Você já entrou em alguma loja virtual que “deu match” com a sua personalidade e gostos? Se sim, provavelmente o seu perfil está alinhado com a buyer persona dessa marca.
E sabe o que é melhor? Qualquer pessoa que vende pela internet pode criar uma persona para e-commerce, atrair clientes ideais e vender mais. Acompanhe a leitura e veja como!
Buyer persona: o que é e importância para o e-commerce
De maneira bem resumida, a buyer persona corresponde a uma representação de quem seria seu consumidor ideal.
Por outro lado, as personas permitem extrair o máximo de detalhes sobre as pessoas que compram no seu e-commerce e entender suas necessidades, interesses, dores etc. Com essas informações, você consegue:
Comunicar de forma assertiva e criar ofertas de valor direcionadas
Para comunicar de maneira assertiva, você precisa conhecer os desafios e as necessidades da sua clientela em cada etapa da jornada de compra. Dessa forma, é possível segmentar as campanhas de marketing e vendas, criando ofertas de valor direcionadas para cada momento específico.
Por exemplo, em vez de rodar um anúncio oferecendo frete grátis para todas as pessoas, você pode anunciar ofertas diferentes de acordo com os interesses de cada comprador. Inclusive, ao ter uma persona bem estruturada você é capaz de traçar estratégias de SEO e inbound mais eficientes, visando melhorar a satisfação e fidelização.
Além disso, a buyer persona é uma excelente aliada para estreitar os laços entre empresa e consumidor, pois permite personalizar e humanizar a comunicação entre as partes.
Se destacar da concorrência
O processo de criação da persona requer um trabalho de pesquisa, coleta de dados e análise. A proposta é aplicar questionários para consumidores reais para descobrir suas motivações, comportamentos de compra, desafios e muito mais. Depois de coletar as respostas, é necessário compilar o que é relevante e, por fim, descrever a persona.
Logo, ao criar a buyer persona do seu e-commerce, você terá acesso a informações relevantes para se posicionar à frente da concorrência.
Vamos supor que uma persona enxergou o prazo de entrega como um diferencial positivo do seu negócio. Mas o valor dos envios e a falta de um sistema de rastreio de encomendas são vistos como objeções.
Nesse caso, você pode integrar seu e-commerce com gateways de frete. Assim, é possível resolver duas dores de uma vez, já que algumas dessas ferramentas oferecem preços mais competitivos e oferecem solução de rastreio.
Alguns gateways ainda contam com diversos serviços adicionais, como pontos de coleta de encomendas, o que tem um impacto muito positivo na satisfação dos clientes.
Mas você só será capaz de fazer essas mudanças, e se posicionar à frente da concorrência, depois de conhecer sua persona.
Vender mais
Quando você alinha as estratégias de vendas e marketing da sua loja com a buyer persona, a taxa de conversão tende a ser maior. Afinal, ao invés de se basear em achismos, você vai se guiar por informações reais. Isso tem um impacto direto no seu negócio, desde a prospecção do cliente ideal até o pós-venda.
A seguir, veja algumas modificações que você consegue fazer, levando em consideração as informações da sua buyer persona, e que podem contribuir para o aumento das vendas: