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Estudo de caso: pesquisa com clientes, pequenos ajustes e um e-commerce de calçados faturando +74%

Por: Diego Santana

Especialista em Performance para E-Commerce

Diego Santana é Gestor de Performance, Especialista em Growth para E-Commerce, Professor/Palestrante, atua no comércio eletrônico desde 2006 e oferece soluções para Gestores e Lojistas melhorarem os resultados das vendas on-line. Em 2023, ajudou a realizar mais de R$770 milhões em vendas digitais.

Colocar o cliente no centro ajudou um e-commerce de calçados a aumentar o faturamento em 74%. Vamos conhecer o estudo de caso da semana:

O cenário

Desde que o e-commerce em questão foi lançado, a empresa nunca priorizou estratégias centradas no cliente. A falta de foco no cliente acabou virando um problema grave quando perceberam que o crescimento sustentável estava ficando cada vez mais difícil.

Nesse contexto, fui contratado para identificar os obstáculos à escala do negócio. E, bom, a primeira coisa que sempre verifico é: estamos de fato ouvindo o que nossos clientes têm a dizer?

O problema

A falta de foco no cliente levou a empresa a enfrentar desafios no crescimento do negócio.
Ao invés de entender e atender às necessidades e desejos de seus clientes, a empresa estava tomando decisões com base em outras métricas ou até mesmo suposições. Isso impacta não só nas oportunidades – das quais muitas foram perdidas – mas também no número de clientes insatisfeitos e, consequentemente, dificuldades em escalar o negócio de forma saudável.

A solução

Achamos importante olhar para os tipos de pesquisa que existem e que poderiam ser feitas com a base. Foi aí que trouxemos uma pesquisa completa envolvendo 3 etapas:

1. Interesses: entender o que os clientes mais gostam

2. Comercial: entender o que faz o cliente comprar

3. Jornada: entender como o cliente toma a decisão de compra

Seguimos as pesquisas com apenas 2 perguntas para cada uma dessas etapas, e escolhemos o público comprador logo de cara para responder, usando as perguntas/modelo abaixo.

Como incentivo, decidimos usar o e-mail mais aberto do e-commerce para aplicar essa ação: o e-mail de compra confirmada.

Esse e-mail, na média, tem uma abertura de 98%.

Inserimos, no e-mail, um parágrafo dizendo que, se respondessem a pesquisa nas próximas 2 horas, mandaríamos um brinde no pedido.

Presta atenção nessa sacada. Por padrão o cliente já enviava brindes em todos os pedidos, mas a inserção desse gatilho garantiu que a adesão à pesquisa fosse muito boa – e isso, por sua vez, nos rendeu o máximo de respostas.

O resultado

As respostas surpreenderam e foram tomadas 3 decisões de imediato:

. Ajuste do frete
. Correção do prazo de entrega
. Atualização da página do produto

Com essas 3 mudanças, uma melhora progressiva nos resultados e um aumento de 74% no faturamento, sem impacto na publicidade, em apenas 6 meses após os ajustes.

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