O Brasil registrou recorde de faturamento no e-commerce em 2021 chegando a R$ 161 bilhões, o que representa um crescimento de 27% em relação a 2020. Moda, beleza, perfumaria e saúde foram as áreas que mais receberam pedidos, enquanto celulares, eletrodomésticos e eletroeletrônicos foram aquelas com maior faturamento.
Os resultados também indicaram que as mulheres, entre 36 e 50 anos, estão na frente em número de compras, enquanto os homens contam com o maior ticket médio.
Seu negócio está preparado para aumentar as vendas com a revolução do e-commerce?
Já em 2022, somente em janeiro, o e-commerce brasileiro teve um aumento de quase 2% segundo estudos da Conversion, agência de SEO. O relatório mostrou, ainda, que as maiores lojas online do país receberam um total 1,76 bilhão de acessos, uma média de oito no mês.
A pesquisa apontou também as principais:
1º) MercadoLivre
2º) Americanas
3º) Amazon Brasil
4º) Magazine Luiza
5º) Shopee
Todo esse crescimento é um reflexo direto do isolamento social e dos novos hábitos de compra na pandemia. Porém, mesmo com a flexibilização das medidas de segurança e o retorno à vida normal, o horizonte para as lojas virtuais parece cada vez mais promissor. Sendo assim, como preparar seu negócio digital para vender mais no futuro?
Facilite a compra
O grande desafio de qualquer gestor de um e-commerce é levar seus clientes a concluir a compra no carrinho. Cerca de 70% deles são abandonados antes da finalização. Tornar a experiência dessa pessoa na página acessível e simples aumenta as chances de pagamento.
Não obrigue o cliente a se cadastrar para adquirir o produto. Ofereça a opção de compra como convidado para que apenas as informações essenciais sejam preenchidas. Caso você faça questão de ter esse usuário em seu banco de dados, ofereça a opção de cadastro imediato utilizando o login social (Google, Facebook etc).
Coloque um sistema intuitivo, com CTAs bem chamativos e poucas opções de links ou outros botões. O objetivo aqui é não distrair o seu cliente e evitar que ele abandone o produto ou serviço.
Invista em mídias pagas
Google Adwords, Facebook Ads, YouTube Ads, as opções são muitas e o objetivo é um só: gerar visibilidade para o seu negócio. É aqui onde você garante a segmentação necessária à sua solução, alcança mais pessoas e aprende mais sobre o comportamento de compra do seu cliente. Se seu objetivo é crescer e vender mais, especialistas em mídias pagas são fundamentais nesse processo.
Up e cross selling
Vendas cruzadas e melhorias dos produtos ou serviços oferecidos dentro do seu site são essenciais para possibilitar o aumento do ticket médio. Um cliente que está comprando um novo iPhone não estaria interessado em uma capa de proteção? Alguém que esteja pedindo um hambúrguer não gostaria de uma batata frita extra ou um refrigerante maior?
Aperfeiçoe seu pós-venda
A venda não acaba quando você recebe o dinheiro. Na verdade, é aqui onde a relação entre cliente e empresa começa. Lembre-se de que mantê-lo custa de cinco a sete vezes menos do que conquistar um novo. Por isso, não poupe esforços para garantir sua satisfação.
Invista na embalagem ou no atendimento, crie programas de recompensa para os clientes mais antigos e recorrentes, utilize o e-mail marketing para manter um contato permanente e faça o follow-up para entender a relação deles com a solução oferecida. Um cliente fiel se torna embaixador da sua marca e pode trazer novos.
Seja omnichannel
Seu cliente está em toda parte, e você também precisa estar – em redes sociais, lojas físicas, aplicativos ou marketplaces. Você precisa estar pronto para atendê-lo no momento em que for acionado. Quanto mais canais de contato você possuir, maiores chances de criar uma experiência intensa com a sua marca e, consequentemente, gerar mais vendas.
E aí, curtiu? Seu negócio está preparado para aumentar as vendas com a revolução do e-commerce? Deixe seu comentário abaixo.
Leia também: Aprenda como converter mais clientes