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Inteligência de marketing - o que é e como isso impacta as vendas do seu e-commerce?

Por: Vinícius Correa

Fundador e CEO da Mailbiz, é especialista em e-commerce e retenção de clientes. Auxilia lojas virtuais a ampliarem o nível de fidelização e as vendas através de e-mail marketing.

O mundo está cada vez mais digital. Uma empresa que não está presente no ambiente online terá mais dificuldades em se manter no mercado atual. E uma das formas de estar nesse ambiente, e ter crescimento, é utilizar a inteligência de marketing para captar e, principalmente, manter clientes que são de alguma forma “vantajosos” para o seu negócio.

A análise de dados é feita a partir de números de vendas, informações de clientes, métricas de redes sociais e e-mail marketing, entre outros dados. Com essas informações, as empresas conseguem compreender o ambiente onde estão inseridas e identificam oportunidades de crescimento.

Dúvidas como onde a empresa deve aplicar mais recursos ou quais os padrões de compra do cliente são respondidas com base nos dados coletados.

Conheça seu público

Conhecer seu público é fundamental para tomadas de decisões. Mais do que suprir uma necessidade, você precisa estar conectado “sentimentalmente”.

Um consumidor que gasta mais e de forma mais frequente, vale mais para o seu negócio do que alguém que compra apenas produtos de baixo custo esporadicamente. Não significa que essas pessoas não tenham valor. A questão aqui é focar naquilo que mais te entrega resultados.

Mais do que conquistar novos clientes é preciso fidelizar aqueles que já existem e estão presentes no seu negócio.

Coleta de dados

Uma ferramenta útil para coletar esses dados é o Google Analytics. Com ele, é possível analisar tráfego de e-mail marketing ou saber quais produtos são mais vendidos, por exemplo.

Todavia, mais do que coletar dados, é preciso saber o que fazer com eles.

Por proporcionar mais clareza, as empresas que são orientadas por dados conseguem incentivar uma mentalidade voltada para as análises e abordar os problemas de forma mais objetiva. Não só isso, têm 23 vezes mais chances de adquirir clientes, seis vezes mais chances de reter esses consumidores e 19 vezes mais chances de serem lucrativas.

Conhecer o comportamento do cliente e também do concorrente o ajudará a entender como o mercado está funcionando, e assim tomar as melhores decisões que vão ajudar no aumento de vendas e na fidelização de consumidores que trazem retorno para seu negócio.

Foco no comportamento do consumidor

Monitorar as vendas de produtos apenas dentro do site não é suficiente para entender o cenário geral que impacta o comportamento do consumidor. É importante perceber o contexto mais amplo do mercado, com foco na identificação de alterações de comportamentos em massa, que podem afetar o seu negócio.

Ficar de olho no que acontece nas mídias sociais e nos portais de notícias é uma estratégia indispensável para entender comportamentos emergentes. Assim, será possível pensar na comunicação e nas ofertas de forma a atender às expectativas dos consumidores em relação à marca.

Para se ter uma ideia, só em 2020, foram gerados 40 trilhões de gigabytes de dados no mundo. Por isso, em primeiro lugar, é importante começar a entender do que trata a cultura data driven: é, basicamente, tomar ações importantes para o negócio orientadas por dados, evitando tomar decisões com base em achismos e, assim, ser mais preciso nas estratégias para alcançar a meta de resultados do negócio.

Por que mudar sua atuação no e-commerce?

Afinal, por que você deveria mudar a maneira como você atua no seu e-commerce? O principal motivo está no fato de que os negócios que utilizam dados nas suas análises, e ações têm uma vantagem sobre a concorrência. Isso porque as tomadas de decisões importantes são orientadas por informações, não com base em achismos.

Com isso, o e-commerce baseado em dados apresenta vantagens significativas em relação aos negócios que não têm suas estratégias baseadas nesse conceito. São vantagens como confiança de colaboradores e clientes, tendências do nicho de mercado, relevância e personalização e otimização e eficácia das suas ações.

Até o próximo artigo!