O Dia das Mães é considerado um dos maiores eventos sazonais para o comércio por movimentar milhões de reais todos os anos.
Em 2022, a data gerou um faturamento de R$ 142 milhões no comércio eletrônico, o que representa um aumento de 6,8% em comparação a 2021. Os dados são do levantamento realizado pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce.
Informações como essas mostram que a importância e a dimensão da celebração são muito maiores do que se imagina e, portanto, não devem ser negligenciadas pelos empreendedores. A data está próxima, mas ainda é possível se preparar para esse período que promete dar bons retornos às marcas, tanto no digital quanto no físico.
Neste artigo, mostraremos como deve ser a organização para esse dia especial para aumentar as vendas online.
Dia das Mães: uma ótima oportunidade para os negócios
Quem vende produtos online, e viu a demanda crescer durante o período de pandemia, tem na data comemorada no segundo domingo de maio um momento para acelerar o negócio. Afinal, é esse o período em que filhos, maridos, irmãos, amigos e demais presenteiam as mulheres nas quais eles reconhecem o papel materno com itens que remetem a todo amor que elas merecem.
Há outros bons motivos para que um empreendedor decida investir em estratégias durante essa data sazonal. Um deles é o fluxo de clientes que o negócio pode receber. Quanto maior o movimento, maior será a visibilidade que a marca receberá.
Além disso, essa é uma ótima oportunidade para atrair e fidelizar clientes de fundo do funil, ou seja, aqueles que buscam exatamente o que a empresa oferece. Assim, se o site proporcionar uma experiência de compra agradável e, claro, ofertar o item que eles procuram ou opções atrativas para a ocasião, provavelmente esses consumidores irão comprar no e-commerce mais de uma vez.
O Dia das Mães também é uma celebração muito sentimental e repleta de significados, o que pode ser uma abertura para as empresas desenvolverem vínculos importantes com os clientes – seja por meio de um brinde especial após a compra, o cuidado ao preparar as embalagens de envio e até mesmo um atendimento pós-venda, dias depois da comemoração.
De forma geral, investir na data é vantajoso tanto pelo fluxo de compradores que ela gera quanto pelas oportunidades de lucros e proximidade com o cliente.
Dia das Mães no Brasil: um panorama geral
O Dia das Mães é uma data que representa um adicional significativo no primeiro semestre e é, sem dúvida, o período comercial mais importante da primeira metade do ano. Para alguns segmentos, em especial os artigos de uso pessoal, a celebração é ainda mais lucrativa do que a Black Friday, por exemplo.
O histórico anual de faturamento da data no Brasil manteve uma média de crescimento considerável na última década. No entanto, o cenário foi diferente em 2020 e 2021, pela pandemia da Covid-19. Com a crise sanitária, a receita no primeiro ano chegou a R$ 8,2 bilhões – a menor desde 2005, levando em conta o comércio como um todo – na qual as lojas físicas tiveram grande impacto. Em 2021, as vendas tinham a previsão de aumentar aproximadamente 46% frente a esse número.
Portanto, os números apresentaram uma melhora, sobretudo de vendas no comércio eletrônico, chegando a R$ 6,4 bilhões – um aumento de 14% em comparação ao mesmo período em 2020.
Em contrapartida, em 2022, o comércio online registrou uma queda de 11% nas vendas em relação ao ano anterior. Segundo dados da Nielsen IQ Ebit e Bexs Pay, o faturamento foi de R$ 5,5 bilhões. O ticket médio das compras também caiu: passou de R$ 510 para R$ 456, uma redução de 10,6% entre 2021 e 2022.
Apesar dos números, as expectativas para 2023 são completamente diferentes. As empresas de marketplaces esperam faturar mais no Dia das Mães deste ano.
Dia das Mães 2023: quais as expectativas para a data?
Se em 2022 as vendas nesse período foram inferiores ao esperado para o mercado de marketplaces, a expectativa é de que elas tenham um aumento, ainda que modesto, em 2023. Esse cenário é esperado, principalmente, pelo arrefecimento da pandemia e pela normalização da atividade econômica do país.
Um estudo produzido pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) traz dados animadores para o período. Segundo o levantamento, 92% dos consumidores têm a intenção de presentear, na data festiva, as mulheres que representam a figura materna para elas.
O levantamento também listou as principais opções de compras dos consumidores para o dia. São elas:
– 29% – Roupas, calçados e acessórios;
– 19% – Perfumes;
– 12% – Almoço/jantar em restaurantes;
– 11% – Cosméticos;
– 10% – Eletrodomésticos;
– 7% – Celular;
– 6% – Vale-presente;
– 5% – Passeio/viagem;
– 5% – Eletrodomésticos;
– 3% – Procedimentos estéticos.
Com base nisso, é importante que os empreendedores do comércio eletrônico se atentem às intenções de compras dos consumidores, pensando em maneiras criativas e eficientes para atraí-los para o seu negócio.
Tendências para ficar de olho no Dia das Mães
Além dos dados que indicam o aquecimento da data, manter-se por dentro das tendências é fundamental, uma vez que elas podem trazer direcionamentos interessantes para campanhas nos e-commerces, principalmente durante o período que antecede o Dia das Mães.
A primeira dessas tendências está relacionada ao aumento das vendas por meio de dispositivos móveis. Segundo o Índice Global de Compras Digitais, elaborado pela Cybersource, solução de gerenciamento de pagamentos digitais da Visa, em parceria com a PYMNTS, o Brasil lidera o ranking dos países que mais utilizam celulares para a realização de compras online, com 20% das transações feitas via mobile, contra 10% pelo computador.
Esses números indicam a importância de investir em marketplaces responsivos que, além de segurança, proporcionem uma experiência de compra agradável aos consumidores e funcionem bem em diferentes dispositivos, sobretudo nos móveis.
A adoção do Pix, o meio de pagamento que se popularizou em 2020 e promete permanecer como um dos principais trunfos para 2023, é outra tendência na qual vale a pena apostar. O sistema oferece praticidade, segurança e agilidade nas transações, o que facilita a logística do negócio e evita que as mercadorias fiquem presas no estoque aguardando pagamento. Só é necessário analisar os regulamentos e o funcionamento das plataformas de marketplaces que oferecem essa possibilidade para evitar futuros problemas.
Como preparar o e-commerce para a data
O planejamento para o Dia das Mães exige tempo e dedicação, principalmente se o objetivo do negócio é aumentar as vendas e fidelizar clientes para outros períodos sazonais e ocasiões do ano.
Assim, para obter esse resultado, é importante começar a se organizar com antecedência e colocar em prática ações como:
– Ter um estoque de produtos com maior demanda: com uma quantidade de produtos armazenados bem calculada, é possível garantir as vendas sem faltar ou sobrar muitos itens após o Dia das Mães;
– Investir em comunicação visual: esse é um aspecto fundamental, uma vez que atrai clientes com o clima especial da data e incentiva as compras;
– Atualizar as descrições dos produtos: o texto deve descrever com precisão os itens da loja virtual e destacar os benefícios;
– Avaliar as políticas de envio e devolução: é essencial que elas estejam sempre atualizadas. Portanto, é preciso fazer essa análise antes de iniciar as campanhas temáticas para o evento;
– Pensar em estratégias para atrair clientes: o ideal é trabalhar não apenas para fazer com que novos consumidores conheçam o e-commerce, mas para manter os já existentes.
Quatro estratégias para vender mais online no Dia das Mães
Sem dúvidas, a data é uma ótima oportunidade para decolar vendas e lucrar mais. Há quatro estratégias essenciais que podem contribuir para que o negócio tenha sucesso.
1. Ações nas redes sociais
As redes sociais se tornaram ferramentas poderosas para as marcas se conectarem ao seu público, gerarem engajamento e construírem autoridade no mercado.
Por isso, é importante criar e divulgar as ações para o Dia das Mães em plataformas como Instagram, Facebook, WhatsApp e outras mídias que estejam de acordo com estratégias e público-alvo da empresa. Mas não são recomendadas apenas propagandas dos produtos – produzir conteúdos de qualidade que despertem o interesse e gerem interações com os seguidores é primordial.
2. Promoções especiais e atrativas
As vendas do Dia das Mães podem ser uma ótima oportunidade para fidelizar clientes para outras ocasiões do ano. Para isso, vale a pena investir em campanhas promocionais, como cupons de descontos, frete grátis, preços especiais, entre outros.
Fazer as contas e avaliar qual patamar de preços é saudável para o negócio são práticas de ouro. Em alguns casos, o desconto pode ser compensado pelo aumento na demanda gerada no evento.
3. Oferecer brindes para fidelização
Brindes são ótimas opções quando o assunto é gerar uma memória positiva da empresa e fidelizar clientes. No entanto, é importante que, além de útil, represente a marca de alguma forma.
Assim, o objetivo com o mimo é criar laços com o consumidor e relacionar a ideia de que o item foi pensado e projetado especialmente para ele ou para a pessoa que irá presentear. Pode ser uma amostra de outro produto, um serviço extra ou um item personalizado, como um cartão ou uma caneca.
A dica é condicionar a entrega do brinde a um valor mínimo de compra.
4. Pós-venda
Ao conquistar clientes nesse período, é preciso trabalhar para fidelizá-los ao longo do ano todo. Assim, a venda não acaba quando o processo de compra é finalizado. Manter contato com os consumidores é essencial para construir uma relação amistosa e duradoura com eles.
Após a entrega do produto, é essencial procurar saber a opinião dos compradores em relação à sua loja online, trocar mensagens com eles e, principalmente, oferecer canais de atendimento quando necessário.
Conclusão
Os números que apresentamos ao longo do artigo deixam bem claro que o Dia das Mães é uma excelente data para ampliar as vendas dos negócios. Por isso, aproveitar o período para colocar as dicas em prática e para dar os primeiros passos para faturar mais com o e-commerce nesse evento importante também pode tornar a data especial comercialmente.