Tradicionalmente, no primeiro trimestre, o Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março, é uma das principais datas comemorativas para o varejo.
Considerando as condições adversas ainda enfrentada em todo o mundo, o e-commerce deve ter um papel ainda mais importante em 2021. Como as medidas de distanciamento social estão em vigor em muitas localidades, as empresas devem incentivar o uso das plataformas digitais.
Apesar dessa data ser importante para promover vendas, o Dia Mundial do Consumidor não precisa ter um apelo estritamente comercial. Trata-se de uma excelente oportunidade para que as empresas estreitem o seu relacionamento com os clientes.
O cenário do comércio eletrônico tornou-se mais disputado. Portanto, a busca de fidelização deve ser vista como prioritária.
Outro aspecto que deve ser considerado é o fato de o setor contar atualmente com um grande número de “novos” consumidores, aqueles que fizeram sua estreia em 2020.
A confiança deste grupo ainda precisa ser conquistada. E, neste sentido, é fundamental aproveitar as datas comemorativas para desenvolver ações de aproximação.
As expectativas para o Dia Mundial do Consumidor
Levando em conta que as comemorações do Dia Mundial do Consumidor têm gerado boas oportunidades de negócio para o varejo nos últimos anos, é importante que as empresas monitorem os resultados no período.
Estudo da Social Miner, em conjunto com a Opinion Box, indica que:
- 32% dos consumidores pretendem fazer compras no período, enquanto 44% estão indecisos, ou seja, podem ser convencidos se encontrarem uma boa oportunidade.
- dos que têm intenção de realizar compras na data comemorativa, 64% dos consumidores de 30 a 50 anos ou mais pretendem aproveitar o Dia do Consumidor para comprar itens de necessidade com melhor preço;
- 28% do público das classes A e B deve aproveitar a ocasião para substituir itens antigos por uma versão mais moderna;
- 16% dos consumidores decididos a comprar durante o evento vão aproveitar as ofertas para presentear alguém de imediato ou em datas comemorativas futuras.
Quais estratégias podem ser empregadas
Na elaboração de estratégias específicas para a data, é importante lembrar que a ocasião também é propícia para a realização de ações de relacionamento.
Afinal, mundialmente, o 15 de março é um dia importante para se refletir sobre as relações de consumo e mesmo os direitos do consumidor.
Vale lembrar que, desde que foi instituído, em 1962, nos Estados Unidos, essa era a intenção: enfatizar os direitos dos consumidores, debatendo questões como segurança, informação e liberdade de expressão.
É por isso que, tradicionalmente, muitas marcas aproveitam a data para prestar homenagens aos clientes, realizando ações que visem mais essa aproximação do que a venda em si.
Neste sentido, a recomendação é que a comunicação siga nessa linha, reconhecendo a importância dos clientes para os negócios.
Sob o ponto de vista dos e-commerces, por exemplo, esta pode ser uma boa oportunidade para se valorizar a experiência do cliente com as plataformas digitais.
Importante lembrar que, apesar do crescimento das vendas online, muitas pessoas estão ainda aprendendo a lidar com esse ambiente e, portanto, é fundamental que as marcas ajudem na construção desse aprendizado.
Como evolui a atenção à data comemorativa
No Brasil, o Dia Mundial do Consumidor começou a ganhar força a partir de 2014, quando o Buscapé instituiu a data em parceria com mais de 500 empresas de e-commerce, entre as quais Walmart, Americanas, Netshoes, Centauro, Dell, etc.
E, desde então, o engajamento tem crescido. Segundo estudo da E-bit/Nielsen, em 2019 o volume de vendas no dia 15 de março foi 76,53% maior do que a média dos demais dias do primeiro trimestre.
Para assegurar o engajamento do público, assim como nas demais datas comemorativas, é importante que as operações ofereçam algum tipo de vantagem aos clientes.
A oferta de frete grátis costuma funcionar como um bom chamariz. Entretanto, também podem ser empregadas outras estratégias, como condições de pagamento especiais, distribuição de pontos extras em programas de fidelidade, cashback, cupons de desconto ou mesmo seguro gratuito, ou garantia estendida.
Além disso, é importante atentar para os aspectos que costumam ser valorizados nas compras do e-commerce.
No estudo da Social Miner/Opinion Box, são indicados como fatores que deixam o consumidor mais confortável:
- comprar pelo site – 56%
- receber as compras em casa – 53%
- comprar em lojas físicas – 41%
- comprar pelo aplicativo – 39%
- retirar na loja – 31%
- comprar pelo WhatsApp – 10%
- adquirir pelo Instagram – 8%
- comprar pelo Facebook – 6%
Por outro lado, são altas as chances de a empresa perder clientes se não oferecer boas condições de frete ou gerar desconfiança. Confira, no gráfico, os fatores que são prejudiciais:
Como vimos, o Dia Mundial do Consumidor é uma data que deve ser valorizada pelo e-commerce, não apenas sob o ponto de vista das vendas. A ocasião pode motivar a reflexão interna sobre como a empresa atua com foco no cliente, além de ações que visem à nutrição do relacionamento com o cliente.
Num mercado cada vez mais disputado como o do comércio eletrônico, marcas que souberem investir mais nesta aproximação tendem a ganhar vantagem competitiva, até porque, quanto maior a proximidade, maiores as chances de fazer ofertas mais assertivas.