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Especial Black Friday 2021 - parte 1: história e cases de sucesso para se inspirar

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

A Black Friday 2021 é um dos períodos mais esperados pelos consumidores e lojistas de todo o país. Pensando nisso, resolvi dedicar o mês de setembro inteiro para desenvolver conteúdos relacionados exclusivamente ao evento.

Meu objetivo com isso é ajudar os profissionais que trabalham com e-commerce a se prepararem com antecedência para essa data tão importante.

Por esse motivo, elaborei um especial que será dividido em quatro artigos diferentes, abordando tópicos como histórico, curiosidades, planejamento, estratégias de venda e pós-venda na Black Friday 2021.

E para começar, neste artigo, vou apresentar informações importantes sobre a história da Black Friday, abordando não somente a criação do evento nos Estados Unidos, como também a sua chegada ao Brasil.

Como surgiu a Black Friday?

Para que você possa aproveitar todo o potencial da Black Friday 2021, acredito que seja importante compreender melhor a história e a evolução do evento.

O primeiro registro do termo “Black Friday” aconteceu em 1869, quando dois acionistas de Wall Street decidiram, em uma sexta-feira, investir uma quantidade expressiva em ouro.

No entanto, o mercado do ouro quebrou nesse mesmo dia, dando início a uma crise que acabou com os planos de diversos investidores e empresas. Esse acontecimento foi chamado, por muito tempo, de “Black Friday”.

Mas o evento como conhecemos hoje surgiu quase um século depois, nos anos 1960, também nos EUA.

Os policiais da Filadélfia utilizavam o termo “Black Friday” como referência ao trânsito caótico que a cidade apresentava na sexta-feira da semana do Dia de Ação de Graças.

Em paralelo, os comerciantes da região aproveitavam o fluxo intenso de pessoas na cidade para divulgar promoções personalizadas, atraindo clientes e lucrando muito com a movimentação.

Com o passar dos anos, esse costume foi sendo disseminado pelo restante do país, se popularizando de maneira mais sólida apenas na década de 1990.

A partir daí, a última sexta-feira de novembro passou a ser chamada oficialmente de Black Friday, tornando-se uma das datas comerciais mais importantes do ano em diversos países.

Black Friday 2021: o início do evento no Brasil

No Brasil, a primeira edição da Black Friday aconteceu no ano de 2010, e foi focada totalmente em vendas online.

Na época, cerca de 50 lojas do varejo nacional aderiram ao evento, arrecadando R$3 milhões durante o período. No ano seguinte, em 2011, as vendas cresceram e superaram as expectativas, chegando a ultrapassar a marca de R$100 milhões em faturamento.

O crescimento permaneceu constante. No ano de 2013, os números já apontavam para um faturamento de R$770 milhões. Em 2014, segundo dados do E-Bit, a data conquistou o resultado de R$1,2 bilhão em compras realizadas na Internet.

Já em 2020, a Black Friday atingiu surpreendentes R$5,1 bilhões em vendas, garantindo um aumento de 31% em relação ao ano anterior.

Assim, as perspectivas para o evento deste ano são otimistas. A expectativa é de que o cenário seja ainda mais promissor para a Black Friday 2021.

O comportamento do consumidor brasileiro durante a Black Friday 2021

Boa parte do público olhava para a Black Friday com certa desconfiança, principalmente por conta de algumas lojas mal intencionadas que aumentavam o preço dos produtos para oferecer descontos falsos durante o evento.

Com o passar do tempo, esse tipo de situação se tornou cada vez menos comum. Afinal, tem sido muito mais fácil identificar eventuais fraudes com antecedência.

Dessa forma, o evento conseguiu conquistar a confiança dos consumidores digitais, que agora também aguardam a data com bastante expectativa.

Inclusive, uma pesquisa realizada pela Globo, mostra que 68% do público costuma comprar durante o evento.

Essa porcentagem tende a aumentar na Black Friday 2021, principalmente se levarmos em conta os números apresentados nos últimos anos e a tendência de crescimento dos resultados do evento.

Logo abaixo, você pode conferir um gráfico que mostra dados históricos da Black Friday ao longo da última década:

Houve um aumento não apenas no faturamento, como também no ticket médio das compras realizadas durante o evento, que em 2020 chegou a R$668. Ou seja, os consumidores estão cada vez mais dispostos a investir maiores quantias de dinheiro nas ofertas da Black Friday 2021.

O gráfico também pontua as regiões que mais venderam durante o período. O sudeste, por exemplo, foi responsável por mais da metade das vendas, chegando a 61,6%. Na sequência estão o nordeste e o sul, respectivamente com 15,9% e 14,5%.

Isso não significa, no entanto, que você deva descartar as demais regiões do Brasil. Na verdade, elas devem ser olhadas com atenção para identificar oportunidades onde ninguém mais está vendo.

Além disso, é possível perceber que as mulheres realizaram mais compras na data, comprovando o grande interesse do público feminino por descontos na Black Friday 2021.

Todas essas informações serão ainda mais importantes quando chegarmos à etapa de estratégias de venda. Por isso, continue acompanhando meus artigos para receber o conteúdo completo da Black Friday 2021.

Cases de sucesso para se inspirar na Black Friday 2021

Conheça campanhas de Black Friday de alguns e-commerces que fizeram um grande sucesso e geraram resultados extraordinários.

São lojas virtuais brasileiras que souberam utilizar todo o potencial da Black Friday de maneira criativa, conquistando números expressivos e inspiradores. Confira:

Mídia paga

O objetivo do e-commerce de artigos de acampamento e aventura era utilizar a Black Friday para potencializar as vendas durante todo o mês.

Com a ajuda de uma agência especializada em marketing digital, eles criaram anúncios online que trouxeram um retorno de 1450% em relação ao investimento feito no Google Ads.

Além disso, a empresa apresentou um aumento de 383% de acessos orgânicos na loja virtual, estimulados, principalmente, pelas publicações em redes sociais e campanhas de e-mail marketing.

Descontos diferentes todos os dias

Um e-commerce de artigos religiosos chamou a atenção por promover uma campanha de Black Friday com ofertas exclusivas, que eram trocadas todos os dias durante o mês de novembro.

Sua estratégia consistia em promover duas ofertas diferentes a cada dia, que eram válidas somente durante aquele período de 24 horas. Dessa forma, a loja virtual conquistou ótimos resultados de venda durante todo o período.

Ofertas exclusivas

A estratégia que um e-commerce do segmento de Moda e Acessórios adotou foi criar uma landing page exclusiva para centralizar os produtos da Black Friday.

Com um layout responsivo e uma experiência do usuário pensada especialmente para o público da loja virtual, a página permitia que os clientes realizassem uma busca otimizada e dinâmica dos itens em promoção.

A partir dessa campanha, a empresa conquistou um aumento de vendas de aproximadamente 700%.

Mobile commerce

Em 2019, um e-commerce de supermercado aproveitou todo engajamento da Black Friday para angariar novos usuários para o seu aplicativo.

A estratégia da empresa foi desenvolver promoções exclusivas para a ferramenta, liberando ofertas com antecedência e estimulando os clientes a fazerem o download do app.

Marketplace

O Mercado Livre já apostava na Black Friday desde o começo. Na edição de 2013, a empresa ofereceu diversos benefícios como frete grátis, parcelamento sem juros e descontos chamativos.

Com seus investimentos focados em campanhas de Google Search e Google Display, a gigante do marketplace conquistou um aumento de vendas de 46% em relação a 2012, consolidando-se como uma das principais marcas do evento no Brasil.

Essas dicas te deram alguns insights? Escreva nos comentários qual foi a estratégia de Black Friday que mais chamou a sua atenção!

Neste primeiro artigo, decidi introduzir o tema de maneira diferente, apresentando o contexto histórico e focando na relação do Brasil com a Black Friday 2021.

Meu objetivo foi proporcionar aos profissionais que trabalham com comércio eletrônico uma visão mais ampla sobre a evolução dessa data ao longo dos últimos anos.

Espero que tenham gostado das informações que compartilhei aqui. No próximo conteúdo, trarei dicas relacionadas ao planejamento e à logística das lojas virtuais para a Black Friday 2021.

Continue acompanhando!