Final de ano é sempre uma das melhores épocas para o comércio eletrônico. Com a chegada da Black Friday, do Natal e até mesmo o recebimento do 13º salário, as compras online crescem expressivamente, sendo esse um dos períodos mais favoráveis para quem tem um e-commerce.
Em 2020, por exemplo, uma pesquisa realizada pela Ebit|Nielsen mostrou que vendas em datas sazonais como as de final de ano tiveram um forte crescimento no online, muito impulsionado devido a pandemia, e representaram 34% do faturamento do comércio eletrônico. E a tendência é que esse comportamento de compra online seja cada vez maior em datas comemorativas e eventos especiais, como os já tradicionais Black Friday e Cyber Monday.
Para os lojistas, as datas de final de ano são uma excelente oportunidade para alavancar as vendas online, devendo fazer parte do planejamento do e-commerce. No entanto, é preciso inovar e ter as melhores ações para se destacar da concorrência que não é pouca nesse período, indo muito além de um simples desconto ou frete grátis.
Veja a seguir algumas estratégias fora da caixa para maximizar as vendas no final de ano que talvez você nem imaginaria que poderia utilizar no seu e-commerce!
Incentive a compra criando kits especiais de produtos
Kits de produtos são sempre uma boa opção para oferecer aos seus clientes e ainda elevar o valor final dos pedidos. Em época de final de ano, você pode inovar montando kits especiais para determinadas datas, oferecendo preços e descontos exclusivos para quem compra mais itens na sua loja.
Dependendo do nicho em que atua e do que é vendido no seu e-commerce, é possível criar uma estratégia de kits com um combo de produtos relacionados à data. Em uma loja virtual que vende artigos de decoração, por exemplo, é possível montar um ou mais kits especiais de natal com produtos para presente, contando até mesmo com embalagens e pacotes personalizados com temática natalina.
Faça guias de presentes
Uma ótima estratégia para aproveitar as datas de final de ano e maximizar as suas vendas é fazendo guias de presentes, sugerindo os produtos do seu e-commerce por meio de listas como “Produtos para presentear a família no Natal”, “Presentes em promoção para comprar na Black Friday” ou “10 opções de presentes de até R$ 100”.
Inove ao criar guias e chame a atenção dos seus clientes dando dicas de presentes. Vale divulgar as listas em posts nas redes sociais, no blog da sua loja, por e-mail marketing, anúncios em formato carrossel ou até mesmo em uma landing page especial.
Invista em vídeos e faça anúncios neste formato
Que o consumo de vídeos é cada vez maior na internet isso a gente já sabe. Então o que acha de investir mais nesse formato de conteúdo para promover os produtos do seu e-commerce e aumentar as vendas no final de ano? Na Black Friday, por exemplo, você pode produzir vídeos curtos que mostrem de forma dinâmica e atrativa os produtos em promoção.
Ou então criar vídeos mais completos, com demonstrações e reviews de clientes falando sobre o produto para passar mais confiabilidade sobre a qualidade do item. Anúncios em vídeo também trazem uma melhor performance nas vendas online, gerando uma taxa de conversão 48% maior do que anúncios estáticos, segundo dados recentes da VidMob.
Realize ações com influenciadores digitais
Caso seu e-commerce seja de um segmento X para um público que é bastante presente nas redes sociais, outra estratégia que pode dar muito certo para aumentar suas vendas no final de ano é realizar ações com influenciadores. Sabendo identificar as pessoas certas que podem promover os seus produtos na internet, divulgar suas promoções ou até mesmo oferecer cupons de descontos para os seguidores, você consegue atingir potenciais clientes que talvez nem conheceriam a sua loja sem a indicação do influenciador que seguem.
Ofereça grandes descontos por tempo limitado
Essa é uma estratégia bastante utilizada em grandes players do e-commerce e você também pode aplicar na sua loja para aumentar as vendas no final de ano. Aproveite esse momento de alta no varejo online para oferecer grandes descontos por um tempo limitadíssimo, com ofertas relâmpago, de hora em hora, com duração de 24 horas ou até às 23h59 do dia, por exemplo.
Avalie a melhor estratégia de promoção — ofereça descontos mais altos e veja bem se não sairá prejudicado —, divulgue muito em seus canais criando um senso de urgência nos consumidores e tenha resultados rápidos e eficazes nas suas vendas.
Crie campanhas de contagem regressiva
Experimente criar campanhas de contagem regressiva para que seus clientes saibam quando começará ou terminará uma promoção da sua loja. Envie alertas por e-mail e SMS, faça vídeos com contagem nos Stories do Instagram, crie banners no site avisando quantos dias ainda faltam ou até mesmo tenha uma landing page com cronômetro. Tudo isso pode ajudar a impulsionar as suas vendas de final de ano, motivando seus clientes a agir e tomar a decisão de compra mais facilmente.
Capte leads com antecedência por meio de iscas digitais
Captar leads com antecedência é outra estratégia que pode gerar muitas vendas para sua loja no final de ano. Com iscas digitais, você consegue chamar a atenção dos consumidores e fazer com que eles se cadastrem por alguma landing page ou um formulário específico para terem um benefício ou recompensa posteriormente.
Com essa estratégia, dá para inovar nas ideias e atrair leads qualificados. Você pode, por exemplo, criar um anúncio avisando que em breve seu e-commerce terá uma promoção exclusiva de Black Friday só para quem se cadastrar na landing page e assim ter uma boa base de interessados para trabalhar na sua ação de final de ano.
Faça lives e ofereça descontos exclusivos aos participantes
Se você tem um bom número de seguidores ou uma base sólida de contatos, o que acha de transmitir uma live para seus clientes? Avise nas redes sociais ou por e-mail que sua loja terá uma promoção imperdível de final de ano e que para saber mais detalhes será transmitida uma live no seu Instagram ou YouTube em determinado dia e horário.
Desperte a curiosidade dos seus clientes. Faça com que eles participem da live e ofereça vantagens exclusivas só para quem realmente assistiu, seja informando um código de cupom durante a transmissão, enviando uma mensagem privada no Instagram para agradecer a participação e enviar o link da oferta ou coletando os e-mails dos usuários pelo chat para que recebam um benefício sobre a compra.
Utilize estratégias de gamification com seus clientes
A estratégia de gamification vem ganhando força e você pode explorá-la para aumentar as suas vendas no final de ano, já que ainda poucos e-commerces a utilizam. O gamification ou gamificação nada mais é do que uma forma de recompensar os seus clientes que, de alguma forma, realizaram uma determinada ação com a sua marca. Na prática, alguns exemplos seriam bonificar aqueles seus clientes mais fiéis que compram com frequência no seu site, gerando algum sistema de pontuação para que recebam vantagens no próximo pedido, ou então realizar alguma ação nas redes sociais para que seus seguidores respondam enquetes e ganhem descontos ao acertarem todas as perguntas.
Gostou dessas dicas? Aproveite que o final de ano está chegando e pense em alguma estratégia mais fora da caixa para aumentar as vendas do seu e-commerce. As datas mais importantes do varejo online chegam em breve e você deve se destacar da imensa concorrência com ideias inovadoras e que chamem a atenção dos seus clientes.