Vender online vai além de anunciar seus produtos na internet e realizar entregas. Para construir uma operação sustentável e segura, você deve estruturar muito bem todos os processos e os detalhes da sua operação, e o faturamento com certeza é um dado que merece atenção redobrada!
Quando analisamos o faturamento de um negócio, temos que considerar tudo que compõe e influencia diretamente esse resultado. Por exemplo, não dá para falar sobre faturamento no marketplace sem falar de precificação!
Precificação em foco
A precificação é uma parte estratégica extremamente importante para qualquer negócio, pois quando feita de maneira incorreta, pode prejudicar a saúde financeira e até mesmo a existência da empresa.
Sendo assim, ao precificar seus produtos, considere tudo que influencia o valor final do item. No caso do marketplace, você deve incluir a comissão, que muitas vezes é cobrada por departamento de produto, a política de frete utilizada no canal, os custos da sua operação e, claro, a sua margem de lucro pelas vendas.
Tendo em conta todos esses fatores, você consegue precificar os seus produtos de maneira precisa e garantir um faturamento saudável para o seu negócio.
Quando o assunto é precificação, um dos principais pontos que você deve lembrar é: não dá para usar o mesmo preço em todos os seus canais! Os valores praticados em uma loja física não funcionam para o marketplace, e vice-versa.
Além de considerar esses diferentes fatores na sua precificação, é interessante que você analise os diferentes preços praticados no mercado para garantir que a sua oferta seja competitiva e faça com que os seus clientes escolham a sua loja.
Analise seus canais individualmente
Cada marketplace possui uma estratégia própria, por isso o ideal é que você não analise seus canais de atuação de forma conjunta, e sim individualmente, considerando os gastos envolvidos em cada um deles.
Analisar todos os seus canais juntos pode trazer uma visão macro do seu faturamento, que muitas vezes esconde algumas irregularidades na operação. Por exemplo, você pode ter um canal que na verdade não está trazendo um saldo positivo para a empresa, mas, como a sua análise geral apontou um bom faturamento, você nunca notou isso.
Analisar os canais individualmente também te ajuda a ser mais ágil na hora de identificar oportunidades e realizar ajustes na sua operação. Principalmente quando consideramos os marketplaces, que são plataformas que estão sempre se atualizando e levando os lojistas a mudarem também.
E assim como o marketplace pode mudar, o contexto socioeconômico no qual o seu produto está inserido também pode mudar, e isso tende a influenciar diretamente o seu faturamento!
Lembre-se: o mercado é inconstante!
Para acompanhar o seu faturamento corretamente, é necessário entender o contexto das suas vendas, isto é, o que está levando o público a comprar os seus produtos? Existem diversos fatores externos que impactam diretamente o resultado das suas vendas, e eles devem ser considerados nessa análise.
As necessidades de compra do público mudam constantemente, e muitas vezes isso faz com que certos produtos fiquem em alta por um tempo e depois voltem a ser só mais um produto nas prateleiras.
O álcool em gel é um ótimo exemplo de como o contexto pode influenciar as vendas. Ele é um item que sempre foi vendido em diversos canais, porém com pouca relevância. Até que, no início de 2020, ele chegou a ter um aumento de 4.261% no número de pedidos feitos no e-commerce. (Compre&Confie).
Além dessas condições, a sazonalidade é algo que impacta diretamente o faturamento de algumas categorias de produtos. Uma loja de brinquedos, por exemplo, sempre vai notar uma alta de vendas no mês de outubro, já que temos o Dia das Crianças para impulsionar as vendas.
Todos esses fatores devem ser considerados na hora de analisar o faturamento da sua loja. Afinal, eles vão impactar diretamente os resultados e te mostrar exatamente se os seus resultados estão sendo melhores ou piores.
Vamos retomar o exemplo da loja de brinquedos. Você sabe que as suas vendas crescem durante o mês de outubro por conta do Dia das Crianças. Sendo assim, não faz sentido você comparar os resultados de outubro com os do mês anterior – que não teve uma grande data comercial para alavancar suas vendas. Para entender se o faturamento da sua loja cresceu nesse mês, você deve analisar os resultados de outubro de 2022 com outubro de 2021.
Entendeu como analisar o faturamento do seu negócio vai muito além de mostrar se a sua loja teve lucro ou não? Acompanhando constantemente o seu faturamento no marketplace, você consegue não apenas uma operação mais saudável, como também um negócio inovador e estratégico.