Ao decidir começar um negócio virtual, muitos lojistas que trabalham com vestuário não param pra pensar sobre como embalagens para roupas podem ter impacto em vários setores de sua loja virtual.
Desde a proteção da peça, passando pela economia com o valor do frete até o impacto positivo que sua marca terá no cliente, se atentar às embalagens para roupas pode fazer uma grande diferença na atração e manutenção de clientes.
A seguir, confira dicas de embalagens para loja de roupas no e-commerce que vão te ajudar a aproveitar esse momento para economizar sem abrir mão da criatividade.
Quais as principais embalagens para roupas no e-commerce?
Temos três principais tipos de embalagens para roupas no e-commerce. Cada um deles tem seus prós e contras, conforme podemos analisar abaixo:
Caixas de papelão
Essas são as embalagens para entrega de roupas mais usadas no e-commerce. Além de baratas, as caixas de papelão costumam oferecer boa proteção.
Além disso, por serem quadrados ou retangulares, esses pacotes são aceitos por todas as empresas de transporte sem cobrança de taxa extra.
Isso significa que escolher enviar a encomenda em uma caixa de papelão pode baratear o frete. Neste sentido, outra dica importante é escolher uma caixa que comporte a peça sem deixar muito espaço excedente. Quanto maior a embalagem, mais caro tende a ser a entrega.
Envelope de proteção
Quando falamos de embalagens para roupas baratas, o envelope de proteção desponta como uma das opções mais acessíveis.
Além do preço do material, esse tipo de embalagem também pode ser vantajoso porque é leve e ocupa pouco espaço, o que pode baratear o custo do envio.
Os contras do envelope de proteção são: a peça estará menos protegida do que numa caixa e o saco de proteção permite menos personalização do que os pacotes de papelão.
Envelope de proteção com plástico bolha
Essa é uma variação um pouco mais reforçada do envelope de proteção, pois todo o interior da embalagem é revestido com plástico-bolha.
Essa alternativa com plástico-bolha oferece uma boa proteção, mas ainda é limitado quando o assunto é personalização da embalagem.
Outra questão que precisa ser mencionada é o uso do plástico. Enquanto a caixa de papelão é apontada como ecologicamente correta, pois se decompõe facilmente no ambiente, o plástico polui muito mais e demora anos para se decompor. Dependendo do segmento da sua loja virtual de roupas, essa questão precisa ser analisada.
4 dicas de como personalizar embalagens para roupas
Comprar caixas personalizadas pode elevar o custo do negócio. Mesmo que muitos lojistas entendam que isso pode ajudar a marca, não há orçamento para fazer extravagâncias. Como agir nesses casos?
Há alternativas baratas no mercado que podem ajudar a personalizar embalagens para roupas no e-commerce sem gastar muito. Confira algumas dicas:
1 – Carimbos
Que tal criar carimbos com logo da sua loja virtual e elementos que remetem a ela? Depois basta carimbar as embalagens para roupas. É barato e simples.
2 – Etiqueta personalizada
Além de dar um toque especial à embalagem, as tags (ou etiquetas) personalizadas podem conter informações como nome, logo e dados de contato da marca. É uma maneira bacana de estimular a interação com as redes sociais da sua loja virtual, por exemplo.
3 – Fita personalizada
Que tal substituir a fita adesiva tradicional por uma fita adesiva personalizada? Isso também pode dar um charme para as embalagens para roupas. Quando falamos de produtos mais premium, usar fitas para criar laço na embalagem também causa um impacto visual muito positivo.
4 – Fragrância
A visão não é o único sentido que pode ser estimulado ao se pensar em embalagens criativas para roupas. Borrifar fragrância nos pacotes também é uma maneira simples e barata de causar boa impressão. Mas atenção: aposte em cheirinhos suaves, pois as chances de agradar são maiores.
Vantagens das embalagens personalizadas para roupas
À primeira vista, optar por embalagens personalizadas para roupas pode elevar os custos com pacotes na sua loja virtual. Então, por que investir nisso? A resposta é simples: o retorno pode vir de outras maneiras.
Ao caprichar em embalagens personalizadas para roupas, o lojista estimula o cliente a postar em suas redes sociais sobre o pedido recebido. Essa é uma maneira de incentivar o marketing espontâneo que pode atrair mais clientes.
Além disso, a percepção da marca junto ao cliente quando ele abre o pacote melhora bastante, aumentando as chances de ele voltar a comprar na sua loja. É o que chamamos de unboxing experience.
Outra vantagem das embalagens personalizadas para roupas é que elas podem reforçar uma ideia que a marca quer transmitir.
Uma loja virtual que comercializa peças de roupa mais caras e exclusivas, por exemplo, não deveria enviar as encomendas em embalagens simples ou em envelopes de proteção. Por outro lado, uma loja de roupas populares talvez não se importe de receber o pedido em embalagens mais simples.
Lembre-se que o cuidado com a personalização da embalagem deve estar diretamente ligado ao que ela está transportando.
Se atentando a essas dicas, ficará mais fácil usar as embalagens para roupas no e-commerce para destacar o seu negócio, economizar e causar boa impressão junto aos clientes.