Uma pesquisa sobre o panorama da experiência do consumidor revelou que os preços elevados do frete (65%) e os prazos longos de entrega (44%) estão entre os principais motivos que levam um visitante a desistir de comprar em uma loja online.
Como podemos observar, mais da metade dos consumidores não está disposta a pagar por um frete caro e, ao mesmo tempo, 44% dos entrevistados não querem esperar muito tempo para receber o pedido.
Ou seja, a conta não fecha. Afinal, fretes com preços mais baixos implicam em um tempo de espera maior. Por outro lado, envios expressos tendem a custar mais. Então, como atender esses dois perfis de consumidores? É isso que vamos te mostrar neste artigo. Vamos começar?!
Saiba o que o cliente quer na hora de pagar pelo frete – agilidade ou economia.
Como deixar o frete mais barato?
Se os consumidores estão insatisfeitos com o preço do frete, oferecer opções de envio mais econômicas pode ser eficaz para melhorar a satisfação da sua clientela e, consequentemente, aumentar as taxas de conversão do seu negócio.
Para facilitar, separamos algumas dicas práticas para baratear os envios:
- Fique de olho nas dimensões das embalagens, pois elas podem encarecer o frete, devido ao fator cubagem. O ideal é usar caixas de papelão do tamanho das mercadorias e priorizar materiais leves para preencher os espaços internos.
- Cadastre os produtos vendidos na sua loja virtual com o peso e as dimensões corretas. Afinal, quando essas informações são colocadas de maneira incorreta, tendem a alterar o valor final do envio.
- Evite as devoluções ao máximo. Mas como é inevitável que elas ocorram, tenha um serviço de logística reversa que ofereça fretes com valores mais competitivos.
- Estimule o cliente a comprar mais itens em cada pedido. Assim, você aumenta o ticket médio do seu e-commerce e acaba diluindo o custo da entrega entre os demais produtos que a pessoa comprar.
- Diminua o abandono de carrinhos. Se o frete caro faz a pessoa desistir da compra, ofereça benefícios extras como descontos progressivos na entrega.
Mostre para o cliente as vantagens da entrega expressa
Apesar de, em um primeiro momento, a entrega expressa ter um custo maior e acabar afastando os clientes, essa modalidade de envio pode ser usada para conquistar as pessoas que procuram agilidade na entrega dos produtos.
Geralmente, quando o consumidor precisa de um item com urgência, ele está disposto a pagar mais caro para receber o pedido mais rapidamente. Nesse sentido, é muito importante evidenciar as vantagens do frete expresso.
Uma tática que funciona superbem no e-commerce é utilizar gatilhos mentais de urgência para estimular a pessoa a tomar uma decisão mais rapidamente. Por exemplo: “Chegará amanhã por R$19,89″. Outra alternativa é criar filtros de busca específicos para que o visitante navegue apenas por produtos com envio expresso.
É importante deixar as informações sobre o preço e o prazo de entrega da entrega convencional e expressa bem claras na página do produto. Assim, a pessoa que está navegando no seu site consegue comparar as duas modalidades de frete e escolher a que atende melhor às suas necessidades, seja economia ou rapidez.
Como enviar encomendas com economia e agilidade?
Uma alternativa é utilizar as plataformas de intermediação logística. Com esse tipo de ferramenta, o lojista tem acesso a diferentes transportadoras e modalidades de frete (econômico e expresso). Outro benefício desse tipo de serviço é permitir a contratação de envios com valores mais competitivos, o que acaba gerando economia para quem vende e para quem compra.
Por fim, uma dica que ajuda bastante a encantar os clientes, agilizar as entregas e reduzir custos é otimizar a última milha do frete. Para isso, vale investir em soluções como same day delivery (entrega no mesmo dia), retirada em loja física e os smart lockers (armários inteligentes).
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