Ao longo do ano, o comércio físico e online se aproveita das datas comemorativas para vender seus produtos, criar campanhas de venda e garantir mais interação com os clientes. Mas sempre que se pensa em gerar mais experiências com os clientes, é preciso também deixar a sua plataforma de vendas organizada e planejar o fluxo de entregas, trocas e logística das mercadorias.
A experiência do cliente é o ponto principal com que o lojista deve se preocupar, e é isso que vamos abordar neste artigo: como capacitar o seu negócio para o pós-venda e tudo o que envolve o cliente nessa etapa da venda. Confira!
Veja como capacitar o seu negócio para o pós-venda e tudo o que envolve o cliente nessa etapa da venda.
E-commerce e o processo de vendas
A jornada de consumo do cliente online passa por diferentes etapas: pré-venda, venda e pós-venda. Cada etapa é responsável por determinadas ações com o objetivo maior de trazer satisfação na compra por parte do cliente.
Confira as etapas:
- Pré-venda: é o que gera o desejo de compra, é o momento de o lojista impactar o consumidor com anúncios e conteúdos;
- Venda: é o momento efetivo da compra, por isso nesta etapa é importante que a plataforma esteja funcionando, que existam possibilidades de pagamento e condições a fim de realizar a venda;
- Pós-venda: que é quando o cliente já comprou o produto, ou seja, desde a confirmação do pagamento, acompanhamento da entrega, entrega do produto e também possível troca.
A jornada de venda é longa, e o lojista precisa estar atento aos detalhes.
A importância do pós-venda
Como um dos pilares do negócio, o pós-venda, que lida com a entrega e a devolução ou troca de mercadorias, acaba sendo um canal importante de contato com o consumidor. É um meio de coletar feedbacks e se aproximar do cliente, por isso é tão importante.
O consumidor deseja que o pedido online seja o que ele espera, mas, quando não ocorre, ele precisa ser bem atendido para minimizar a sua frustração.
É nesta etapa que ocorre a maior parte da fidelização dos clientes. Confira algumas vantagens importantes em capacitar o seu negócio para o pós-venda:
- Evitar reclamações;
- Fidelizar clientes e aumentar a taxa de recompra;
- Validar produtos e processos;
- Aumentar o reconhecimento de marca;
- Fortalecer o bom atendimento dos parceiros de logística.
Dia dos Namorados vem aí, qual será sua estratégia?
O Dia dos Namorados é uma data que mobiliza o comércio com presentes e utilidades. Por isso, é importante organizar o negócio antes mesmo de iniciar a campanha de vendas. Já pensando em pós-venda e fidelização de clientes, algumas dicas são importantes, como contar com cupons de desconto na próxima compra e algum mimo também pode ser enviado junto com o pedido para garantir a satisfação do cliente.
Outra estratégia interessante é apostar em embalagens temáticas para o Dia dos Namorados. Dessa forma, o consumidor já garante um presente personalizado.
Como melhorar o pós-venda no negócio?
Muitas vezes, basta um feedback verdadeiro para mudar todo um processo da empresa. Por isso, vale estar atento a esse processo, ter atendimento disponível e investir em estratégias para melhorar ainda mais o atendimento.
- Trabalhe em recompensas para clientes, como cupons de desconto em futuras compras;
- Invista em conteúdo para manter o cliente conectado ao seu negócio;
- Entenda os hábitos e desejos do seu cliente para melhorar processos e produtos oferecidos.
- Conte com um sistema de gestão integrado para que possa acompanhar o processo de vendas como um todo, melhorando também a experiência do consumidor.
No Dia dos Namorados, junto com uma bela campanha de vendas, vale reforçar a sua equipe de atendimento ao cliente para acompanhar as experiências de entrega que essa data vai movimentar. O Dia dos Namorados é uma ótima oportunidade para ampliar as suas vendas, mas certifique-se de que o atendimento será completo.
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