Em 20 de fevereiro de 2024, o Google anunciou mais uma adição ao universo de dados estruturados, apresentando ao público a estrutura para variantes de produtos – pensando na facilidade para seus usuários, mas principalmente na visibilidade que os comerciantes terão, ao conseguir apresentar as variações de seus produtos (seja pela diferença de cor, tamanho, tecido ou qualquer outra configuração que o produto ofereça) e assim contar com um resultado mais relevante e útil ao seu público.
Com a novidade, o Google espera facilitar a inclusão de dados estruturados de variantes e a exibição da mesma na Pesquisa Google.
Um dos focos do Google
O Google já vem ampliando seu suporte para dados estruturados de produtos há algum tempo, quando em 2022 apresentou mudanças significativas, com o aprimoramento do resultado de Pesquisa Google. Posteriormente, em 2023, trouxe o suporte a dados estruturados de custo de frete, tempo de entrega e devolução. E agora essa nova adição, que foca em variantes de produtos.
Essas novidades só confirmam o quanto o resultado das lojas é relevante para o Google e seu interesse em facilitar e, principalmente, unificar as configurações dos e-commerces.
Sabemos que, atualmente, existem algumas formas de configurar as variações de produtos, e isso ocasiona certa confusão até mesmo para plataformas de e-commerces – algo que deve ser corrigido com essa novidade.
A importância dessa novidade
Como dito anteriormente, atualmente, temos algumas formas distintas de apresentar as variações de produtos, com muitas lojas virtuais se confundindo e não apresentando um padrão.
É comum ver, por exemplo, dentro da mesma loja virtual, determinado produto apresentar, em uma só página, todas as cores disponíveis, mas outro produto contar com uma página para cada variante, confundindo o consumidor.
Ao buscar um produto pelo nome, o possível comprador pode estar buscando uma cor em específico, mas chegará a um anúncio que não está disponível. Por muitas vezes, o consumidor decide por buscar em outra loja, acreditando que a atual não apresenta a cor desejada, e isso finda com uma venda perdida.
Com o suporte a dados estruturados, o comprador já terá a visibilidade de todas as variações em poucos cliques, definindo quais e quantas e deseja comprar.
O que são dados estruturados
Dados estruturados são formatos padronizados de códigos que otimizam as informações passadas para os mecanismos de buscas.
Com esses dados, você consegue comunicar com mais exatidão o que tem disponível naquela página e o conteúdo que precisa ser exibido na Pesquisa Google, tudo isso facilitando para que o usuário encontre o que busca.
Assim, em vez de o seu link ser apenas mais um em meio a tantos outros, você garante uma exibição que contribui para a experiência do usuário.
Como comunicar as variantes de produtos para o Google
Tendo ciência de que produtos que oferecem variantes, por si só, apresentam uma maior complexidade, comparados a produtos que não apresentam essas variações, a implementação dos dados estruturados também contará com um caminho mais complexo.
De imediato, é necessário que todas as variantes sejam adicionadas a um produto “principal”, que será o responsável por todo agrupamento de variações. Para que isso ocorra, foi adicionado o suporte ao tipo ProductGroup do schema.org.
Seguindo, após essa adição, foram acrescentadas três novas propriedades:
– “hasVariant”: que tem como responsabilidade aninhar variantes do Product no ProductGroup que foi adicionado anteriormente.
– “variesBy”: que vem para listar as propriedades de identificação de cada variação.
– “productGroupID”: mais conhecido como “SKU principal”, que nada mais é do que o ID do ProductGroup.
Após ter configurado os dados estruturados, o responsável conseguirá visualizar pelo Google Search Console quais variantes foram encontradas e adicionadas ao devido e-commerce.
Atenção, plataformas de e-commerce
O Google já vem deixando claro há muito tempo a importância dos dados estruturados, e isso vem se tornando cada vez mais necessário.
Logo, se você é responsável por uma plataforma de e-commerce, é importante estar por dentro de toda implementação do Google, principalmente quando tratamos de dados estruturados. Estando “em dia”, seus clientes contarão com diversos benefícios, como:
– Experiência de compra aprimorada: os dados estruturados garantem uma apresentação mais organizada e mais clara das informações que precisam ser passadas ao usuário, melhorando a experiência de navegação e facilitando a busca pelos possíveis clientes;
– Visibilidade otimizada nos mecanismos de busca: estando com os dados estruturados configurados corretamente, a loja virtual ganha relevância na página de pesquisa do Google, aumentando diretamente a visibilidade e atraindo um tráfego mais qualificado;
– Aumento nas taxas de conversão: com dados estruturados bem configurados, informações importantes, como preço, avaliações, disponibilidade e variações, ajudam a influenciar positivamente a decisão de compra do cliente, aumentando a taxa de conversão.
Não contar com os dados estruturados corretos significa perder espaço na Pesquisa Google e vender menos.
A implementação dessas atualizações é crucial para as plataformas e pode ser realizada de maneira simplificada por meio de um CMS que integre recursos de marcação semântica, ferramentas de configuração intuitivas e atualizações regulares. Isso assegura a conformidade com as mais recentes diretrizes do Google.
Se você possui uma loja virtual e também não está apresentando os dados estruturados que o Google oferece, é importante buscar a correção o mais rápido possível, encontrando bons profissionais que te auxiliem, caso a plataforma não esteja ofertando essas soluções.
Saiba mais: Google lança suporte de dados estruturados para variantes de produtos