O comércio eletrônico via TV, ou o T-Commerce, tem se mostrado o novo passo de inovação que as empresas de vanguarda já estão se preparando para dar. Isso é possível porque a TV Digital está cada vez mais presente no país.
Mas, para começar, você sabe qual é a diferença entre a TV Digital e o antigo formato?
Na TV Digital, tanto a imagem quanto o som são digitalizados, transmitidos da mesma forma como acontece com os computadores. O benefício mais aparente é que os telespectadores têm acesso a imagens com alta definição, som de melhor qualidade e aplicações interativas.
Vantagens
A interatividade é a melhor parte da TV Digital. Com ela, aplicações podem ser executadas no aparelho televisor, você terá acesso a vários serviços, jogos e informações adicionais a que não estava acostumado, como operações bancárias, enquetes, jogos e mídias sociais.
Assim como os smartphones aproximaram os celulares do computador e da internet, a interatividade faz o mesmo para a televisão.
No caso do comércio eletrônico, a sua versão para televisão tem a vantagem muito interessante de poder vender e comprar produtos sensíveis ao contexto, por exemplo, ao assistir um jogo de futebol, o usuário pode comprar o ingresso para o próximo confronto, ou a camisa oficial da equipe.
Plataforma
No Brasil, o sistema mais utilizado é o Ginga – um software embarcado em aparelhos que serve para rodar aplicações transmitidas pelas emissoras. Ele permite a interatividade em nosso sistema de TV Digital, o SBTVD – Sistema Brasileiro de Televisão Digital, o padrão de TV Digital desenvolvido no Brasil, tendo como base o padrão japonês..
Conclusão
O controle remoto está na mira dos lojistas. A TV digital se espalhará por mais cidades e o cidadão terá mais um canal de compras, usando o controle remoto no lugar do mouse.
Quem hoje compra em casa através da internet são os futuros consumidores do T-Commerce. As empresas só estão esperando a base de clientes aumentar para investir mais pesado nessa tecnologia.