O ERP é uma ferramenta poderosa para a gestão da empresa. Traz inúmeros benefícios, sendo os principais economia, segurança da informação, otimização de processos, redução de custos e flexibilidade. Mas você sabia que um sistema ERP pode ser ainda melhor com inteligência artificial?
Segundo os especialistas da área tecnológica Marta Roberta Pinheiro Garcia Teles, Mário Henrique de Souza Pardo e Wladimir D’Andrade, a IA é a principal tendência para 2022, juntamente com o metaverso e o blockchain. E a criação desze software com a tecnologia também terá destaque.
Embora o uso de inteligência artificial ainda seja novidade dentro de um ERP para e-commerce e um ERP para loja física, o fato é que a IA vai provocar verdadeiras mudanças e moldar o futuro desses sistemas.
A IA vai provocar verdadeiras mudanças e moldar o futuro dos ERPs.
Como a inteligência artificial vai moldar o futuro dos ERPs?
A ideia de inserir inteligência artificial ao ERP é produzir insights ricos para simplificar a tomada de decisão. Dispositivos que possuem IA são capazes de aprender rápido e desempenhar atividades iguais ou até melhores do que os seres humanos. Isso diminui a incidência de falhas e otimiza processos.
Pense que um sistema ERP orientado por inteligência artificial é, portanto, um software capaz de pensar sozinho e que não requer trabalho humano. Já possui em sua configuração skills para desenvolver as próprias habilidades e resolver até os problemas mais complexos.
Antes da inteligência artificial, os ERPs já eram considerados ferramentas poderosas para gestão por conseguir integrar departamentos, pessoas e informações em um mesmo espaço. Mas, agora, com a chance de inserir algoritmos inteligentes, o desempenho dessa ferramenta pode se tornar ainda melhor.
O potencial da inteligência artificial com sistemas ERP
O conceito de um sistema de ERP com inteligência artificial ainda é novo. Mas já é possível ver todo o potencial do uso das tecnologias de IA aliadas aos sistemas de gestão. Veja alguns exemplos de soluções para gestão de tarefas que estão usando a inteligência artificial a seu favor.
O Runrun.it, por exemplo, é um app com IA voltado para organizar o fluxo de trabalho da empresa. Foi desenvolvido por três empreendedores brasileiros e funciona igual à metodologia do kanban, operando com quadros digitais para indicar e acompanhar o andamento de processos.
O Dataminr é outro exemplo de app com IA, mas que, diferentemente do Runrun, busca analisar o banco de dados, detectar eventos e riscos em tempo real e pesquisar tendências que ajudam na geração de insights. Foi fundado em 2009 pelos graduados da Universidade de Yale, Ted Bailey, Sam Hendel e Jeff Kinsey, em Nova York, Estados Unidos (EUA).
O Sundown, por outro lado, é um aplicativo orientado por inteligência artificial que visa a automatizar tarefas repetitivas na comunicação com os clientes. É capaz de responder a perguntas frequentes de e-mails, sms, mídias sociais ou chats.
Assim sendo, além de ajudar na geração de insights, os ERPs com inteligência artificial têm potencial para otimizar praticamente toda a rotina de operações de uma loja de varejo físico e digital.
Planejamento de compras, controle de almoxarifado, emissão de notas fiscais, seleção de fornecedores, inclusive relacionamento com o cliente. Tudo pode ser aprimorado com um sistema orientado por IA.
Como funciona a IA no ERP?
Quando falamos em inteligência artificial, as pessoas tendem a ficar confusas sobre o seu funcionamento. Afinal, trata-se de uma tecnologia nova e pouco conhecida no mercado do varejo. Entretanto, a performance da IA em um sistema ERP é bastante simples.
Para que um ERP seja orientado por inteligência artificial, a loja do varejo precisa apenas inserir algoritmos inteligentes dentro da ferramenta. Depois que são integrados, os algoritmos se adaptam facilmente ao software e imediatamente já começam a aprimorar os módulos existentes.
Em um ERP para e-commerce, por exemplo, a inteligência artificial pode melhorar ainda mais processos logísticos de armazenagem e distribuição. Não só isso, mas também otimizar o atendimento ao cliente bem como reduzir a incidência de retrabalhos e acelerar processos.
Ou seja, a função da IA é aprimorar o uso do sistema de gestão, tornando a solução mais rápida e inteligente.
Como a inteligência artificial pode transformar os sistemas de gestão?
Agora que você já sabe como funciona um sistema ERP orientado por inteligência artificial, veja como a tecnologia pode transformar os softwares de gestão, principalmente um ERP para lojas virtuais.
Atendimento ao cliente
Como a loja física atendia o cliente até alguns anos atrás? Geralmente, os estabelecimentos dependiam de ligações telefônicas, correspondências ou mensagens de texto para manter contato.
Entretanto, hoje as coisas não funcionam mais dessa forma. O cliente está na Onternet praticamente o tempo todo, e agora tanto as lojas físicas como virtuais têm a opção de recorrer às redes sociais, aplicativos e até chatbots para fazer o atendimento.
Chatbots são robôs com inteligência artificial que conseguem imitar o comportamento humano durante uma conversação. Respondem a uma série de perguntas e, com base nessas respostas, passam a esclarecer dúvidas e analisar o comportamento do comprador.
Existem ERPs com IA que já integram diferentes canais de atendimento e que permitem o uso de assistentes virtuais inteligentes. Possibilitam, assim, que a loja física ou virtual monitore diferentes plataformas e preste um atendimento automatizado ao público.
Vendas e marketing
A grande vantagem da inteligência artificial no ERP é que a loja consegue usar as informações salvas na base de dados para aprender sobre tendências de mercado e comportamentos do consumidor.
Digamos que o sistema ERP possui inteligência artificial e que dentro da ferramenta é possível acompanhar todas as vendas realizadas no mês. O software, então, vai analisar esses dados e verificar o período em que as vendas aconteceram, qual o perfil de cliente que fechou negócio, entre outras informações. Tudo de forma automática.
Com base nesses dados, a loja virtual ou física pode prever tendências e direcionar as estratégias de marketing para atender um determinado público e, não só isso, elaborar ações para entregar uma melhor experiência de compra.
Como a IA ajuda a melhorar o sistema ERP?
E como essa tecnologia contribui na prática para melhorar um software ERP? Confira abaixo sete pontos de melhoria.
#1 Análise avançada
Análise baseada em segmentação, dados geográficos, preferências de compras, enfim. A inteligência artificial pode ajudar a melhorar o sistema ERP, entregando informações mais avançadas e completas sobre os clientes. Análise sobre vendas, lucros, pedidos pendentes, cancelamentos e reservas também podem ajudar na gestão das mercadorias e planejamento de compras.
#2 Gerenciamento de armazém
A inteligência artificial também pode melhorar o software ERP quanto ao controle de estoque. Isso porque a loja virtual ou física pode usar a solução para imprimir relatórios completos de compras por segmento, demanda, perfil de cliente, entre outros.
#3 Previsão
Já pensou em conseguir prever tendências e preparar o estoque antecipadamente para atender à demanda? Então, com um ERP orientado por inteligência artificial, tanto loja física quanto virtual e até mesmo uma operação em marketplace conseguem analisar históricos sobre vendas passadas, e descobrir quais foram os produtos preferidos do cliente e as épocas do ano com mais procura.
#4 Gestão financeira
A inteligência artificial no ERP também garante mais assertividade na gestão financeira. Isso porque o algoritmo da IA tem capacidade para analisar todos os registros das finanças, automatizar o gerenciamento de custos, detectar fraudes e até simplificar lançamentos.
#5 Integração de setores
Outra forma de a IA ajudar a melhorar o ERP está relacionada à integração de setores. Com inteligência artificial, é possível tornar as operações envolvendo dois ou mais departamentos praticamente instantâneas. Por exemplo, se a área de estoque recebe “x” de mercadorias e registra o número no sistema, o setor de compras automaticamente tem acesso à informação.
#6 Atendimento ao cliente
Acima, falamos sobre como um chatbot pode otimizar o atendimento, mas esse não é o único jeito de a IA melhorar o serviço prestado ao cliente. Se a empresa utilizar um ERP com inteligência artificial, consegue otimizar processos de entrega, devolução e recebimentos de pedidos, o que ajuda a tornar a experiência muito mais satisfatória.
#7 Automação de vendas
Quanto tempo a sua loja virtual ou física leva para montar uma estratégia de venda com base no comportamento do cliente? Se o processo é manual, isso pode levar dias ou até mesmo semanas. Mas, com o apoio da inteligência artificial, todo esse processo pode ocorrer em segundos.
Imagine que, com um ERP orientado por IA, você pode acessar informações sobre os clientes de forma imediata. Isso agiliza a análise, a elaboração de estratégias e, consequentemente, as vendas.
Por que, afinal, implementar um sistema orientado por inteligência artificial?
Estamos vivendo uma era onde praticamente tudo pode ser comprado por um computador, tablet ou smartphone. Eletrodomésticos, artigos de vestuário, produtos alimentícios, peças de decoração, móveis, eletrônicos, automóveis, casas e apartamentos, enfim. O consumidor não precisa mais se dirigir até uma loja física para fazer negócio.
Mas o método de compra e o comportamento do consumidor não foram os únicos que passaram por uma série de transformações nos últimos anos. A possibilidade de fazer negócios online tem despertado o desejo de mais pessoas empreenderem na Internet, e isso está aumentando (e muito) a competitividade.
Muitos podem pensar que implementar um sistema ERP orientado por inteligência artificial só é útil para otimizar os processos internos da loja. De certa forma, as pessoas não estão erradas.
Entretanto, não podemos deixar de mencionar que, ao potencializar as funcionalidades do ERP, automatizando operações, a empresa consegue garantir mais tempo e inteligência para gerenciar todo o seu negócio. Além disso, tomar decisões mais rápido e direcionar melhor os recursos.
E se consegue mais tempo para fazer tudo isso, qual você acha que será o resultado?
Pois bem, a empresa passa a se destacar cada vez mais e entregar um diferencial altamente competitivo. Além disso, com a IA, o negócio fica mais inteligente, garantindo um crescimento constante e programado.
Claro que só entregar processos ágeis, tomar decisões inteligentes e sobressair à concorrência não são as únicas razões para uma loja física ou virtual implementar um ERP orientado por IA.
As empresas precisam manter os seus negócios atualizados a fim de conseguir acompanhar o mercado que não para de sofrer mudanças. Do contrário, é só questão de tempo para se tornarem ultrapassadas.
Certamente, um sistema ERP orientado por inteligência artificial é importante para a loja física ou virtual potencializar todas as funcionalidades do software de gestão. Mas, mais que isso, para tornar a empresa uma marca referência no mercado do varejo. Veremos ainda como essa tecnologia vai realmente impactar as operações do varejo omnichannel.
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