O Dia das Mães é considerado a segunda data mais importante para o comércio brasileiro, perdendo apenas para o Natal. Apesar da grande queda de vendas em 2020, por conta da pandemia, a migração das marcas para o meio digital fez de 2021 um marco no crescimento de vendas no mesmo período.
Com a reabertura total do comércio físico e a comodidade de comprar online, o Dia das Mães de 2022, que será celebrado no dia 8 de maio, tem uma estimativa de atrair vendas de três em cada quatro pessoas, aumentando de 59% para 72% em relação ao interesse dos clientes no ano passado.
A boa projeção dos dados já estimula o comércio a se preparar para receber os consumidores em uma data que demanda cuidado e apelo emocional. Veja como garantir o aumento das suas vendas por meio das principais estratégias de marketing.
Aumente suas vendas no Dia das Mães por meio das principais estratégias de marketing.
Por que garantir um diferencial pode ajudar na captação de clientes?
Com a mudança das práticas de consumo pelo impacto da pandemia, o comércio precisou adotar sistemas automatizados para manter um bom relacionamento com o cliente. Como consequência, o público-alvo se tornou mais exigente e busca, cada vez mais, ter uma identificação com a marca para além das compras.
Para conquistar a fidelização dos clientes a longo prazo, as empresas precisam pensar de maneiras diferenciadas em cada estágio de compra. Apesar de parecer um conceito bastante básico, muitos empreendedores não conseguem fidelizar clientes mais antigos, que muitas vezes acabam migrando para seus concorrentes pela facilidade de conexão.
Para que a fidelização ocorra, é importante que a empresa consiga personalizar seus canais de atendimento e também ofereça seus produtos de uma maneira mais pessoal, direta e com facilidades no momento da compra.
Atualmente, para isso, hoje já é possível contar com um sistema integrado de gestão empresarial (ERP). Por meio das suas funções, a empresa consegue entender melhor cada um dos seus clientes e aperfeiçoar sua experiência.
Com o auxílio de um ERP, setores de logística, vendas e produção conseguem se unir para oferecer brindes e kits exclusivos junto aos produtos que o consumidor está buscando adquirir. Dessa forma, os clientes ganham a oportunidade de receber algo exclusivo e que conquista seu retorno para a loja futuramente.
Sendo assim, é importante que a empresa consiga separar um tempo para treinar seus funcionários sobre os produtos disponíveis para o Dia das Mães e como realizar o atendimento via WhatsApp Business ou omnichannel.
O contato mais próximo faz com que o time de vendas seja capaz de oferecer condições especiais com base no planejamento realizado pela empresa para o período. Além disso, os dados dos clientes são preservados, o que auxilia um futuro contato para divulgar novidades em outras ocasiões.
Confira cinco estratégias para vender mais no Dia das Mães
Agora que você já sabe que é preciso automatizar e personalizar seu atendimento aos clientes em todos os estágios da compra, é importante pensar em estratégias de marketing que podem ser postas em prática também pelo ERP. Veja as cinco principais:
Estratégia #1 – Frete grátis: o queridinho do consumidor!
Ao lançar uma campanha de marketing para o Dia das Mães, é sempre bom calcular os custos e analisar a possibilidade de oferecer frete grátis aos clientes. Com a economia ainda balançada, poupar dinheiro ainda é um objetivo para quem busca presentear a mãe e pode ser um grande incentivo para que a sua empresa consiga vender acima do esperado.
Estratégia #2 – Promova sua campanha nas redes sociais
O marketing digital é um dos passos mais importantes em uma boa estratégia de vendas. Estar conectado com seus clientes no Instagram e no Facebook pode ajudar a sua empresa a se tornar mais conhecida e atrair novos pedidos de compra.
Para não errar na estratégia, é importante que sua equipe de marketing consiga realizar anúncios pagos direcionados para o público-alvo, além de cuidar das redes periodicamente com postagens que chamem a atenção de futuros clientes. Afinal, ganhar seguidores e engajamento nas páginas também ajuda na visibilidade da sua marca.
Com essa comunicação constante, seus clientes passam a sentir uma maior credibilidade e profissionalismo, o que acaba rendendo um pedido de atendimento ou a finalização de uma excelente compra.
Estratégia #3 – Atendimento personalizado
Como já dissemos antes, investir em canais automatizados de atendimento aos clientes é uma das principais estratégias para vender mais no Dia das Mães. Sendo assim, a página inicial do site deve ter disponível um chatbot para que seus consumidores possam entrar em contato com maior rapidez.
Por se tratar de uma das datas mais importantes para o comércio e remeter a atenção e carinho, investir em uma comunicação via WhatsApp Business também pode dar bastante certo. Através do aplicativo de mensagens, sua equipe pode dedicar um tempo para mostrar as novidades, falar um pouco mais sobre os produtos e ter a chance de conhecer mais intimamente o cliente.
Dessa forma, além de conseguir realizar vendas mais humanizadas e personalizadas, a empresa garante o contato do cliente a longo prazo, podendo então divulgar outras promoções, produtos, entre outros, no futuro, com uma alta chance de fechar novos pedidos de compra.
Estratégia #4 – Ofereça descontos em diversos produtos
Presentear uma mãe não é uma tarefa fácil. Entretanto, na extensa lista de desejos delas, podem surgir alguns tipos de produtos que são preferência nacional e valem a pena serem oferecidos com cupom de desconto – seja para alguma marca ou uma lista de artigos de determinada categoria, como cosméticos, para atrair novas vendas.
Se a estratégia é estimular a compra por algum canal, como o aplicativo da loja, dê um incentivo exclusivo para pedidos feitos no app.
É importante realizar uma avaliação do estoque da loja e verificar quais produtos podem ser vendidos com descontos atrativos para antigos e novos clientes durante a época.
Estratégia #5 – Envie brindes junto com o produto
Nada melhor para conquistar seus clientes do que o envio de um brinde junto com a compra realizada. Essa é uma estratégia para aumentar o valor do ticket médio. Funciona de forma a estimular o consumidor a adquirir algo acima de um determinado valor, e daí ele ganha um presente especial.
Mas pode também ser algo oferecido gratuitamente. Além de incentivar o consumidor a comprar de novo com a loja, ele pode se sentir especial em ganhar algo que não estava esperando.
O brinde pode ser uma amostra grátis de outro produto, um vale-presente em um valor específico ou até mesmo a possibilidade de obter um cartão fidelidade e juntar pontos para trocar por descontos e outras facilidades.
Divulgue essa ação promocional para a sua base de leads por e-mail, nas redes sociais, no site e no blog a partir de banners e pop-ups.
Com a surpresa ao receber o brinde, o cliente também fica mais propenso a divulgar sua marca entre os amigos, o que pode acabar ampliando as visitas no site e o aumento significativo de novos pedidos.
Para conseguir aplicar todas as estratégias indicadas facilmente, é importante contar com um ERP para lojas físicas e virtuais com gestão automatizada.
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