Todo esse potencial seria inútil se não fosse utilizado, não é verdade? E por lá, os chineses encontraram novas formas de vender seus produtos. A pandemia — que modificou todos os hábitos de convivência social — foi o empurrão que faltava, antecipando tendências que levariam anos para acontecer.
A live commerce na China aproveitou a internet para suprir a ausência das vendas presenciais. Com tecnologia, entretenimento, mídias sociais e e-commerce, a receita para esse sucesso foi criada.
Live commerce: os exemplos que vêm da China
A partir do momento em que o entretenimento se reuniu com a arte de vender, tudo isso ao vivo e pela internet, surgiu o conceito de live commerce (livestreaming e-commerce ou shopstreaming), que tem sido experimentado com enorme êxito nos países asiáticos. Neste texto, pretendo contar um pouco sobre os exemplos que vêm da China e que servem de referência para o e-commerce brasileiro.
O contexto chinês é diferente do vivenciado pelo resto do mundo. Afinal, além da potência econômica que a China se tornou, cujo e-commerce ultrapassou US$ 1 trilhão em 2020, a população do país é composta por mais de 1 bilhão e 400 milhões de pessoas em seu território. É um terreno fértil para o comércio, especialmente o eletrônico.
Todo esse potencial seria inútil se não fosse utilizado, não é verdade? E por lá, os chineses encontraram novas formas de vender seus produtos. A pandemia — que modificou todos os hábitos de convivência social — foi o empurrão que faltava, antecipando tendências que levariam anos para acontecer.
A live commerce na China aproveitou a internet para suprir a ausência das vendas presenciais. Com tecnologia, entretenimento, mídias sociais e e-commerce, a receita para esse sucesso foi criada.
Todo esse potencial seria inútil se não fosse utilizado, não é verdade? E por lá, os chineses encontraram novas formas de vender seus produtos. A pandemia — que modificou todos os hábitos de convivência social — foi o empurrão que faltava, antecipando tendências que levariam anos para acontecer.
A live commerce na China aproveitou a internet para suprir a ausência das vendas presenciais. Com tecnologia, entretenimento, mídias sociais e e-commerce, a receita para esse sucesso foi criada.