesse ponto, entra a questão de um texto ser “escaneável”, o que pode ser traduzido em um conteúdo de fácil leitura, separado em blocos ou em listas, os famosos bullet points. Mesmo a descrição de produto sendo menor do que o conteúdo de categoria, é possível fazer listas de características principais, dos benefícios e de vários outros atributos.
Além de trazer essa otimização da leitura, as listas auxiliam na hora de o cliente buscar por uma característica específica do produto. Por exemplo, ao buscar pelos benefícios da cuba de sobrepor, o cliente facilmente vai localizar a sua loja de material de construção – isso se essa informação estiver no seu texto.
4 – Descrição de imagem
A descrição da imagem, ou atributo alt, é outro recurso de SEO e conteúdo que ajuda no ranqueamento de uma loja online. Essa é uma estratégia que contribui inclusive para a acessibilidade do site e que pode, e deve, ser aplicada nas imagens de um produto.
Unindo todos esses quatro pontos, é possível entregar para a sua audiência uma descrição de produto rica em detalhes e informações, ao mesmo tempo que você otimiza o seu site para ele ser facilmente encontrado no Google.
Impacto das estratégias de SEO na experiência do cliente
Como você já deve ter percebido ao longo deste artigo, o SEO contribui diretamente para a melhora da experiência do consumidor. Em um primeiro momento, essa estratégia de conteúdo otimizado para os motores de busca faz com que o cliente encontre sua loja online com mais facilidade.
Ao longo da jornada de compra, o SEO faz com que o carregamento das páginas seja mais ágil e ainda fornece informações mais completas dos produtos. E justamente com esse conteúdo detalhado, o consumidor consegue fazer suas compras de modo mais assertivo, o que evita possíveis trocas, devoluções e outras dores de cabeça na etapa de pós-vendas.
A saúde do seu e-commerce está em jogo. A competitividade do mercado não é algo fácil de ser superado. Mas, com as estratégias certas de marketing digital, o seu projeto tem um potencial enorme de ser um sucesso em vendas.