Conhecer o cliente é um dos pontos-chaves para qualquer início de um novo negócio. Até porque você precisa saber para quem você vai vender ou seu produto ou serviço.
Partindo desse princípio, com certeza foram horas e dias de estudo até conseguir identificar o seu cliente em potencial. Porém, já imaginou que com o passar dos anos o seu cliente pode mudar?
Sim, o seu cliente pode e vai mudar em algum momento. Com o passar dos anos, novas gerações vão surgindo. E, nascendo com eles, novos métodos de consumir conteúdo, produtos, novas preocupações e necessidades. Hoje, tudo isso acompanhado com muita tecnologia.
Se você ainda não ouviu falar sobre a geração Alpha, eu vou te contar sobre ela.
Conhecendo a Geração Alpha
Criada a partir de 2010 (na era da tecnologia), a geração Alpha é formada por crianças totalmente conectadas e expostas a centenas de estímulos. Ou seja, algo que há pouco tempo não existia com tanta frequência. Para se ter uma ideia da conectividade e tecnologia, essa geração nasceu e o iPhone já tinha 3 anos!
Estima-se que essa geração venha a ser fechada em 2025, quando essas pessoas completarem 15 anos. E após isso será formada uma nova geração!
Se você ainda fica chocado quando vê uma criança de menos de 5 anos desbloqueando telas de smartphones e tablets com facilidade, acostume-se com isso. Afinal, para eles é algo simples demais — eles nasceram no mundo digital.
Com a era da tecnologia cada vez mais em avanço e na palma da mão, essa geração tem a possibilidade e acessibilidade de saber, escolher e avaliar o que é bom ou não. Tudo isso acontece dentro da percepção deles com apenas um toque. Ou seja, em uma velocidade cada vez maior eles definem qual empresa “curtem” ou não.
Por que entender a geração Alpha?
Agora você deve estar se perguntando o porquê você deve saber de tudo isso.
Acima eu falei sobre a mudança do seu cliente. Essa faixa etária pode não ser o seu cliente hoje, mas ela interfere no processo decisório do seu cliente atual. E lembro que no futuro essa geração Alpha poderá ser cliente sua dependendo da sua estratégia a partir do momento atual.
Comparar preços, características, veracidade e qualidade das informações sobre um produto ou serviço pode ser feito em segundos e a qualquer momento do dia para a maioria dessa geração.
Além disso, influenciam com o seu conhecimento sobre tecnologia a decisão de seus amigos, familiares e conhecidos — o que pode interferir diretamente no seu negócio, seja pelo lado bom ou ruim.
A geração Alpha e a adaptabilidade do negócio
Agora vou falar sobre como essa geração pode interferir no rumo do seu negócio.
Se você trabalha com e-commerce ou mesmo uma loja física, precisa se atentar no que te diferencia hoje em relação ao seu concorrente. Atendimento, produto, estoque, marca, entrega e pós-venda. São todos pontos muito importantes, porém o principal a se refletir é adaptabilidade.
Sim, adaptabilidade. Basicamente significa o quão disposto e preparado você e a sua empresa estão para se adaptar ao formato de exposição e linguagem que a geração Alpha acessa e vai conhecer o seu negócio.
Eles já têm idade para consumir o seu produto? Esse ponto é importante para refletir sobre o seu negócio. Aliás, ajustar pontos, processos e procedimentos internos será importante para você se destacar diante de diversos concorrentes.
Gerações e seus aplicativos de preferência
É muito importante falar a língua do seu cliente e aparecer no dispositivo ou aplicativo que ele está acostumado a utilizar. Isso vale para aplicativos de redes sociais, de compras online… Portanto, estude o seu cliente e se possível se antecipe para sempre estar preparado.
Veja essa tabela abaixo sobre os interesses digitais de cada geração:
A geração Alpha é mais interessada em vídeos — neste caso, os aplicativos mais acessados são Netflix e YouTube. Portanto, reflita a possibilidade de criar vídeos do seu produto, empresa ou serviço. Apareça visualmente e esteja disposto a atender o seu futuro cliente.
Volto a afirmar que a Geração Alpha nasceu, de fato, em um mundo conectado e 100% digital. Além disso, vários aplicativos e canais digitais são criados para oferecer conteúdos exclusivamente para esse perfil.
Com todas essas informações, acredito que você entendeu a importância de conhecer o seu cliente atual, assim como qual será o perfil do seu futuro cliente. Muitas vezes ele já está impactando a tomada de decisão do seu cliente — e você precisa saber disso!