Nos últimos anos, a preocupação com as fraudes no e-commerce se tornaram um problema crescente no Brasil, uma vez que as transações online são parte relevante do cotidiano de consumidores cada vez mais ativos e digitalizados. Um levantamento feito pela OLX estimou que os brasileiros sofreram prejuízos que totalizam R$ 3 bilhões em fraudes no comércio digital em 2024, sendo que 46% dos golpes aplicados foram representados por pagamentos falsos.

Outro estudo conduzido pela Equifaz BoaVista joga luz a mais um fator preocupante para os lojistas: houve um crescimento de 3,5% na incidência de fraudes no e-commerce nacional, com um estrondoso número de 7,25 milhões de tentativas fraudulentas ao longo de 2024. O aumento dessas ações criminosas indica que existe um alto nível de sofisticação desses golpes, praticados por pessoas que sabem manipular plataformas de compra e pagamentos, além de se atualizarem constantemente sobre o comportamento de compra dos consumidores e saberem muito bem como e quando agir.
Os desafios das fraudes no e-commerce
Para garantir uma experiência de compra segura e evitar dores de cabeça, é fundamental que os lojistas adotem práticas eficazes de segurança digital que sejam amplamente capazes de proteger as compras online e minimizar os riscos de fraude.
Um dos principais exemplos de recursos que podem ajudar a controlar esse problema é o orquestrador de pagamento, por atuar como uma camada intermediária entre plataforma de e-commerce e as instituições financeiras, operadoras de cartão e sistemas de pagamento, garantindo que todo o processo seja seguro e regular ao prevenir o lojista de pagamentos negados. O recurso também garante que o dono de uma loja virtual tenha o controle total das estratégias de segurança por meio de soluções antifraude e alertas de chargeback, garantindo o aumento das taxas de conversão e a redução de riscos durante as transações.
Como a tecnologia pode ajudar na prevenção
A implementação de ferramentas de automação e machine learning também contribui para que o lojista se atualize sobre os comportamentos fraudulentos recorrentes em seu negócio. Por meio do uso da inteligência artificial, é possível analisar essas irregularidades em movimentações financeiras anteriores, de forma a identificar suas características e impedir que elas aconteçam no futuro, sem oferecer riscos de trava para compras que são efetuadas de forma regular. Para transações de maior risco, cabe ao empreendedor considerar o uso da autenticação de dois fatores, especialmente em casos de mudanças de endereço ou grandes compras.
Por fim, cabe ressaltar que todos esses recursos servem para que os lojistas e seus times consigam solucionar essas questões com autonomia e praticidade. O atual panorama do e-commerce no Brasil e no mundo presume que a tecnologia possa trabalhar em sinergia com a inteligência humana no combate às fraudes e na pavimentação de uma estrada mais segura e confiável para as vendas online .
Comentários