As perspectivas de venda do comércio eletrônico para o Dia dos Pais estão bastante otimistas. Mesmo com a reabertura gradual das lojas físicas em todo o país, as projeções indicam que a data ainda vai ser de destaque para o e-commerce. Pesquisa do Instituto Behup aponta que o interesse na sazonalidade cresceu, com 61% das pessoas afirmando que pretendem fazer algum tipo de celebração para a ocasião em 2021. No ano passado, eram 52%.
Quando o assunto são presentes no Dia dos Pais, moda/acessórios e eletrônicos/informática, somam 43% no volume de buscas durante o período. Entre as possibilidades de compra, as lojas online que vendem diversas marcas destacam-se com um crescimento de 8,3%. Outro ponto é o aumento de plataformas de delivery como canal de compra, com alta de 9,6%. As redes sociais também fazem parte desse processo, com um incremento de 11% em comparação ao ano passado.
Apesar dos números promissores, um levantamento feito pelo Google atestou que somente 35% dos respondentes se identificam com a imagem projetada pela publicidade na data. Por conta disso, o desafio está em migrar do velho provedor que ocupa um papel de coadjuvante na criação de seus filhos para o pai protagonista, cuidador e presente.
A compra de presentes online tem se tornado cada vez mais comum, movimentação que acabou sendo potencializada pela pandemia. A migração para o ambiente virtual representa uma nova possibilidade de criar pontos de contato e identificação entre marca e clientes.
Insights de 2020
O Dia dos Pais de 2020, que já aconteceu em meio a pandemia, indica o que podemos esperar para 2021. De acordo com levantamento da Ebit/Nielsen, no ano passado, a data movimentou R$ 3,5 bi em vendas online, o que representa um crescimento de 37% no volume de pedidos em comparação com 2019. O estudo também revelou que pessoas entre 26 e 50 anos predominaram, podendo ser um público em potencial para as marcas direcionarem seus esforços.
Independente do tamanho da companhia, é preciso olhar com cuidado para as vendas online. As marcas precisam traçar planejamentos estratégicos considerando o comportamento do público-alvo e buscando formas de se conectar com ele durante toda a jornada de compra. Para aquelas organizações que ainda não entenderam esse mercado ou não apostaram nele, essa é a hora.
Para auxiliar as empresas que desejam ter um bom desempenho de vendas no Dia dos Pais, ficam algumas dicas:
- Ofereça produtos com base no perfil do presenteado, pois demonstra cuidado e atenção aos detalhes. Também é interessante oferecer possibilidades de customização;
- A oferta de comodidades que incentivam o retorno do usuário é uma boa maneira de garantir recorrência. Dê frete grátis, descontos ou brindes na próxima compra e até cashback na primeira;
- Promoções exclusivas para compras direto no aplicativo irão fazer com o que o número de downloads aumente, além de oferecer uma boa experiência customizada ao usuário com excelente usabilidade no mobile;
00 - Uma boa logística é essencial para garantir a entrega do presente sem frustrações. Tenha cuidado em relação ao prazo de entrega e preço do frete. Mantenha todas as informações atualizadas e tente otimizar ao máximo o tempo de produção e envio.