O modelo de e-commerce livestream é um negócio no qual lojistas, influenciadores ou celebridades vendem produtos via live onde o produto pode ser o destaque ou não. O streaming pode fazer ser feito no próprio site da loja, redes sociais ou ainda pelos meios de comunicação do influenciador em questão.
Esse modelo de negócio vem ganhando força na China e, de acordo com a Forbes, estimam-se ganhos de US$ 60 bilhões anualmente. Em 2019, aproximadamente 37% dos compradores online na China fizeram compras em live commerce.
E essa tendência está se expandindo para além da Asia, alcançando os Estados Unidos e eventualmente o Brasil.
O próprio Facebook está começando a explorar essa nova função com as sacolinhas no Instagram, e provavelmente não falta muito para vermos links e informações de produtos nas lives de lojas e influenciadores.
Características que fazem do live commerce uma tendência
O live commerce possui algumas características que o tornam único:
Integrado com várias plataformas
As lives não precisam de novas plataformas, mas são integradas nas já existentes, aproveitando-se da popularidade delas.
Imitam experiências nas lojas físicas
Os consumidores podem observar o apresentador mostrando os produtos, olhar por diferentes ângulos e ainda pedir por diferentes modelos com aquela vestimenta/produto, imitando experiências das lojas físicas.
Altamente interativo, social e divertido
Os consumidores conseguem interagir com o apresentador e demais consumidores presentes na live, tendo dúvidas respondidas. Incentivos como cupons e sorteios aumentam o engajamento, e o apresentador fala a língua do seu público, melhorando a atenção e tendo aquilo não apenas como uma compra, mas também um entretenimento.
Baseia-se em urgência
Internautas sentem que podem perder o negócio se não comprarem durante a live, pois ela oferece bons descontos em estoque limitado.
Diferença do live commerce para televendas
Quem vê de fora pode pensar que o live commerce e as televendas dos programadas da televisão são a mesma modalidade.
Quem nunca assistiu o canal da Polishop na TV? Eram produtos que nos eram mostrados ao vivo, ou não, testados e em diversos ângulos.
Porém, cuidado que não são a mesma modalidade. O live commerce destaca-se pelas sua grande interatividade com os internautas.
Diferentemente da televisão, quem assiste pode fazer perguntas, interagir com outros usuários e ainda participar de sorteios e ganhar cupons em tempo real.
Uma grande tendência do e-commerce para os próximos anos é a personalização, e a interatividade, que as lojas podem oferecer. E ter a dúvida respondida em tempo real aumenta as chances de o consumidor levar o produto.
As livestreams são autênticas e parecem ser mais improvisadas do que as de televisão, altamente roteirizadas. São métodos de venda mais íntimos e pessoais, especialmente vindo de celebridades e pessoas famosas.
Reviews x live commerce
Outro modelo que se popularizou nas redes, especialmente com o boom do YouTube, foram os reviews.
São modelos mais longos e análises de produto com maior detalhamento e se realmente valem o investimento ou não. Podem ser patrocinados ou feitos puramente pela informação.
Já os live commerces são ao vivo e com o objetivo da venda. Os reviews são ótimos para os consumidores mais cuidadosos ou ainda para produtos mais caros, como aparatos tecnológicos. Já o live commerce apela pela praticidade e pela necessidade, podendo ser usado inclusive em livestreams de conteúdos diferentes.
O que podemos aprender com o live commerce chines?
Com a personalização e o poder de influência das personalidades da internet cada vez maior, o live commerce veio como uma tendência para este lado do mundo, que pode se aproveitar desse novo modelo para tornar a experiência personalizada e muito mais pessoal.
A aposta em conteúdo interativo e especialmente com conteúdo real mostra-se popular para as vendas no futuro e, por isso, torna-se cada vez mais importante os feedbacks de consumidores, e além de oferecer uma experiência de compra única e moderna.
Leia também: Como saber se a sua marca está pronta para o live commerce?