O e-mail marketing é mais eficaz do que se imagina. Trata-se de uma poderosa ferramenta de marketing digital e um grande aliado do plano de comunicação que poderá trazer resultados em curto prazo a qualquer empresa que queira se conectar ao mundo online.
Existem diversos estratagemas para captação de visitantes a assinar a lista de e-mail de empresas e que podem alavancar os negócios de maneira surpreendente. O especialista Neil Patel explica em seu blog que podem ser usados 15 planos infalíveis para transformar hóspedes em assinantes do e-mail marketing.
Contra fatos, não há argumentos. Segundo pesquisas, uma campanha de e-mail marketing é 40 vezes mais efetiva em conquistar novos clientes que ações no Facebook e Twitter. Nenhuma ferramenta bate o e-mail marketing. Qualquer visitante que informe seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo estará sendo tratado como cliente. Aí está a estratégia de inbound marketing, ou seja, este é o trabalho do marketing de atração – uma forma de publicidade on-line na qual uma empresa se promove de maneira mais efetiva.
Vale dizer que o e-mail é usado por todos. Um dos fatores que torna o e-mail marketing mais eficiente é que enquanto outras mídias falam para um grupo, o e-mail dá exclusividade. Ele é destinado para uma pessoa e lido individualmente. Daí, essa ferramenta pode ser trabalhada com conteúdo personalizado, pois transmite credibilidade. O e-mail oferece, ainda, a possibilidade de compartilhamento de conteúdo relevante e informativo, o que auxilia a transmitir confiabilidade perante o seu público.
Outro ponto a destacar é que essa ferramenta fortalece as relações. Na construção de um relacionamento sólido com os clientes atuais e futuros, o e-mail é um excelente canal para iniciar e manter uma comunicação de qualidade. Oferece informação à mão. Hoje, cerca de dois terços de todos os e-mails estão sendo abertos em um dispositivo móvel, como smartphones e tablets.
Pesquisas constataram que 91% dos consumidores relataram verificar seus e-mails, pelo menos, uma vez todos os dias.
Portanto, desenvolva ideias que chamem a atenção do leitor logo de cara, no campo “assunto” do e-mail.
O fato é que o e-mail marketing pode ajudar qualquer empresa a gerar mais visitantes no site e, assim, gerar lucro. Um estudo norte-americano revelou que 79% dos entrevistados preferem receber e-mails a qualquer outro meio.
Nas mídias sociais, como o Facebook e o Twitter, o usuário conta com uma intensidade de distrações. Isso não ocorre com o e-mail. Observa-se, portanto, que é a ferramenta adequada para se comunicar melhor com os clientes em potencial.
Com o envio de um e-mail, em apenas dois minutos, milhares de pessoas vão visitar o seu site.
Portanto, incentive seus assinantes a encaminhar seus e-mails. Motive-os, oferecendo valor do seu produto ou serviço.
Nem todas as soluções e-mail marketing permitem sugestões de encaminhamento, mas você pode verificar com uma ferramenta conhecida como “autor responder”. Caso não tenha isso disponível, encontre uma forma alternativa de conseguir que seus assinantes atuais espalhem o seu conteúdo.
Além disso, utilize QR codes para dispositivos móveis. Com os códigos QR (QR Codes), os usuários do seu site móvel ganham a oportunidade de acessar suas campanhas, incluindo os formulários de assinatura.
Coloque formulários de assinatura em locais estratégicos. Cada seção do seu site é importante para a construção de links, mas quanto mais formulários de assinatura você colocar estrategicamente, mais chances você terá de converter visitantes em assinantes.
Outros lugares estratégicos onde você pode colocar o seu formulário de assinatura para converter mais visitantes em assinantes são: ao final dos seus posts, no rodapé do site, dentro do corpo do artigo, usando a estratégia de atualização de conteúdo (você verá mais sobre isso adiante). Coloque formulários de assinatura na sua página “sobre”.
Fundamental é lembrar aos usuários que podem cancelar a qualquer momento a assinatura. Preste atenção a um dado importante: a taxa média de cancelamento para a maioria das pequenas empresas é inferior a 1%.
A verdade é que a maioria das pessoas não está disposta a cancelar quando lhes dá a oportunidade de fazê-lo. Se os usuários decidem ficar em sua lista é porque vão esperar pelos seus e-mails.
Convide seus fãs nas mídias sociais para se inscreverem em um concurso. As pessoas gostam de participar e competir. Este é também um aspecto de “prova social”, que envolve fazer o que os outros estão fazendo, em parte porque eles estão fazendo isso.
Um concurso de mídia social expõe o seu site e sua mensagem a muitas pessoas, algumas das quais são seus clientes potenciais ideais.
Use leadboxes dentro do seu conteúdo. Dizer imediatamente aos usuários do seu site para se inscreverem na sua lista pode acabar os afastando. Muitos usuários não gostam de assinar um formulário, porque eles já tiveram experiências ruins com certos profissionais de marketing, que oferecem ficar rico da noite para o dia sem sair de casa, que constantemente os bombardeiam com novas ofertas.
Há muitos lugares estratégicos onde você pode colocar seu leadbox, por exemplo, ao final de cada post, ou na sua página “sobre”.
Use estrategicamente “aprimoramento de conteúdo”. Em 2010, 40% dos gastos das pequenas empresas com marketing digital passaram pela criação de conteúdo. Trata-se de uma força vital de todos os negócios online. Se a empresa quiser deixar sua marca, deverá investir em conteúdo de alta qualidade.
Faça testes A/B nos formulários de assinatura. Uma estatística recente descobriu que mais de 20% dos profissionais de marketing sentem que falta uma estratégia eficaz para testes nas landing pages.
Testes A/B não são opcionais, mas é uma necessidade se você quiser aumentar as conversões.
Por isso, estabeleça landing pages separadas para visitantes convidados.
Persuasão com o uso de conteúdos detalhados multimídia dará a seu marketing de conteúdo um impulso ao seu site.
Os clientes podem não querer seus anúncios, mas eles vão migrar para o conteúdo da sua marca, desde que ele resolva um problema deles. Se você quiser mais assinantes, então comece a pré-vender esse conteúdo. Pré-venda é basicamente educar as pessoas sobre um determinado produto, antes mesmo de ele ser lançando ou pedindo para eles comprarem.
Comentários de produtos são uma forma de pré-venda, mas não necessariamente a mais eficaz.
Recompense pessoas que comentaram pela primeira vez e redirecione-as para uma thank-you page.
Compreenda e use a psicologia das cores que têm o poder intrínseco de persuadir os visitantes do seu site.
Influencie visitantes com prova social, convencendo os usuários certos a obter o que deseja: reciprocidade, compromisso/consistência, prova social, autoridade, gosto e escassez.
Em outras palavras, as pessoas fazem o que veem outras pessoas fazendo.
Para praticamente qualquer tarefa ou objetivo, um usuário experiente pode provavelmente encontrar informações suficientes online gratuitamente. Mas leva tempo para encontrar essa informação, e a maioria das pessoas não tem esse tempo. Elas preferem um produto embalado, onde todas as informações que eles precisam são prontamente disponíveis a partir de uma fonte.
Pré-venda ajuda a preencher essa necessidade, e aumenta a lista de seus assinantes para arrancar.
Use Hellobar para levar visitantes à sua página de assinatura. Os profissionais de marketing digital antenados levam essa ferramenta muito a sério. Eles não vão fazer nada fora de suas listas porque são nelas que o engajamento real começa e termina.
Construir relacionamentos, com a venda de produtos e serviços online, é muito mais fácil quando você atinge seu público-alvo. E é muito raro encontrar um público-alvo logo de cara, sem qualquer forma de engajamento. Por isso, que os e-mails fazem a diferença.